Primeiro casamento homossexual da Alemanha celebrado em Berlim

Dennis Bratland / wikimedia

No dia em que entrou em vigor a lei aprovada em julho que permite o casamento homossexual, dezenas de casais marcaram a data contraindo matrimónio.

O primeiro casal do mesmo sexo a casar na Alemanha foram Bobo Mende e Karl Kreile, numa cerimónia que se realizou em Berlim, segundo o Público.

A lei já tinha sido aprovada a 30 de julho, com 339 votos a favor e 225 contra, graças a um acordo político entre social-democratas, verdes, esquerda e alguns democratas-cristãos, mas só este domingo entrou em vigor.

E a data ficará para sempre marcada, especialmente para o casal que finalmente “saiu da sombra”. “Finalmente deixámos de ser um casal de segunda classe“, disse Menda.

Desde que a lei foi aprovada, os registos civis de Berlim, Hamburgo e Franqueforte foram inundados de pedidos de casamento – muitos pares queriam ser o primeiro casal gay a casar. Essa pressão levou os registos civis a cederem nas regras rígidas da burocracia de não abrir em horário fora do habitual – abriram a um domingo e em Hamburgo casaram-se vários casais do mesmo sexo.

Mende e Karl Kreile sublinharam que este foi um passo importante na Alemanha e que o Estado deve continuar a lutar contra a homofobia e pela igualdade de direitos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.