No primeiro jogo do ano, o líder Rúben Amorim reencontra a sua ex-equipa

Andre Kosters / Lusa

O Sporting recebe, este sábado, o Sporting de Braga, abrindo o ano de 2021 com um teste de elevada dificuldade às aspirações ao título, no jogo inaugural da 12.ª jornada.

Lisboetas e minhotos defrontam-se no primeiro jogo de 2021 no escalão máximo do futebol português, entrando em campo um dia antes dos rivais na luta pelo título: o Benfica, segundo classificado, e o campeão FC Porto, terceiro, que só jogam no domingo, com Santa Clara e Moreirense, respetivamente.

Os leões, no topo com 29 pontos, mais dois do que as águias, mais quatro do que os dragões e mais cinco do que os guerreiros, sofreram para vencer nos últimos dois jogos, com Farense (1-0) e Belenenses SAD (2-1), ao passo que a formação de Carlos Carvalhal tem mostrado o seu melhor futebol.

Vitórias folgadas com Rio Ave (3-0) e Boavista (4-1) atestam o bom momento em Braga, com a visita ao Estádio José Alvalade, agendada para as 18h00 deste sábado e arbitrada por Fábio Veríssimo, a funcionar como ‘tira teimas’ das credenciais ao título, quer do líder quer dos perseguidores.

Rúben Amorim vai reencontrar a sua antiga equipa. Esta sexta-feira, na conferência de imprensa de antevisão à partida, o técnico assumiu que tem um sentimento de gratidão pelos minhotos.

“Serei sempre grato ao SC Braga”

“Vou reencontrar pessoas que me marcaram, adorei estar naquela cidade como jogador e como treinador. Foi o clube que me deu oportunidade, serei sempre grato ao SC Braga, mas nada mais do que isso. É especial quando ganhamos”, cita o jornal A Bola.

Sobre o jogo, o treinador espera “um jogo complicadíssimo, como são todos”. “O SC Braga tem um excelente plantel, um bom treinador, mas também estamos preparados. Somos equipa que sabe jogar menos momentos do jogo. Temos alguma inexperiência em certos momentos, mas já nos adaptamos bem e os resultados assim o dizem”, acrescentou.

“(…) Espero um bom jogo da minha equipa. A equipa vai trabalhar no máximo, isso é obrigação, é inegociável, agora a qualidade depende da inspiração”, respondeu, quando questionado pelos jornalistas se os verdes e brancos não estariam a perder fulgor.

Se o treinador leonino deverá contar com os recuperados Nuno Mendes e Jovane, o técnico dos bracarenses não terá a mesma sorte. Victor Tormena, Bruno Viana, David Carmo e André Castro são baixas certas, devido ao teste positivo à covid-19, assim como Galeno e Moura devido a lesão (o lateral esquerdo Sequeira também está em dúvida).

Sobre esse aspeto, Rúben Amorim considerou que o Sporting não é “a melhor equipa para falar disso”, pois foi “a mais prejudicada pela covid-19”.

“Fomos eliminados da Liga Europa e não nos ouviram a dizer que foi porque tivemos muitas baixas. O SC Braga tem um grande plantel, não o vejo mais fraco, ainda no último jogo venceu o Boavista por 4-1 e fez uma grande exibição.”

“100% de respeito pelo Sporting, 0% de medo”

“Temos um plantel no qual depositamos total confiança em todos os elementos. Disse aos jogadores que não queria nenhum jogador que não pensasse que podia jogar no jogo seguinte e, por isso, é que fizemos um plantel curto e temos ido buscar jogadores à equipa B e dos sub-23 para colmatar uma ou outra ausência natural”, afirmou o técnico dos bracarenses, Carlos Carvalhal, na antevisão à partida.

Para o treinador, “não há titulares, há jogadores disponíveis ou indisponíveis, e, independentemente das baixas, o Sporting de Braga será sempre o Sporting de Braga, seguindo o lema de 100% de respeito pelo Sporting, 0% de medo”.

Carvalhal deixou elogios à equipa leonina, um “adversário dificílimo que ainda não perdeu este ano no campeonato” e que o lidera, mas frisou que a sua equipa se preparou “muito bem para o jogo”.

“Temos muita confiança e, evidentemente, vamos discutir os três pontos com uma vontade muito grande de vencer. Vamos fazer o nosso jogo e interpretar o que ele está a pedir. É sempre um jogo de forças entre aquilo que queres e o que o adversário te proporciona, quando conseguimos fazer o que queremos damos uma resposta boa, quando o adversário nos obriga a fazer o que não queremos, também nos preparámos bem, sabemos perceber o que está a acontecer no jogo e dar uma resposta adequada”, disse.

Carlos Carvalhal afirmou estar “à espera de um Sporting que tem qualidade, um excelente treinador, uma boa equipa, com boa organização, um grande clube”, não deixando de assinalar o facto de os lisboetas não terem conseguido chegar à fase de grupos da Liga Europa, o que lhes permite apresentarem-se mais “frescos” no campeonato.

Programa da 12.ª jornada:

Sábado, 2 janeiro:

Sporting – Sporting de Braga (18h00);

Domingo, 3 janeiro:

Tondela – Famalicão (13h00);

Vitória de Guimarães – Nacional (adiado para 21 de janeiro);

Marítimo – Boavista (15h00);

Santa Clara – Benfica (16h00 locais, 17h00 de Lisboa);

Paços de Ferreira – Rio Ave (19h00);

FC Porto – Moreirense (21h00);

Segunda-feira, 4 janeiro:

Gil Vicente – Belenenses SAD (19h00);

Portimonense – Farense (21h15).

Filipa Mesquita Fiipa Mesquita, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …