“Uma espécie de coisa nojenta”. Primeira fábrica de combustível feito com fezes humanas

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Firefly

James Hygate, CEO da Firefly Green Fuels

Foi anunciada a primeira fábrica à escala comercial do mundo a transformar resíduos humanos em combustível de aviação sustentável (SAF).

A empresa de biocombustíveis Firefly planeia desenvolver a fábrica em Harwich, Essex, e espera fornecer combustível até 2028.

A empresa chegou a um acordo com a Wizz Air para fornecer até 525 000 toneladas de SAF ao longo de 15 anos.

O diretor executivo da Firefly, James Hygate, afirmou que os biossólidos são “uma espécie de coisa nojenta”, mas “um recurso fantástico“.

“Estamos a transformar esgotos em combustível para aviões. Não consigo pensar em muitas coisas que sejam mais fixes do que isso”, acrescentou Hygate.

A produção do SAF envolve a utilização de cerca de 70% menos carbono do que o combustível para jatos convencional, mas a sua produção é várias vezes mais cara.

A empresa de serviços públicos Anglian Water comprometeu-se a fornecer os biossólidos – um produto do seu processo de tratamento de águas residuais – à Firefly como parte de uma fase piloto inicial.

Paul Hilditch, diretor de operações da Firefly, disse que havia biossólidos suficientes no Reino Unido para satisfazer “metade da procura obrigatória de SAF em 2030″.

“E não apenas no Reino Unido, claro. Em qualquer parte do mundo onde haja pessoas, há cocó“, acrescentou.

A Firefly disse que estava a obter aprovação regulamentar para o seu sistema ser utilizado para abastecer aviões.

A Wizz Air também anunciou que espera alimentar 10% dos seus voos com SAF até 2030.

Yvonne Moynihan, responsável pelas questões empresariais e ESG (ambientais, sociais e de governação) da Wizz Air, afirmou que encontrar um combustível sustentável é crucial para reduzir as emissões de carbono da aviação.

A responsável afirmou que seria necessário um “aumento da produção de SAF” e apelou aos decisores políticos para apoiarem o investimento.

O governo pretende que, até 2030, pelo menos 10% do combustível para a aviação no Reino Unido seja produzido a partir de matérias-primas sustentáveis.

ZAP // BBC

1 Comment

  1. Barulho de motor a jacto eu já consigo fazer, mas ainda não consegui voar.

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