Príncipe Harry diz que viver com a família real é “uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo”

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para os Estados Unidos.

Entrevistado por Dax Shepard, para o Armchair Expert, Harry foi convidado a falar do projeto produzido por Oprah que irá focar-se na saúde mental de alguns famosos, entre eles o próprio Harry.

Shepard não hesitou em perguntar-lhe como era viver a vida num “grupo tão reduzido de pessoas a ser observado pelo mundo inteiro”.

“É uma mistura entre o Truman Show e estar num zoológico”, descreveu, referindo-se ao filme de 1988, The Truman Show, protagonizado por Jim Carrey, que retrata a história de um homem que vive dentro de um programa de televisão sem saber e que, quando o descobre, luta contra todos para sair dele.

“O mais difícil para mim é que ao nascer assim, herdam-se os riscos e todos os elementos, sem capacidade de decisão”, referiu, voltando a pretir o que já tinha contado a Oprah.

Segundo o jornal espanhol El Pais, Shepard perguntou ao filho mais novo de Carlos se se sentia dentro de uma jaula. “É trabalho, certo? Sorri, espera. Aguenta ”, respondeu.

O príncipe Harry falou ainda sobre a forma como vivenciou a sua juventude no seio da família real. “Eu tinha vinte e poucos anos e pensava: não quero este trabalho, não quero estar aqui, não quero fazer isto. Olha o que eles fizeram com minha mãe, como vou estabelecer-me, ter uma mulher, uma família, quando eu sei que vai acontecer outra vez?”, revelou.

Na visão do príncipe, o pai, o príncipe Carlos, perpetuou ao longo do seu crescimento um “ciclo” de “sofrimento e dor hereditária”, algo que o próprio nunca quis para a sua vida.

“Ele tratou-me da maneira que foi tratado“, disse do duque de Sussex, de 36 anos. “É uma imensa dor hereditária e sofrimento que foram transmitidos invariavelmente. Enquanto pais deveríamos fazer o que pudéssemos para tentar e dizer, ‘sabes que mais? Isso aconteceu-me a mim e vou-me certificar que não vai acontecer contigo'”, refletiu.

Harry lembrou ainda que o próprio escrutínio e perseguição por parte dos meios de comunicação social faziam-no pensar ser propriedade “deles”. Nas suas palavras, tudo aquilo foi um projeto que só gera “dor” e não “soluções”. Todos estes sentimentos, afirmou, ganharam força quando a Meghan Markle “entrou” na sua vida e o ajudou a libertar-se dessa “bolha”.

Ao mesmo tempo, revelou, a “terapia psicológica” fê-lo olhar para a vida que tinha de forma diferente. Para essa nova forma de estar também contribuiu a mãe Diana, que ele queria “deixar orgulhosa”.

Madame Tussauds retira estátuas de Harry e Meghan da ala da realeza

Um ano depois de o príncipe Harry e Meghan Markle abdicarem dos seus compromissos reais e se mudarem para Los Angeles, o museu Madame Tussauds decidiu que os modelos de cera do casal deveriam passar a pertencer à ala de atrações de Hollywood, e não estar ao lado de outros membros da realeza britânica.

O duque e a duquesa de Sussex optaram por procurar carreiras independentes do outro lado do Oceano, e desde então assinaram contratos para fornecer e produzir conteúdos para a Netflix, Spotify e Apple.

Agora, as estátuas foram retiradas do seu local na secção real do Madame Tussauds de Londres para fazer companhia a outras celebridades, informou a instituição à CNN.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não está alienado! é um homem do século 21, estar alienado no século 21 é, viver a custa dos outros e julgar que são deus.

  2. Se o avô fosse vivo ainda era capaz de lhe dizer “porque no te callas” ou em inglês coloquial “shut the fuck up”

RESPONDER

Bolsonaro quer desobrigar o uso de máscara para vacinados

O Presidente brasileiro afirmou, esta quinta-feira, que o seu Governo irá publicar um parecer que desobriga o uso de máscaras para cidadãos já vacinados contra a covid-19 e para os que já estiveram infetados. "Acabei de …

Porto capta mais fundos europeus do que 112 municípios juntos

O concelho do Porto viu aprovados 1406 milhões de fundos europeus do Portugal 2020, tendo captado mais verbas do que 112 municípios juntos. De acordo com o semanário Expresso, o Porto conseguiu captar mais de 1,4 …

Primeiro-ministro britânico quer compromissos sobre vacinas e apoio a países em desenvolvimento

Mil milhões de vacinas anti-covid-19, um sistema de alerta mundial para novas pandemias e financiamento do ensino de raparigas em países em desenvolvimento são algumas das metas propostas pelo primeiro-ministro britânico para a cimeira do …

Farmácias já venderam 500 mil autotestes, mas só 1739 foram registados

As farmácias e parafarmácias já venderam mais de 500 mil autotestes à covid-19, mas houve apenas 1739 registos na página da Internet criada para o efeito. Isto indicia que a maioria das pessoas que faz os …

Falta de água leva Associação de Beneficiários do Mira a cortar tubos dos pequenos agricultores

"Cortaram sem um aviso". A queixa é dos pequenos agricultores do sudoeste alentejano que se queixam de que a Associação de Beneficiários do Mira lhes cortou a água da Barragem de Santa Clara, numa altura …

Somente 37% dos portugueses recusam líder autoritário, revela estudo

Um estudo da Gulbenkian, divulgado esta sexta-feira, revelou que baixou para 37% a percentagem de portugueses que não quereriam ser governados por um líder autocrático, que não tivesse de se submeter ao parlamento ou a …

Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

"Não há falta de médicos". Faculdades de Medicina não vão aumentar vagas

O Governo vai voltar a abrir a porta ao aumento de vagas nos cursos procurados pelos melhores alunos, mas as faculdades de Medicina voltam a fechá-la. De acordo com o jornal Público, o Governo vai voltar …

Jesus chama por Al Musrati. Benfica tem trunfo para baixar o preço

Jorge Jesus está a pressionar Luís Filipe Vieira para que avance o mais rapidamente possível para a contratação de Al Musrati. Chiquinho pode ser incluído no negócio. O Benfica mantém Al Musrati como o principal alvo …

Surtos em festas e casamentos pioram situação em Lisboa e Vale do Tejo

Só na região de Lisboa e Vale do Tejo foram recentemente identificados nove surtos de covid-19 relacionados com festas de aniversário, casamentos e outros eventos sociais, informa a Direção-Geral da Saúde (DGS). Do total de nove …

Cancro. Centros de saúde não conseguem retomar rastreios e recuperar atividade

A Ordem dos Médicos alertou que os centros de saúde não estão a conseguir retomar os rastreios de alguns cancros, que estão a ser feitos apenas de forma oportunista, e que tem sido quase impossível …