Primeiro casamento homossexual da Alemanha celebrado em Berlim

Dennis Bratland / wikimedia

No dia em que entrou em vigor a lei aprovada em julho que permite o casamento homossexual, dezenas de casais marcaram a data contraindo matrimónio.

O primeiro casal do mesmo sexo a casar na Alemanha foram Bobo Mende e Karl Kreile, numa cerimónia que se realizou em Berlim, segundo o Público.

A lei já tinha sido aprovada a 30 de julho, com 339 votos a favor e 225 contra, graças a um acordo político entre social-democratas, verdes, esquerda e alguns democratas-cristãos, mas só este domingo entrou em vigor.

E a data ficará para sempre marcada, especialmente para o casal que finalmente “saiu da sombra”. “Finalmente deixámos de ser um casal de segunda classe“, disse Menda.

Desde que a lei foi aprovada, os registos civis de Berlim, Hamburgo e Franqueforte foram inundados de pedidos de casamento – muitos pares queriam ser o primeiro casal gay a casar. Essa pressão levou os registos civis a cederem nas regras rígidas da burocracia de não abrir em horário fora do habitual – abriram a um domingo e em Hamburgo casaram-se vários casais do mesmo sexo.

Mende e Karl Kreile sublinharam que este foi um passo importante na Alemanha e que o Estado deve continuar a lutar contra a homofobia e pela igualdade de direitos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Há muita gente a passar fome" no sector das Artes (alguns artistas receberam 50 euros de apoio)

Não vai haver condições para abrir muitas salas de espectáculos a 1 de Junho, como está permitido, alerta-se no sector das Artes, onde há "há muita gente a passar fome". Alguns artistas só conseguiram receber …

Cancelamento de consultas leva a quebra de vacinação contra a pneumonia

O cancelamento ou adiamento de milhares de consultas levou a uma quebra na vacinação contra a pneumonia. É preciso "voltar a dar confiança às pessoas para que regressem aos estabelecimentos de saúde", apela o Mova. De …

Há 11.636 casos activos de covid-19 em Portugal (e duas crianças nos Cuidados Intensivos)

Portugal regista esta segunda-feira 1.330 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 30.788 infectados, mais 165, segundo o boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Há duas crianças internadas nos Cuidados …

"O que se passa com os enfermeiros é uma vergonha." Marques Mendes também fala dos "4 contratos" do Novo Banco

António Costa e Rui Rio "não têm a coragem de dizer a verdade" no âmbito da polémica do Novo Banco, critica o comentador Luís Marques Mendes, considerando que ambos procuram sacudir água do pacote. Na …

"Nenhuma era apenas um número". NYT dedica toda a primeira página a mil vítimas da pandemia

Mil nomes de pessoas numa primeira página. O jornal norte-americano The New York Times dedicou a primeira página da edição deste domingo a mil vítimas mortais da pandemia de covid-19, para assinalar a iminente passagem …

A economia é a vítima colateral da estratégia singular da Suécia

A Suécia deixou nas mãos dos cidadãos a responsabilidade pela sua saúde e a abordagem relaxada do país em relação à pandemia de covid-19 trouxe resultados negativos. O Governo sueco não impôs um confinamento à população …

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …