A primeira forma de vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

Ethan Tweedie

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI).

A procura de vida para lá da Terra e falta de sinais destes seres extraterrestres inquietam há muito a comunidade científica. Num Universo tão vasto e repleto de mundos – muitos dos quais ainda desconhecidos -, defendem os cientistas, não é descabido pensar que existem outros seres, podendo estes ser inteligentes ou simples micro-organismos.

“Existem dois cavalos na corrida para encontrar vida para além da Terra (…) A primeira passada pela procura de assinaturas químicas dos planetas e a segunda implica inteligência extraterrestre”, começou por explicar Andrew Siemion, cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, citado pela revista Forbes.

Siemion, que colabora também no SETI, discursava numa palestra da Association for the Advancement of Science em Seattle, sob o título Hunting for Technosignatures, quando deu conta que é mais provável que o Homem encontre vida inteligente primeiro.

“A vida inteligente está em vantagem, porque pode ser encontrada em toda a galáxia”.

O especialista explicou que a procura por formas de vida mais simples – como algas extraterrestres – que os cientistas supõem intuitivamente que são mais abundantes e, por isso, mais fáceis de encontrar, é realmente muito limitada.

Tudo isto porque a tecnologia atualmente disponível e projetada para o futuro restringe a investigação ao Sistema Solar e a outras estrelas próximas.

Problema das bioassinaturas

Além disso, observou, há ainda um problema associado às bioassinaturas químicas dos planetas. Estas podem ser ambíguas, ao contrário das assinaturas tecnológicas. “Nunca poderemos ter a certeza de que o metano ou outros produtos químicos semelhantes que detetámos são realmente produzidos por seres vivos”, disse.

E continuou: “Tudo se resume à estatística – a vida [extraterrestre] básica pode realmente ser muito comum, mas é muito menos provável que venhamos a encontrá-la”.

Em sentido oposto, defendeu, a vida inteligente pode enviar evidências da sua existência através do Cosmos através de ondas de rádio, pulsos laser ou outras formas de radiação eletromagnética, que seriam mais fáceis de associar à vida alienígena.

Para já, nenhuma forma de vida extraterrestre foi encontrada. A procura continua.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

      • Espero q seja apenas má construção da frase, porque quem não presta são esses senhores e quem acha q eles são “pessoas de bem”… porque são machistas, racistas, xenófobos, homofóbicos… and so on and so on

        • Vida política, meu amigo. Esqueça como são como seres humanos. Não são como nós. Precisam apenas dirigir o país e pronto! Se se preocupassem mais com o que e como estão fazendo as coisas para que foram eleitos, deixariam a “personalidade” deles de lado e seriam mais felizes…

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …