O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

The Gateway Spaceport

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço.

Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway Foundation começou a desvendar os seus planos para a construção de um hotel no Espaço ao estilo dos navios de cruzeiro, então chamado Estação Von Braun.

Agora, conta a cadeia televisiva CNN, este conceito futurista ganhou um novo nome – “Voyager Station” – e será construído pela Orbital Assembly Corporation, uma nova empresa de construção do ex-piloto John Blincow, que também lidera a Gateway Foundation.

Em entrevista ao canal norte-americano, Blincow explicou que a pandemia da covid-19 gerou alguns atrasos, mas que a construção está prevista para arrancar em 2026. Se tudo correr como planeado, o hotel estará totalmente operacional em 2027.

“Estamos a tentar fazer com que o público se aperceba que esta era de ouro das viagens espaciais está mesmo ao virar da esquina. Está a chegar. E rápido”, disse o responsável.

A equipa pretende que este hotel leve um bocadinho da Terra para o Espaço, através de quartos cómodos e aconchegantes e bares e restaurantes com classe. Mas isso não significa que se vá ignorar a novidade que é estar por lá. Há planos, por exemplo, para servir “comida espacial” tradicional (como gelados liofilizados).

Além disso, haverá atividades para tirar partido da possibilidade de poder “fazer coisas que não se podem fazer na Terra”, explica também Tim Alatorre, arquiteto sénior da Orbital Assembly Corporation.

“Por causa da leveza e da gravidade reduzida, os hóspedes serão capazes de saltar muito mais alto, erguer coisas que habitualmente não conseguem, correr de outra forma”, lembrou.

Segundo o designer, a “Voyager Station” terá a forma de uma enorme roda, que vai girar constantemente, criando uma gravitação simulada que vai tornar a estadia muito mais confortável do que na Estação Espacial Internacional (EEI).

A presença de gravidade significa que muitos dos problemas que afetam os astronautas da EEI não vão aparecer neste hotel. Os hóspedes poderão ir à casa-de-banho normalmente, os chuveiros usarão água reciclada e os alimentos serão servidos em restaurantes comuns.

Para já, os responsáveis do projeto não querem adiantar qual será o preço médio da estadia. No entanto, esperam que este se possa equiparar ao custo de uma “viagem num cruzeiro ou à Disneyland“.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …