Pela primeira vez em 300 anos, é possível visitar esta ilha em Cabo Cod

Pela primeira vez em 300 anos, uma ilha ao largo da costa de Cabo Cod, península em forma de gancho no estado norte-americano de Massachusetts, está aberta ao público.

A Ilha Sipson é propriedade privada desde 1711, quando foi vendida pelo povo Monomoyick aos colonos brancos. Agora, o recém-criado Sipson Island Trust, com a ajuda de uma organização sem fins lucrativos local, espera restaurar e cuidar da ilha usando o valor nativo americano para ver a terra como um presente para todos usarem.

“É realmente importante para nós, como organização e comunidade, sermos capazes de comunicar a importância desta história indígena e ensinar os valores daqueles que viveram na ilha antes de 1711”, disse Tasia Blough, presidente do Sipson Island Trust, em declarações à CNN.

A ilha de 9,7 hectares, que foi inaugurada no passado sábado, está localizada perto da costa de Cabo Cod, numa área conhecida como Pleasant Bay – uma área de preocupação ambiental crítica.

Agora que está aberta ao público, os visitantes podem desfrutar de caminhadas, das praias, mergulho e vistas de 360 graus de toda a área de Pleasant Bay.

“Quando estava à venda, havia várias organizações conservacionistas que queriam encontrar uma forma de arrecadar o dinheiro. Protegê-la, preservá-la, e torná-la acessível ao público”, disse Blough.

O problema sempe foi o custo. O preço de cerca de 10 milhões de euros era demasiado alto para uma organização sem fins lucrativos. Nos últimos quatro anos, a organização The Friends of Pleasant Bay ajudou a levantar capital e estender a data de encerramento para que isso acontecesse. Em junho, o trust privado criado para administrar a ilha conseguiu a propriedade por 4,5 milhões.

Os visitantes são incentivados a aceder a ilha pela costa leste. No entanto, apenas barcos de calado raso com menos de 6,7 metros podem desembarcar devido ao sensível ecossistema da água.

O plano de cinco anos é derrubar três das quatro estruturas da ilha para criar e construir um centro de pesquisa e educação ao ar livre. O objetivo é restaurar a ecologia da ilha, apoiar a educação e a investigação histórica e ambiental e proporcionar recreação pública em Sipson e arredores.

Ainda há 3,2 hectares na propriedade que não pertencem ao Sipson Island Trust, mas a associação espera angariar fundos rapidamente para poder administrar toda a ilha.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …

Portugal em grupo de países com "tendência preocupante", mas "risco moderado"

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou Portugal, esta quinta-feira, num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado". Na avaliação de risco hoje atualizada e …

Finlândia restringe entrada de turistas vindos de 13 países (e recorre a cães para controlar infeções)

Helsínquia anunciou hoje uma diminuição do número de países cujos habitantes podem entrar sem restrições na Finlândia, devido ao agravamento da epidemia de covid-19. Portugal continua na lista dos indesejados. A partir de segunda-feira, apenas os …

Virologista alemão defende que a verdadeira pandemia só agora começou

O virologista alemão Christian Drosten, cientista de referência e assessor do Governo alemão para os temas da covid-19, advertiu esta quinta-feira que a “verdadeira pandemia” do novo coronavírus só agora está a começar. “A verdadeira pandemia …

Manchester United deixou de ser um destino atraente. Porquê?

Ole Gunnar Solskjær tem de ser um bom vendedor, avisa a antiga figura do clube, Andy Cole. Os dois maiores rivais estão a ultrapassar o United no mercado. 20 campeonatos conquistados. 12 Taças de Inglaterra. Campeão …

Doentes com dengue podem ter imunidade contra coronavírus, sugere estudo

Um estudo que analisou a dinâmica da covid-19 no Brasil indica que cidadãos infetados com dengue poderão desenvolver alguma imunidade contra o novo coronavírus, numa investigação que ainda não está concluída. De acordo com o estudo, …

Especialistas apontam várias mentiras no discurso de Bolsonaro na ONU

O Presidente brasileiro afirmou, na terça-feira, que o país é vítima de uma "campanha brutal de desinformação sobre a Amazónia". Sobre a pandemia de covid-19, Jair Bolsonaro considerou que o seu Governo agiu de forma …