Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África.

Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em África: Mara X e Mara Z. O primeiro tem 16 gigabytes de memória e está disponível para venda a um preço de 130 dólares. O segundo, uma versão mais avançada, tem 32 gigabytes de memória e é sensivelmente mais caro: 190 dólares.

O grupo Mara tornou-se assim a primeira fabricante de telemóveis do continente africano, reforçando a aposta da empresa em tornar o Ruanda num centro tecnológico regional. Até o presidente do país, Paul Kagame, inaugurou a fábrica na segunda-feira, na capital, Kigali.

De acordo com a Reuters, alguns smartphones já são fabricados noutros países como o Egito, a Argélia e a África do Sul. Contudo, as peças são importadas de outros países fora do continente — ao contrário do que acontece agora com o Mara, no Ruanda.

E para quem estiver interessado em comprar um, não precisa de se preocupar com as dificuldades em adaptar-se, isto porque ambos os modelos têm o sistema operativo Android.

Segundo o Fast Company, o continente africano tem sido uma aposta recente de algumas fabricantes internacionais de telemóveis, como é o caso da chinesa Tecno, que superou marcas como a Samsung e a Apple. Apesar de os Mara X e Z serem ligeiramente mais caros, a empresa realça que é um preço a pagar pela qualidade e pelo orgulho de serem produzidos totalmente em África.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bomba junto a escola em Cabul, no Afeganistão, causa 25 mortos e 50 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola na zona ocidental de Cabul provocou hoje pelo menos 25 mortes, muitos deles jovens estudantes, e 50 feridos, adiantou uma fonte do Governo do Afeganistão. Segundo avança …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …