O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

The Gateway Spaceport

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço.

Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway Foundation começou a desvendar os seus planos para a construção de um hotel no Espaço ao estilo dos navios de cruzeiro, então chamado Estação Von Braun.

Agora, conta a cadeia televisiva CNN, este conceito futurista ganhou um novo nome – “Voyager Station” – e será construído pela Orbital Assembly Corporation, uma nova empresa de construção do ex-piloto John Blincow, que também lidera a Gateway Foundation.

Em entrevista ao canal norte-americano, Blincow explicou que a pandemia da covid-19 gerou alguns atrasos, mas que a construção está prevista para arrancar em 2026. Se tudo correr como planeado, o hotel estará totalmente operacional em 2027.

“Estamos a tentar fazer com que o público se aperceba que esta era de ouro das viagens espaciais está mesmo ao virar da esquina. Está a chegar. E rápido”, disse o responsável.

A equipa pretende que este hotel leve um bocadinho da Terra para o Espaço, através de quartos cómodos e aconchegantes e bares e restaurantes com classe. Mas isso não significa que se vá ignorar a novidade que é estar por lá. Há planos, por exemplo, para servir “comida espacial” tradicional (como gelados liofilizados).

Além disso, haverá atividades para tirar partido da possibilidade de poder “fazer coisas que não se podem fazer na Terra”, explica também Tim Alatorre, arquiteto sénior da Orbital Assembly Corporation.

“Por causa da leveza e da gravidade reduzida, os hóspedes serão capazes de saltar muito mais alto, erguer coisas que habitualmente não conseguem, correr de outra forma”, lembrou.

Segundo o designer, a “Voyager Station” terá a forma de uma enorme roda, que vai girar constantemente, criando uma gravitação simulada que vai tornar a estadia muito mais confortável do que na Estação Espacial Internacional (EEI).

A presença de gravidade significa que muitos dos problemas que afetam os astronautas da EEI não vão aparecer neste hotel. Os hóspedes poderão ir à casa-de-banho normalmente, os chuveiros usarão água reciclada e os alimentos serão servidos em restaurantes comuns.

Para já, os responsáveis do projeto não querem adiantar qual será o preço médio da estadia. No entanto, esperam que este se possa equiparar ao custo de uma “viagem num cruzeiro ou à Disneyland“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …

Há 406 farmácias com testes comparticipados pelo Estado

Há 406 farmácias de 104 laboratórios em Portugal continental com testes comparticipados pelo Estado. Saiba quais. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizou recentemente a lista das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes …

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …