A primeira respiração. Cientistas captam imagens detalhadas dos pulmões de recém-nascidos

Uma equipa de investigadores captou imagens detalhadas dos pulmões de recém-nascidos quando estes respiraram pela primeira vez.

David Tingay, investigador do Murdoch Children’s Research Institute (MCRI), não tem dúvidas de que o nascimento é um dos eventos respiratórios mais mal compreendidos da medicina.

Por isso, uma equipa de cientistas levou a cabo uma investigação, na qual usou tecnologia de ponta, como tomografia de impedância elétrica (EIT), para conseguir imagens altamente detalhadas dos pulmões. O processo permitiu aos cientistas gerar imagens de alta resolução, nas quais se vê o ar a mover-se pelos pulmões a cada respiração.

A tecnologia não só permitiu à equipa ver profundamente os pulmões, como também mostrou ser o único método eficaz na obtenção de imagens contínuas destes órgãos sem usar radiação ou interromper os cuidados neonatais, que muitas vezes salvam vidas.

O estudo, publicado no dia 3 de fevereiro na revista científica American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, mostrou que os pulmões dos recém-nascidos são “muito mais complicados do que o que os métodos tradicionais de monitorização haviam sugerido anteriormente”, disse Tingay.

De acordo com o EurekAlert, o investigador está agora a analisar se o uso desta tecnologia em bebés prematuros pode ajudar a prever que crianças poderão desenvolver problemas pulmonares no futuro.

O primeiro choro de um bebé

Quando um bebé nasce, pais, parteiras e obstetras ficam satisfeitos por ouvir os primeiros gritos. “Chorar é um processo que areja rapidamente o pulmão, razão pela qual 80% de todas as respirações imediatamente após o nascimento são choro”, explicou David Tingay.

Esta investigação permitiu aos cientistas chegar à conclusão de que a expiração é também muito importante durante os primeiros choros. “Logo após o nascimento, o pulmão ainda corre o risco de colapsar e os espaços aéreos podem encher-se de fluido quando o bebé expira.”

“Os recém-nascidos são extremamente inteligentes, pois expiram após um choro”, o que significa que, com este processo, “movem o gás de regiões bem arejadas para as áreas dos pulmões que ainda estão cheias de fluido, evitando o colapso“, acrescentou o especialista.

“Melhorar as intervenções na sala de parto requer a compreensão dos processos que definem o sucesso e a falha respiratória no nascimento. Este estudo reduziu significativamente essa lacuna de conhecimento”, rematou.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cristiano Ronaldo no...Barcelona?

Será uma "utopia" do presidente do Barcelona colocar o português na equipa de Lionel Messi. Mas Laporta já começou a agir. Ainda não se sabe se Lionel Messi vai continuar no Barcelona. A renovação parece estar …

Afinal, a atividade geológica não é aleatória. É impulsionada por ciclos

Ao longos dos tempos, os especialistas têm proposto a existência de ciclos de grandes acontecimentos, tendo em conta a atividade vulcânica e extinções em massa na terra e no mar. Agora, uma análise de grandes …

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …