Inglesa processa escola que obriga o filho a usar colete “para professores saberem que é autista”

(dr) Joanne Logan

Carlie Logan com a mãe, Joanne

Uma mãe inglesa abriu um processo legal contra uma escola primária que obrigou o seu filho de sete anos a usar um colete amarelo fluorescente, “para os professores saberem que ele é autista”.

Joanne Logan é a mãe de Charlie, uma criança de sete anos que sofre de autismo, e que foi obrigada pela escola a usar um colete amarelo fluorescente para que se soubesse que era autista. Joanna leva agora a Escola Primária Cherry Lane para tribunal.

Segundo o Daily Mirror, apesar de não ser possível pedir uma indemnização neste caso, a britânica espera que o ajude outros pais a criarem filhos com necessidades especiais. “Eu só quero ter certeza de que nenhuma criança autista precisa de passar por aquilo que nós passamos”, disse ela.

A escola primária situada em Londres tem mais de 700 alunos e Charlie era um dos alunos do primeiro ano. Logan tem cinco filhos autistas, dois dos quais adultos. “Muitas pessoas disseram-me que tiveram situações semelhantes. O facto de perceber que é diferente, pode afetar uma criança à medida que ela cresce”.

A britânica defende que é necessário lutar por mudanças e que estes casos têm de ser desafiados. Logan descreve as ações da escola como “repugnantes” e “discriminantes“. Charlie contou à mãe, em fevereiro do ano passado, que a escola o obrigara a usar um colete fluorescente.

Isto não é justo, é uma enorme discriminação“. A mãe admite que o professor de Charlie talvez tenha referido o uso desse colete anteriormente, mas que na altura não pensou muito sobre o assunto.

https://www.facebook.com/jo.w.logan/videos/10218585054358118/

Apenas caiu na realidade quando o filho de sete anos lhe contou. “Os meus professores disseram que eu tenho de usar um colete para que eles saibam onde estou no intervalo”, disse a criança, citada pelo Daily Mail.

Apesar de admitir que Charlie já foi acusado de magoar as outras crianças durante o intervalo, Logan defende que esse problema tem de ser resolvido de outra forma, num trabalho conjunto entra a mãe e a escola.

Joanne Logan mostrou-se revoltada com o facto de não ter conhecimento que o filho usava um colete fluorescente. Por outro lado, a escola alega que a mãe tinha sido informada previamente em relação ao uso do colete.

Na altura, o professor Stephen Whitehouse disse à britânica que “o colete serve apenas para emergências médicas, para que as funcionárias da cantina possam rapidamente ver as crianças que precisam de cuidados especiais” — como é o caso de Charlie. “Isto não é algo habitual, é uma medida preventiva“, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Apagaram um continente". Ativista do Uganda foi eliminada de fotografia com Greta Thunberg

Vanessa Nakate, uma ativista do Uganda, posou com outras quatro ativistas pelo clima, incluindo a sueca Greta Thunberg, para uma fotografia em Davos, na Suíça. Porém, a agência de notícias Associated Press (AP) cortou Vanessa …

PSD assegura que sem contrapartidas proposta de redução do IVA da eletricidade "não será votada"

O deputado do PSD Duarte Pacheco assegurou hoje que a proposta do partido para reduzir o IVA da eletricidade para consumo doméstico "não será votada" se não lhe estiver associada qualquer contrapartida de compensação da …

Português nos EUA queixa-se de roubo de raspadinha de 4 milhões de dólares

Imigrante pensava que o bilhete só valia quatro mil euros e alega ter sido enganado por duas mulheres. Um português imigrante em New Bedford, Estados Unidos, queixa-se em tribunal de ser vítima de um "esquema de …

Diego Miranda é o primeiro português a atuar no palco principal do Tomorrowland

Diego Miranda vai ser o primeiro DJ português a atuar no palco principal do festival de música eletrónica Tomorrowland. Este será a quinta presença consecutiva do artista. O DJ e produtor Diego Miranda vai ser o …

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …

PSD pretende que os próximos serviços públicos sejam criados no interior do país

O PSD pretende que o Governo localize no interior todos os serviços públicos que venha a criar, segundo uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) entregue na segunda-feira na Assembleia da …

Ventura propõe que "Joacine seja devolvida ao seu país de origem"

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem". André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais …