/

Vem aí o primeiro avião 100% português (e está a nascer no cluster aeronáutico de Ponte de Sor)

4

Primeiro Avião portuguêsArranca, na próxima semana, em Ponte de Sor (Portalegre), a 6.ª edição da Portugal Air Summit, a maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica. Um dos momentos altos do evento será a apresentação do primeiro avião 100% português.

Sob o lema “Flying for a World of Opportunities”, a Portugal Air Summit vai juntar em Ponte de Sor alguns dos principais intervenientes internacionais e nacionais das indústrias Espacial e Aeronáutica.

A estrela da edição do evento deste ano que decorrerá de 12 a 15 de Outubro, é o primeiro avião 100% português. O projecto vai ser desvendado durante a cimeira, mas o Expresso antecipa que é “uma aeronave tripulada regional ligeira com capacidade para 19 passageiros, 2000 quilos de carga e 2000 quilómetros de alcance”.

Este avião português vai ser fabricado em Ponte de Sor, com o contributo do Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), no âmbito da agenda mobilizadora Aero.next Portugal, um consórcio gerido pela EEA Aircraft, como avança a Câmara Municipal de Ponte de Sor em comunicado.

O primeiro protótipo deste avião totalmente made in Portugal deverá estar pronto em 2023, segundo apurou o Expresso.

“Cluster aeronáutico” emprega cerca de 300 pessoas

O arranque da fábrica de manutenção da Aeromec vai ser outro dos momentos altos do Portugal Air Summit. Durante a cimeira, vai ser inaugurado o hangar de oito mil metros quadrados no Centro Empresarial, Aeronáutico e Aeroespacial do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, onde a empresa portuguesa que integra o grupo Omni, vai instalar uma área de manutenção de aeronaves, incluindo as de grande porte.

Espera-se que a fábrica da Aeromac arranque já no início do próximo ano no chamado “cluster aeronáutico” de Ponte de Sor que tem 14 empresas, dando emprego qualificado a cerca de 300 pessoas.

É neste “cluster” que a empresa Tekever fabrica e testa alguns dos seus drones. Mas é aí também que funcionam empresas como a Sevenair Academy e a Global Flight School (GFS), academias de formação de pilotos, a Flytech que faz manutenção de aeronaves ligeiras, a Rexxia / MCP que fabrica peças para a aeronáutica, entre outras.

A sede dos meios aéreos da Protecção Civil também está instalada no “cluster” de Ponte de Sor que já recebeu um investimento de 37 milhões de euros, incluindo o apoio de fundos comunitários, ainda de acordo com o Expresso.

ZAP //

4 Comments

  1. Portugal um fenómeno mundial, uma aeronave regional 100% portuguesa, uau!
    Quer então dizer que todos os componentes foram desenhados por portugueses, e construídos da matéria prima em fábricas 100% portuguesas, e a electrónica programada desde o zero a 100% por portugueses, incrível, caso único internacional, arrisco-me a dizer.
    Orgulho.
    * fim de ironia *

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.