/

Primeiro-ministro indiano fez visita surpresa ao Paquistão

narendramodiofficial / Flickr

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, fez esta sexta-feira uma visita surpresa ao seu homólogo paquistanês, Nawaz Sharif.  

Esta é a primeira vez, em 11 anos, que um líder indiano visita o país vizinho.

Apenas duas semanas após os dois países terem concordado iniciar um diálogo de paz, o chefe do governo indiano decidiu passar na cidade de Laore, no leste do Paquistão, depois de uma visita à Rússia e de uma paragem no Afeganistão.

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estngeiros do Paquistão, citado pela DW, confirmou a visita de Narendra Modi.

“Fomos informados pela embaixada indiana de que o primeiro-ministro Narendra Modi iria realizar uma paragem em Lahore para se encontrar com o nosso primeiro-ministro, e estamos a acertar detalhes”, afirmou o porta-voz.

Modi foi recebido pelo primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, à chegada ao aeroporto da capital paquistanesa.

Os dois governantes viajaram juntos de helicóptero até ao palácio de Raiwind, onde tomaram um chá e conversaram durante duas horas.

A questão da Caxemira, região disputada pelos dois países desde a independência do império britânico em 1947, foi o tema central do encontro entre os dois primeiros-ministros.

Os dois países anunciaram o início de um diálogo de paz sobre o terrorismo e a Caxemira há duas semanas, depois de o anterior processo de paz, iniciado em 2004, ter sido cancelado em 2008 na sequência dos atentados de Bombaim.

Na altura, Nova Deli acusou os serviços secretos paquistaneses de envolvimento nos atentados, interrompendo o processo de paz.

As relações entre os dois países são particularmente tensas há várias décadas, sendo frequentes incidentes entre forças militares ao longo da fronteira que os separa.

Estes incidentes ganham importância especial por se tratar de dois dos países do restrito grupo de nações com armas nucleares: EUA, Rússia, Reino Unido, França, China, Israel, Índia, Paquistão, e, alegadamente, Coreia do Norte.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.