Príncipe Harry diz que viver com a família real é “uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo”

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para os Estados Unidos.

Entrevistado por Dax Shepard, para o Armchair Expert, Harry foi convidado a falar do projeto produzido por Oprah que irá focar-se na saúde mental de alguns famosos, entre eles o próprio Harry.

Shepard não hesitou em perguntar-lhe como era viver a vida num “grupo tão reduzido de pessoas a ser observado pelo mundo inteiro”.

“É uma mistura entre o Truman Show e estar num zoológico”, descreveu, referindo-se ao filme de 1988, The Truman Show, protagonizado por Jim Carrey, que retrata a história de um homem que vive dentro de um programa de televisão sem saber e que, quando o descobre, luta contra todos para sair dele.

“O mais difícil para mim é que ao nascer assim, herdam-se os riscos e todos os elementos, sem capacidade de decisão”, referiu, voltando a pretir o que já tinha contado a Oprah.

Segundo o jornal espanhol El Pais, Shepard perguntou ao filho mais novo de Carlos se se sentia dentro de uma jaula. “É trabalho, certo? Sorri, espera. Aguenta ”, respondeu.

O príncipe Harry falou ainda sobre a forma como vivenciou a sua juventude no seio da família real. “Eu tinha vinte e poucos anos e pensava: não quero este trabalho, não quero estar aqui, não quero fazer isto. Olha o que eles fizeram com minha mãe, como vou estabelecer-me, ter uma mulher, uma família, quando eu sei que vai acontecer outra vez?”, revelou.

Na visão do príncipe, o pai, o príncipe Carlos, perpetuou ao longo do seu crescimento um “ciclo” de “sofrimento e dor hereditária”, algo que o próprio nunca quis para a sua vida.

“Ele tratou-me da maneira que foi tratado“, disse do duque de Sussex, de 36 anos. “É uma imensa dor hereditária e sofrimento que foram transmitidos invariavelmente. Enquanto pais deveríamos fazer o que pudéssemos para tentar e dizer, ‘sabes que mais? Isso aconteceu-me a mim e vou-me certificar que não vai acontecer contigo'”, refletiu.

Harry lembrou ainda que o próprio escrutínio e perseguição por parte dos meios de comunicação social faziam-no pensar ser propriedade “deles”. Nas suas palavras, tudo aquilo foi um projeto que só gera “dor” e não “soluções”. Todos estes sentimentos, afirmou, ganharam força quando a Meghan Markle “entrou” na sua vida e o ajudou a libertar-se dessa “bolha”.

Ao mesmo tempo, revelou, a “terapia psicológica” fê-lo olhar para a vida que tinha de forma diferente. Para essa nova forma de estar também contribuiu a mãe Diana, que ele queria “deixar orgulhosa”.

Madame Tussauds retira estátuas de Harry e Meghan da ala da realeza

Um ano depois de o príncipe Harry e Meghan Markle abdicarem dos seus compromissos reais e se mudarem para Los Angeles, o museu Madame Tussauds decidiu que os modelos de cera do casal deveriam passar a pertencer à ala de atrações de Hollywood, e não estar ao lado de outros membros da realeza britânica.

O duque e a duquesa de Sussex optaram por procurar carreiras independentes do outro lado do Oceano, e desde então assinaram contratos para fornecer e produzir conteúdos para a Netflix, Spotify e Apple.

Agora, as estátuas foram retiradas do seu local na secção real do Madame Tussauds de Londres para fazer companhia a outras celebridades, informou a instituição à CNN.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não está alienado! é um homem do século 21, estar alienado no século 21 é, viver a custa dos outros e julgar que são deus.

  2. Se o avô fosse vivo ainda era capaz de lhe dizer “porque no te callas” ou em inglês coloquial “shut the fuck up”

RESPONDER

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Polónia | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …