Primeira vacina contra a malária será lançada em 2018

Sebastian Rich / Unicef

Kit para teste de malária

Kit para teste de malária

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o lançamento da primeira vacina do mundo contra a malária para 2018.

Em comunicado, a agência da ONU informou que o projeto-piloto será feito na África Subsaariana. Para o diretor do Programa Global de Malária da OMS, Pedro Alonso, a iniciativa é um marco na luta contra a doença.

A decisão de produzir a vacina é resultado de uma parceria do laboratório GlaxoSmithKline com a Fundação Bill & Melinda Gates e a Path Malaria Vaccine Initiative (MVI).

A imunização, conhecida como RTS,S, age contra o parasita da malária, P. falciparum, muito comum na África.

A vacina, que passou por fases de testes, deve oferecer proteção parcial contra a malária em crianças de 17 meses a 5 anos. A etapa inicial custou 15 milhões de dólares. Os parceiros prometem mais 37 milhões de dólares para os próximos quatro anos.

A OMS alerta, no entanto, que a vacina sozinha não será uma forma de prevenção absoluta contra a malária, mas que pacientes devem complementar a proteção usando mosquiteiros com inseticida, testes, medicamentos e outras medidas especialmente para bebés e durante a gravidez.

O Fundo Global afirma que a parceria histórica para vencer a malária entre a Gavi e o Unitaid, unindo ainda as três maiores instuições de financiamento de saúde do mundo, deve ajudar a combater a doença, que é uma das maiores causas de morte de crianças em todo o globo.

Rádio ONU

PARTILHAR

RESPONDER

Vitalino Canas: "Andei 40 anos a preparar-me para ser juiz do Tribunal Constitucional"

O ex-secretário de Estado Vitalino Canas assumiu hoje, no parlamento, que esteve nos últimos “40 anos” a preparar-se para “ser juiz do Tribunal Constitucional”, e salientou que se for eleito não será porta-voz “de nenhum …

Lei que proíbe eutanásia "comercial" considerada inconstitucional por tribunal alemão

O Tribunal Constitucional da Alemanha considerou esta quarta-feira inconstitucional uma lei de 2015 que proíbe o suicídio assistido "organizado" por médicos ou associações. A lei privou doentes em fase terminal do "direito de escolher [a sua] …

Relatório policial acusa adeptos portistas de racismo contra jogador do Moreirense

O FC Porto está a ser alvo de um processo disciplinar por acusações de racismo contra um jogador guineense do Moreirense, numa partida disputada dia 10 de janeiro. Depois de toda a polémica a envolver Marega, …

Montijo: Lei que permite veto dos municípios ao aeroporto é "desajustada e desproporcional

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, defendeu hoje, em Lisboa que a lei que permite aos municípios vetar a construção do aeroporto do Montijo é “desajustada e desproporcional”, pelo que deve ser alterada. “O debate …

Multimilionários chineses são quase 800. Já superaram os norte-americanos

O número de novos multimilionários chineses cresceu a um nível recorde até 31 de janeiro, ultrapassando os Estados Unidos (EUA). Apesar do surto do novo coronavírus, que tem afetado a economia chinesa, há empresas que …

Ex-jogador dos Chicago Bulls assina pelo FC Porto

O FC Porto contratou até final da época o basquetebolista norte-americano Rawle Alkins, que já jogou na NBA ao serviço dos Chicago Bulls, para substituir o lesionado compatriota Will Sheehey, anunciou hoje o clube. “Sei que …

Sánchez e Torra iniciam diálogo. Mas mantêm braço de ferro sobre a Catalunha

Os governos de Espanha e da Catalunha iniciam esta quarta-feira o diálogo sobre a questão catalã. Mas se por parte do primeiro os membros da mesa são todos ministros, do lado catalão, alguns dos escolhidos …

Alcochete. Arguido iliba Mustafá de dar ordem para o ataque à academia

O arguido Valter Semedo disse hoje em tribunal que o objetivo da ida a Alcochete no dia da invasão à academia do Sporting consistia em mostrar aos jogadores "descontentamento de uma maneira não simpática". Além …

Arábia Saudita vai lançar campeonato de futebol feminino

A Arábia Saudita, que procura afastar a imagem de um reino ultraconservador, vai lançar um campeonato de futebol feminino, com o objetivo de reforçar a participação das mulheres no desporto. A primeira temporada da competição acontecerá …

"Ténis, digo-te adeus". Maria Sharapova anuncia final da carreira

A tenista russa Maria Sharapova, antiga líder do ranking mundial e detentora de cinco títulos do Grand Slam, anunciou hoje o final da sua carreira, através de um artigo publicado nas revistas Vogue e Vanity …