Procissão afronta o Papa e desvia rota para homenagear mafioso

fazen / Flickr

-

O bispo de uma pequena diocese no sul da Itália suspendeu por tempo indeterminado todas as procissões religiosas locais, depois de uma delas ter sido “desviada” para prestar homenagem a um líder mafioso que cumpre prisão perpétua domiciliar.

Numa procissão pela cidade de Oppido Mamertina, a 2 de julho, um grupo de fieis, que incluía o presidente da câmara local, padres e polícias, seguia a estátua da Virgem Maria.

Mas a procissão popular desviou-se do seu percurso previsto, para passar pela casa de Giuseppe Mazzagatti, de 82 anos, condenado por vários assassinatos e pela sua associação à Máfia.

Pelo menos dois dos polícias presentes abandonaram a procissão e fizeram uma queixa oficial, e o Ministério do Interior descreveu o episódio como “deplorável“.

Procissões religiosas são comuns em pequenas cidades italianas durante o verão – às vezes com apoio financeiro de mafiosos. As homenagens a esses líderes também são comuns, algo que frequentemente é criticado pelas autoridades católicas.

Oppido Mamertina é um bastião da máfia calabresa, a ‘Ndrangheta, uma das organizações criminosas mais poderosas da Itália, a par da Cosa Nostra e da Camorra.

A polícia afirmou que está a investigar um possível conluio entre os líderes da procissão e Mazzagatti, a partir de imagens da procissão.

A posição do Papa

A máfia historicamente beneficiou de laços com a Igreja Católica, e os padres faziam vista grossa aos seus crimes.

Mas o caso em Oppido Mamertina ocorre apenas duas semanas depois de o papa Francisco ter feito críticas públicas à máfia ‘Ndrangheta, excomungando-a e chamando-a de “adoradora do mal“, numa missa o mês passado.

O episódio é visto, por isso, como um acto de afronta ao papa.

O bispo local, Francesco Milito, lamentou o facto de os padres presentes não terem tido a coragem de abandonar a procissão em questão, como fizeram os policias, quando ficou claro que se dirigiria à casa de Mazzagatti.

Quanto à suspensão das procissões, Milito afirmou tratar-se de “um gesto de cautela, um convite à reflexão e ao silêncio de que precisamos agora”.

“É um acto de amor à nossa igreja”, acrescentou o bispo.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …

Cientistas encontram 300 vírus "enormes" com habilidades estranhas

Uma equipa de investigadores identificou 300 novos vírus "enormes" com habilidades estranhas encontrados em vários ambientes. Estes podem causar doenças nos seres humanos. Os vírus têm sido um tema habitual ultimamente, abrindo jornais e deixando a …

Seguro de saúde específico para britânicos visa "mitigar" consequências do Brexit

Com o objetivo de minimizar o impacto do 'Brexit' no turismo, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, informou que estão em curso estratégias para "mitigar as consequências" e encorajar os "turistas a continuar a …

Já foram identificados alguns dos adeptos que insultaram Marega. Arriscam prisão até 5 anos

A Polícia de Segurança Pública (PSP) já identificou alguns dos adeptos que estiveram envolvidos nos insultos racistas ao jogador Moussa Marega, do FC Porto, durante o jogo no Estádio do Vitória de Guimarães. Arriscam penas …