Processo de destituição do presidente das Filipinas foi rejeitado

Prachatai / Flickr

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

Legisladores filipinos rejeitaram, esta segunda-feira, o pedido de destituição do presidente Rodrigo Duterte na sequência de uma acusação de crimes contra a humanidade pela morte de milhares de pessoas durante as operações de luta contra estupefacientes.

A Comissão de Justiça, na Câmara dos Representantes, dominado por aliados políticos de Duterte, disseram que a queixa “era suficiente” quanto à forma mas carecia de “substância” para ser considerada.

A decisão da comissão sobre o processo de destituição de Duterte – que incluía acusações de assassínio e corrupção – já era esperada, já que dos 292 membros do parlamento, pelo menos 267 são considerados aliados de Duterte, e o Presidente continua a gozar de um amplo apoio popular entre os filipinos.

Mesmo assim, a oposição acredita que o processo contra o chefe de Estado das Filipinas pode vir a ser enviado para o Tribunal Penal Internacional por alegados crimes extrajudiciais cometidos nas Filipinas.

O processo de destituição teve início no passado mês de março. De acordo com grupos de direitos humanos, as medidas de combate às drogas implementadas por Duterte provocaram a morte a mais de nove mil pessoas, entre traficantes e consumidores.

O governo, no dia 2 de maio, anunciou que o número de mortos não ultrapassa os 4.600, sendo que as pessoas abatidas durante as operações policiais estão relacionadas com o tráfico de estupefacientes.

Após o anúncio da decisão, o debate na Câmara dos Representantes ficou marcado pelos protestos da oposição que criticaram a maioria que apoia Duterte por não ter permitido que Gary Alejano, se pronunciasse sobre o assunto.

Alejano, membro da Câmara de Representantes, diz ser conhecedor das alegações sobre os assassinatos, assim como dos fundos do Estado que foram desviados para contas bancárias ligadas ao chefe de Estado.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …