Primeiro-ministro da Ucrânia indignado com exigência de registo de judeus

Ybilyk / Wikimedia

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk

O primeiro-ministro da Ucrânia manifestou a sua indignação com relatos de homens mascarados na principal cidade do leste do país estarem a distribuir panfletos onde exigem que os judeus se registem ou sejam expulsos, noticiou a NBC News.

Os membros da comunidade judaica da cidade de Donetsk, leste da Ucrânia, relataram que desde sexta-feira são distribuídos panfletos com a exigência do registo de judeus.

O primeiro-ministro Arseniy Yatsenyuk apelou às forças de segurança para deterem os responsáveis da ação e entrega-los à justiça, disse numa entrevista à NBC que será hoje transmitida na totalidade.

O incidente ocorreu quando um grupo de cerca de duas dezenas de judeus abandona a sinagoga no início da semana. Três homens encapuzados distribuíam panfletos e mostravam a bandeira russa e o símbolo usado pelos separatistas de Donetsk.

As notícias sobre o movimento já provocaram manifestações de repúdio e preocupação internacional, nomeadamente dos responsáveis norte-americanos.

O chefe do Governo ucraniano recordou também que Vladimir Putin pretende “restaurar” a antiga União Soviética o que considerou ser o “maior desastre do século”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China constrói centro de quarentena em Hebei para quatro mil pessoas

Um centro de quarentena com capacidade para mais de quatro mil pessoas está a ser construído na cidade de Shijiazhuang, com 10 milhões de habitantes, na província de Hebei, afetada por um surto de covid-19. Imagens …

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …