Primeiro-ministro indiano fez visita surpresa ao Paquistão

narendramodiofficial / Flickr

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, fez esta sexta-feira uma visita surpresa ao seu homólogo paquistanês, Nawaz Sharif.  

Esta é a primeira vez, em 11 anos, que um líder indiano visita o país vizinho.

Apenas duas semanas após os dois países terem concordado iniciar um diálogo de paz, o chefe do governo indiano decidiu passar na cidade de Laore, no leste do Paquistão, depois de uma visita à Rússia e de uma paragem no Afeganistão.

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estngeiros do Paquistão, citado pela DW, confirmou a visita de Narendra Modi.

“Fomos informados pela embaixada indiana de que o primeiro-ministro Narendra Modi iria realizar uma paragem em Lahore para se encontrar com o nosso primeiro-ministro, e estamos a acertar detalhes”, afirmou o porta-voz.

Modi foi recebido pelo primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, à chegada ao aeroporto da capital paquistanesa.

Os dois governantes viajaram juntos de helicóptero até ao palácio de Raiwind, onde tomaram um chá e conversaram durante duas horas.

A questão da Caxemira, região disputada pelos dois países desde a independência do império britânico em 1947, foi o tema central do encontro entre os dois primeiros-ministros.

Os dois países anunciaram o início de um diálogo de paz sobre o terrorismo e a Caxemira há duas semanas, depois de o anterior processo de paz, iniciado em 2004, ter sido cancelado em 2008 na sequência dos atentados de Bombaim.

Na altura, Nova Deli acusou os serviços secretos paquistaneses de envolvimento nos atentados, interrompendo o processo de paz.

As relações entre os dois países são particularmente tensas há várias décadas, sendo frequentes incidentes entre forças militares ao longo da fronteira que os separa.

Estes incidentes ganham importância especial por se tratar de dois dos países do restrito grupo de nações com armas nucleares: EUA, Rússia, Reino Unido, França, China, Israel, Índia, Paquistão, e, alegadamente, Coreia do Norte.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Governo confirma que nunca avaliou impacto dos vistos gold. Só 5% foram recusados

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que não foram realizadas avaliações ao impacto dos vistos gold e que não cabe ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlar as origens do capital investido em …

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …

Carolina Salgado condenada a pena de quatro meses de prisão, substituída por multa de 600 euros

Carolina Salgado não cumpriu sentença do processo de difamação a Pinto da Costa. Além das 300 horas de trabalho comunitário devia ter publicado o texto da sentença no jornal e não o fez. Carolina Salgado foi …

Taiwan deteta primeiro paciente com pneumonia originária da China

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, está a ser tratada e foi colocada sob quarentena, depois de se ter dirigido voluntariamente aos …

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …

Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de …

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …

Salvini renuncia à imunidade parlamentar e quer ser levado à Justiça

Matteo Salvini, investigado por ter impedido o desembarque de migrantes, quer renunciar à imunidade parlamentar e ser julgado. A poucos dias das eleições regionais, esta é uma oportunidade do ex-ministro do Interior voltar a conquistar …