Primeiro-ministro indiano fez visita surpresa ao Paquistão

narendramodiofficial / Flickr

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, fez esta sexta-feira uma visita surpresa ao seu homólogo paquistanês, Nawaz Sharif.  

Esta é a primeira vez, em 11 anos, que um líder indiano visita o país vizinho.

Apenas duas semanas após os dois países terem concordado iniciar um diálogo de paz, o chefe do governo indiano decidiu passar na cidade de Laore, no leste do Paquistão, depois de uma visita à Rússia e de uma paragem no Afeganistão.

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estngeiros do Paquistão, citado pela DW, confirmou a visita de Narendra Modi.

“Fomos informados pela embaixada indiana de que o primeiro-ministro Narendra Modi iria realizar uma paragem em Lahore para se encontrar com o nosso primeiro-ministro, e estamos a acertar detalhes”, afirmou o porta-voz.

Modi foi recebido pelo primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, à chegada ao aeroporto da capital paquistanesa.

Os dois governantes viajaram juntos de helicóptero até ao palácio de Raiwind, onde tomaram um chá e conversaram durante duas horas.

A questão da Caxemira, região disputada pelos dois países desde a independência do império britânico em 1947, foi o tema central do encontro entre os dois primeiros-ministros.

Os dois países anunciaram o início de um diálogo de paz sobre o terrorismo e a Caxemira há duas semanas, depois de o anterior processo de paz, iniciado em 2004, ter sido cancelado em 2008 na sequência dos atentados de Bombaim.

Na altura, Nova Deli acusou os serviços secretos paquistaneses de envolvimento nos atentados, interrompendo o processo de paz.

As relações entre os dois países são particularmente tensas há várias décadas, sendo frequentes incidentes entre forças militares ao longo da fronteira que os separa.

Estes incidentes ganham importância especial por se tratar de dois dos países do restrito grupo de nações com armas nucleares: EUA, Rússia, Reino Unido, França, China, Israel, Índia, Paquistão, e, alegadamente, Coreia do Norte.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos …

Covid-19. Médicos devem dar prioridade a quem pode recuperar vida normal e não à idade

Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio …

"Há doentes a ficar para trás". Ex-ministro da Saúde diz que mortes por falta de cuidados são inaceitáveis

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a médica que divulgou receita para enganar testes à covid-19

Depois de médica divulgar receita para os possíveis infetados testarem negativo à covid-19, a Ordem dos Médicos abriu o terceiro processo contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras - os "Médicos pela …

Aprovado alargamento das taxas agravadas do IMI e IMT para empresas em offshores

As empresas localizadas em offshore que criem um veículo para deter imóveis em Portugal vão passar a estar sujeitas a taxas agravadas de IMI e de IMT, segundo uma proposta aprovada pelo Parlamento nesta terça-feira. A …

Processo de contratação pública "é um terror" que "torna um inferno" o trabalho do Estado

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou esta terça-feira que "o processo de contratação pública é um terror" que "torna num inferno" o trabalho do Estado e das empresas que fazem investimento público. "O processo …

"Não fui eu que o fiz". Nélio Lucas não se lembra de detalhes dos negócios com o FC Porto

O ex-presidente da Doyen, Nélio Lucas, disse esta terça-feira em tribunal, no âmbito do julgamento do caso Football Leaks, que não se recorda das circunstâncias e detalhes dos empréstimos que o fundo fez à SAD …

Juízes indeferem requerimentos da Doyen contra defesa de Rui Pinto

O coletivo de juízes do processo Football Leaks indeferiu os requerimentos apresentados hoje pelos advogados da Doyen para travar a linha de inquirição da defesa de Rui Pinto, alegando estar em causa um "escrutínio" dos …

Do gesto altruísta à "bomba" que deixaria Scholes orgulhoso. Bruno Fernandes brilha na Champions

Bruno Fernandes esteve em destaque ao serviço do Manchester United em noite de Liga dos Campeões. O português marcou um golaço e teve oportunidade de fazer o hat-trick, mas ofereceu o penálti. Num grupo H ainda …

Sucessivos adiamentos e conversas de backstage entre PS e PCP. As medidas encalhadas vão hoje à prova de fogo

As negociações entre PS e PCP continuam, mesmo enquanto decorrem as votações do Orçamento do Estado para 2021. Os ex-parceiros de geringonça estão a adiar sistematicamente a votação de algumas propostas desde sexta-feira - mas …