/

A primeira forma de vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

5

Ethan Tweedie

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI).

A procura de vida para lá da Terra e falta de sinais destes seres extraterrestres inquietam há muito a comunidade científica. Num Universo tão vasto e repleto de mundos – muitos dos quais ainda desconhecidos -, defendem os cientistas, não é descabido pensar que existem outros seres, podendo estes ser inteligentes ou simples micro-organismos.

“Existem dois cavalos na corrida para encontrar vida para além da Terra (…) A primeira passada pela procura de assinaturas químicas dos planetas e a segunda implica inteligência extraterrestre”, começou por explicar Andrew Siemion, cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, citado pela revista Forbes.

Siemion, que colabora também no SETI, discursava numa palestra da Association for the Advancement of Science em Seattle, sob o título Hunting for Technosignatures, quando deu conta que é mais provável que o Homem encontre vida inteligente primeiro.

“A vida inteligente está em vantagem, porque pode ser encontrada em toda a galáxia”.

O especialista explicou que a procura por formas de vida mais simples – como algas extraterrestres – que os cientistas supõem intuitivamente que são mais abundantes e, por isso, mais fáceis de encontrar, é realmente muito limitada.

Tudo isto porque a tecnologia atualmente disponível e projetada para o futuro restringe a investigação ao Sistema Solar e a outras estrelas próximas.

Problema das bioassinaturas

Além disso, observou, há ainda um problema associado às bioassinaturas químicas dos planetas. Estas podem ser ambíguas, ao contrário das assinaturas tecnológicas. “Nunca poderemos ter a certeza de que o metano ou outros produtos químicos semelhantes que detetámos são realmente produzidos por seres vivos”, disse.

E continuou: “Tudo se resume à estatística – a vida [extraterrestre] básica pode realmente ser muito comum, mas é muito menos provável que venhamos a encontrá-la”.

Em sentido oposto, defendeu, a vida inteligente pode enviar evidências da sua existência através do Cosmos através de ondas de rádio, pulsos laser ou outras formas de radiação eletromagnética, que seriam mais fáceis de associar à vida alienígena.

Para já, nenhuma forma de vida extraterrestre foi encontrada. A procura continua.

ZAP //

5 Comments

      • Espero q seja apenas má construção da frase, porque quem não presta são esses senhores e quem acha q eles são “pessoas de bem”… porque são machistas, racistas, xenófobos, homofóbicos… and so on and so on

      • Vida política, meu amigo. Esqueça como são como seres humanos. Não são como nós. Precisam apenas dirigir o país e pronto! Se se preocupassem mais com o que e como estão fazendo as coisas para que foram eleitos, deixariam a “personalidade” deles de lado e seriam mais felizes…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.