/

Príncipe Carlos sucede à rainha Isabel II como líder da Commonwealth

Lukas Coch / EPA

Os dirigentes da Commonwealth decidiram esta sexta-feira o príncipe Carlos suceda à mãe, a rainha Isabel II, na liderança da organização, noticiou a imprensa britânica.

A BBC, Sky News e outros meios de comunicação britânicos noticiaram que os representantes dos 53 países-membros aprovaram, numa reunião à porta fechada realizada hoje no Castelo de Windsor, o pedido feito na quinta-feira pela monarca britânica.

Na abertura da cimeira, Isabel II disse ser seu “sincero desejo” que o filho mais velho lhe suceda após a sua morte. A rainha liderou a organização desde que foi coroada, há 66 anos, mas o título de chefe da Commonwealth não é hereditário.

Desejo que decidam um dia que o príncipe de Gales possa continuar a desempenhar o importante trabalho que o meu pai começou em 1949″, declarou Isabel II, de 91 anos, que lidera a Commonwealth.

A função é essencialmente simbólica, cabendo-lhe assegurar a unidade da comunidade de nações e garantir o cumprimento dos princípios e objetivos da organização.

À exceção de Moçambique e do Ruanda, a maioria dos membros da Commonwealth são antigas colónias do Reino Unido. Dezasseis Estados-membros, entre os quais a Austrália e o Canadá, reconhecem a rainha como chefe de Estado, mas a maioria são repúblicas independentes.

Num discurso proferido no Palácio de Buckingham diante de 46 líderes dos 53 países que integram a Commonwealth, a monarca disse esperar que a instituição continue a proporcionar “estabilidade” às gerações futuras.

O príncipe Carlos, que marcou presença na cimeira, declarou que espera que esta “não só revitalize os laços” entre os países, mas que dê “uma relevância renovada para todos os cidadãos”.

A cimeira deste ano é dedicada aos temas da conservação dos oceanos, da cibersegurança e do comércio dentro da comunidade, que assume um papel de importância crescente para o Reino Unido, país em processo de separação da União Europeia.

A organização representa 2,4 mil milhões de pessoas.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.