Procissão afronta o Papa e desvia rota para homenagear mafioso

fazen / Flickr

-

O bispo de uma pequena diocese no sul da Itália suspendeu por tempo indeterminado todas as procissões religiosas locais, depois de uma delas ter sido “desviada” para prestar homenagem a um líder mafioso que cumpre prisão perpétua domiciliar.

Numa procissão pela cidade de Oppido Mamertina, a 2 de julho, um grupo de fieis, que incluía o presidente da câmara local, padres e polícias, seguia a estátua da Virgem Maria.

Mas a procissão popular desviou-se do seu percurso previsto, para passar pela casa de Giuseppe Mazzagatti, de 82 anos, condenado por vários assassinatos e pela sua associação à Máfia.

Pelo menos dois dos polícias presentes abandonaram a procissão e fizeram uma queixa oficial, e o Ministério do Interior descreveu o episódio como “deplorável“.

Procissões religiosas são comuns em pequenas cidades italianas durante o verão – às vezes com apoio financeiro de mafiosos. As homenagens a esses líderes também são comuns, algo que frequentemente é criticado pelas autoridades católicas.

Oppido Mamertina é um bastião da máfia calabresa, a ‘Ndrangheta, uma das organizações criminosas mais poderosas da Itália, a par da Cosa Nostra e da Camorra.

A polícia afirmou que está a investigar um possível conluio entre os líderes da procissão e Mazzagatti, a partir de imagens da procissão.

A posição do Papa

A máfia historicamente beneficiou de laços com a Igreja Católica, e os padres faziam vista grossa aos seus crimes.

Mas o caso em Oppido Mamertina ocorre apenas duas semanas depois de o papa Francisco ter feito críticas públicas à máfia ‘Ndrangheta, excomungando-a e chamando-a de “adoradora do mal“, numa missa o mês passado.

O episódio é visto, por isso, como um acto de afronta ao papa.

O bispo local, Francesco Milito, lamentou o facto de os padres presentes não terem tido a coragem de abandonar a procissão em questão, como fizeram os policias, quando ficou claro que se dirigiria à casa de Mazzagatti.

Quanto à suspensão das procissões, Milito afirmou tratar-se de “um gesto de cautela, um convite à reflexão e ao silêncio de que precisamos agora”.

“É um acto de amor à nossa igreja”, acrescentou o bispo.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …