Procissão afronta o Papa e desvia rota para homenagear mafioso

fazen / Flickr

-

O bispo de uma pequena diocese no sul da Itália suspendeu por tempo indeterminado todas as procissões religiosas locais, depois de uma delas ter sido “desviada” para prestar homenagem a um líder mafioso que cumpre prisão perpétua domiciliar.

Numa procissão pela cidade de Oppido Mamertina, a 2 de julho, um grupo de fieis, que incluía o presidente da câmara local, padres e polícias, seguia a estátua da Virgem Maria.

Mas a procissão popular desviou-se do seu percurso previsto, para passar pela casa de Giuseppe Mazzagatti, de 82 anos, condenado por vários assassinatos e pela sua associação à Máfia.

Pelo menos dois dos polícias presentes abandonaram a procissão e fizeram uma queixa oficial, e o Ministério do Interior descreveu o episódio como “deplorável“.

Procissões religiosas são comuns em pequenas cidades italianas durante o verão – às vezes com apoio financeiro de mafiosos. As homenagens a esses líderes também são comuns, algo que frequentemente é criticado pelas autoridades católicas.

Oppido Mamertina é um bastião da máfia calabresa, a ‘Ndrangheta, uma das organizações criminosas mais poderosas da Itália, a par da Cosa Nostra e da Camorra.

A polícia afirmou que está a investigar um possível conluio entre os líderes da procissão e Mazzagatti, a partir de imagens da procissão.

A posição do Papa

A máfia historicamente beneficiou de laços com a Igreja Católica, e os padres faziam vista grossa aos seus crimes.

Mas o caso em Oppido Mamertina ocorre apenas duas semanas depois de o papa Francisco ter feito críticas públicas à máfia ‘Ndrangheta, excomungando-a e chamando-a de “adoradora do mal“, numa missa o mês passado.

O episódio é visto, por isso, como um acto de afronta ao papa.

O bispo local, Francesco Milito, lamentou o facto de os padres presentes não terem tido a coragem de abandonar a procissão em questão, como fizeram os policias, quando ficou claro que se dirigiria à casa de Mazzagatti.

Quanto à suspensão das procissões, Milito afirmou tratar-se de “um gesto de cautela, um convite à reflexão e ao silêncio de que precisamos agora”.

“É um acto de amor à nossa igreja”, acrescentou o bispo.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …