O primeiro vídeo de um eclipse solar voltou à vida

A primeira gravação de um eclipse solar, que remonta a 28 de maio de 1900, foi ressuscitada. O fenómeno foi gravado pelo mágico britânico Nevil Maskelyne, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, durante uma expedição da Associação Britânica de Astronomia.

O British Film Institute (BFI) e a Royal Astronomical Society (RAS) apresentaram a primeira imagem em movimento de um eclipse solar, captada em 1900. O fragmento do filme original, guardado no arquivo da RAS, foi digitalizado e restaurado em 4K por especialistas do BFI National Archive.

O vídeo encontra-se agora disponível online gratuitamente e tem a duração de um minuto e oito segundos. No registo é possível ver quase o eclipse completo: começa um pouco antes de a Lua cobrir o Sol e dura até esta se começar a afastar.

Esta foi a segunda tentativa de Nevil Maskelyne de capturar um eclipse solar, explica a nota da RAS. Em 1898, o mágico britânico tinha já viajado para a Índia para fotografar um eclipse, mas no regresso o vídeo foi roubado.

O evento não foi fácil de capturar, e o britânico teve que construir um adaptador telescópico especial para a sua câmara. O filme faz agora parte da coleção de astrofotografia da RAS.

Sobre esta recente redescoberta, Bryony Dixon, curador de cinema mudo do BFI, diz que os primeiros historiadores do cinema procuraram este filme durante muitos anos. “É emocionante pensar que este filme, único sobrevivente conhecido de Maskelyne, tenha reaparecido agora”, explica Dixon.

Também Joshua Nall, membro do Comitê do Património Astronómico do RAS, teve algo a dizer sobre o reaparecimento destas imagens: “Esta é uma maravilhosa descoberta de arquivo. Talvez o mais antigo filme astronómico sobrevivente. É um registo realmente impressionante.”

Entusiasta por cinema, Nevil Maskelyne queria mostrar como o desenvolvimento do cinema poderia ser usado para o avanço da ciência. O mágico britânico, que era fascinado por astronomia e se tornou membro da RAS, apresentava-se como um investigador científico de ilusões.

O RAS é uma instituição de caridade fundada a 1820, com sede no Reino Unido, que trabalha para promover as ciências da astronomia e da geofísica. O BFI é uma instituição de caridade cultural fundada em 1933 e é uma das principais organizações do Reino Unido para cinema, televisão e imagem em movimento.

DR, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.