A primeira respiração. Cientistas captam imagens detalhadas dos pulmões de recém-nascidos

Uma equipa de investigadores captou imagens detalhadas dos pulmões de recém-nascidos quando estes respiraram pela primeira vez.

David Tingay, investigador do Murdoch Children’s Research Institute (MCRI), não tem dúvidas de que o nascimento é um dos eventos respiratórios mais mal compreendidos da medicina.

Por isso, uma equipa de cientistas levou a cabo uma investigação, na qual usou tecnologia de ponta, como tomografia de impedância elétrica (EIT), para conseguir imagens altamente detalhadas dos pulmões. O processo permitiu aos cientistas gerar imagens de alta resolução, nas quais se vê o ar a mover-se pelos pulmões a cada respiração.

A tecnologia não só permitiu à equipa ver profundamente os pulmões, como também mostrou ser o único método eficaz na obtenção de imagens contínuas destes órgãos sem usar radiação ou interromper os cuidados neonatais, que muitas vezes salvam vidas.

O estudo, publicado no dia 3 de fevereiro na revista científica American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, mostrou que os pulmões dos recém-nascidos são “muito mais complicados do que o que os métodos tradicionais de monitorização haviam sugerido anteriormente”, disse Tingay.

De acordo com o EurekAlert, o investigador está agora a analisar se o uso desta tecnologia em bebés prematuros pode ajudar a prever que crianças poderão desenvolver problemas pulmonares no futuro.

O primeiro choro de um bebé

Quando um bebé nasce, pais, parteiras e obstetras ficam satisfeitos por ouvir os primeiros gritos. “Chorar é um processo que areja rapidamente o pulmão, razão pela qual 80% de todas as respirações imediatamente após o nascimento são choro”, explicou David Tingay.

Esta investigação permitiu aos cientistas chegar à conclusão de que a expiração é também muito importante durante os primeiros choros. “Logo após o nascimento, o pulmão ainda corre o risco de colapsar e os espaços aéreos podem encher-se de fluido quando o bebé expira.”

“Os recém-nascidos são extremamente inteligentes, pois expiram após um choro”, o que significa que, com este processo, “movem o gás de regiões bem arejadas para as áreas dos pulmões que ainda estão cheias de fluido, evitando o colapso“, acrescentou o especialista.

“Melhorar as intervenções na sala de parto requer a compreensão dos processos que definem o sucesso e a falha respiratória no nascimento. Este estudo reduziu significativamente essa lacuna de conhecimento”, rematou.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …