Primeiro-ministro indiano fez visita surpresa ao Paquistão

narendramodiofficial / Flickr

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, fez esta sexta-feira uma visita surpresa ao seu homólogo paquistanês, Nawaz Sharif.  

Esta é a primeira vez, em 11 anos, que um líder indiano visita o país vizinho.

Apenas duas semanas após os dois países terem concordado iniciar um diálogo de paz, o chefe do governo indiano decidiu passar na cidade de Laore, no leste do Paquistão, depois de uma visita à Rússia e de uma paragem no Afeganistão.

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estngeiros do Paquistão, citado pela DW, confirmou a visita de Narendra Modi.

“Fomos informados pela embaixada indiana de que o primeiro-ministro Narendra Modi iria realizar uma paragem em Lahore para se encontrar com o nosso primeiro-ministro, e estamos a acertar detalhes”, afirmou o porta-voz.

Modi foi recebido pelo primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, à chegada ao aeroporto da capital paquistanesa.

Os dois governantes viajaram juntos de helicóptero até ao palácio de Raiwind, onde tomaram um chá e conversaram durante duas horas.

A questão da Caxemira, região disputada pelos dois países desde a independência do império britânico em 1947, foi o tema central do encontro entre os dois primeiros-ministros.

Os dois países anunciaram o início de um diálogo de paz sobre o terrorismo e a Caxemira há duas semanas, depois de o anterior processo de paz, iniciado em 2004, ter sido cancelado em 2008 na sequência dos atentados de Bombaim.

Na altura, Nova Deli acusou os serviços secretos paquistaneses de envolvimento nos atentados, interrompendo o processo de paz.

As relações entre os dois países são particularmente tensas há várias décadas, sendo frequentes incidentes entre forças militares ao longo da fronteira que os separa.

Estes incidentes ganham importância especial por se tratar de dois dos países do restrito grupo de nações com armas nucleares: EUA, Rússia, Reino Unido, França, China, Israel, Índia, Paquistão, e, alegadamente, Coreia do Norte.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …