Internet quântica mais perto do que nunca. Cientistas anunciam primeiro teletransporte de longa distância

(dr) FERMILAB

Uma Internet quântica viável, segundo a qual as informações armazenadas em qubits são partilhadas por longas distâncias através do entrelaçamento quântico, inauguraria uma nova era de comunicação.

Uma equipa de cientistas do Department of Energy do Fermilab, da Caltech, da Harvard University, do Jet Propulsion Lab da NASA e da University of Calgary deram um passo significativo na direção de tornar a Internet quântica realidade.

De acordo com o artigo publicado no dia 4 de dezembro no PRX Quantum, a equipa conseguiu teletransportar qubits de fotões, a primeira demonstração de teletransporte quântico sustentado de longa distância. Os investigadores conseguiram que a informação atravessasse cerca de 43,4523 quilómetros de cabo de fibra ótica.

Apesar das tentativas anteriores, esta distingue-se por ser a primeira vez que o teletransporte de informação quântica se tornou possível numa distância tão longa.

Além disso, os investigadores experimentaram duas redes separadas (Caltech Quantum Network e Fermilab Quantum Network), atingindo uma fiabilidade superior a 90%.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados”, disse Panagiotis Spentzouris, diretor do programa de ciência quântica do Fermilab e um dos co-autores do artigo. “Esta é uma conquista fundamental no caminho para a construção de uma tecnologia que redefinirá a forma como conduzimos a comunicação global”, acrescentou, em comunicado.

Para além de poder ser muito útil no desenvolvimento de um serviço de Internet quântica, este grande passo pode revolucionar o armazenamento e a computação de dados.

O teletransporte quântico baseia-se numa transição de estados quânticos de um lado para o outro. A transferência é realizada usando o entrelaçamento quântico, segundo o qual duas partículas se ligam de tal forma que as informações chegam em simultâneo, independentemente da distância.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …

Putin avisa que quem ameaçar a Rússia "se irá arrepender como nunca"

O presidente Vladimir Putin emitiu um alerta durante o seu discurso anual ao Governo. O líder frisou que qualquer membro da comunidade internacional que ameace a Rússia "se irá arrepender como nunca se arrependeu antes". O …

Nove anos depois, Bruxelas deixa de monitorizar atividade da CGD

A Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DG Comp) encerrou o processo de monitorização do plano estratégico da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "A Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) informa que recebeu comunicação da Direção …

Se não fosse o vídeo de Darnella Frazier, "Derek Chauvin ainda seria polícia"

Darnella Frazier, na altura com 17 anos, foi a responsável pelo vídeo que mostra o ex-agente da polícia Derek Chauvin a prender o afro-americano George Floyd, que acabou por não resistir. Esta terça-feira foi um dia …

Eutanásia. Jurisdição do PSD considera haver matéria para processo disciplinar a Rio e Adão Silva

O Conselho Nacional de Jurisdição do PSD considerou que existe "matéria bastante para abertura de processo disciplinar" ao presidente do partido e ao líder parlamentar por violação de uma decisão do Congresso sobre eutanásia, faltando …

"Um charro para uma vacina." Ativistas oferecem canábis a nova-iorquinos vacinados

"Um charro para uma vacina." Este é o mote dos ativistas pela legalização da canábis que, esta terça-feira, ofereceram um charro às pessoas que receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 …

Recurso de Amorim arquivado. Sporting avança para a "impugnação judicial"

O Sporting anunciou, esta quarta-feira, que o seu treinador vai avançar com uma "impugnação judicial" do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Portuguesa (FPF). Num comunicado, o clube de Alvalade lamentou …

Casa Branca exige que Congresso aprove reformas de práticas policiais

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, quer que o Congresso aprove reformas relativas às práticas policiais para fazer justiça ao legado do afro-americano George Floyd, depois de o ex-polícia Derek Chauvin ter sido …

Fernando Santos abre a porta da seleção a Otávio

O selecionador nacional admitiu a possibilidade de vir a convocar o médio do FC Porto ainda antes do Europeu, que acontece em junho deste ano. Em entrevista à "Bola Branca", da rádio Renascença, Fernando Santos não …

"Comissão de acompanhamento do PRR deve poder travar projetos", diz Costa Silva

António Costa Silva, que presidirá a comissão de acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quer ter poderes para travar projetos ou para corrigi-los, quando necessário. "Pode haver projetos que são executados, depois faz-se o …