Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível campeão de vendas: 40 mil exemplares é a tiragem portuguesa.

Segundo noticiou o Diário de Notícias (DN), este não é um álbum tradicional, mas aquele que pretende celebrar os 60 anos do seu nascimento pelas mãos de Goscinny e Uderzo.

A história desta nova aventura pode contar-se em poucas palavras: Adrenalina, a filha do célebre líder gaulês Vercingétorix é perseguida pelos romanos e encontra refúgio na aldeia de Astérix. Só que além dos problemas que os romanos vão causar, a jovem introduz o tema das diferenças intergeracionais e de outras modas atuais.

É a primeira vez que uma personagem feminina ocupa numa aventura de Astérix o papel principal, sendo que Astérix e Obélix são os seus protetores e não descansam de andar atrás dela ao longo das 48 páginas do álbum, sai no próximo dia 24, lê-se no DN.

E não foram precisos muitos minutos após a revelação da capa para se encontrarem bastantes traços parecidos com a mais famosa jovem ativista ambiental, Greta Thunberg. Que aliás tem no seu nome completo uma “referência” a outro personagem de banda desenhada: Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg.

Basta ver a capa, onde Adrenalina surge com poses já vistas na jovem sueca, com a famosa trança, os braços cruzados, os olhos semicerrados e o rosto contraído – como quando enfrenta os grandes destruidores do planeta.

Para que Adrenalina não morra de tédio na aldeia gaulesa, a dupla que escreve e desenha este herói criou uma história bem ao gosto dos 37 álbuns já publicados e com a introdução de novas personagens para acompanharem Adrenalina.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só lhe faltam metade das tranças, ser entroncada em vez de esguia e ser loira em vez de ruiva. Já inventavamos menos, não? Para quem conhece bem as personagens desta saga sabe bem que o tipo de personagens femininos é aquele décadas antes da pequenita essa de que tanto se fala ter vindo ao mundo. Passem bem.

    • É mesmo José Carlos!!!
      Nem sei como se lembraram de escrever uma notícia destas… a miúda nem sequer é parecida e nem sequer mencionada na notícia original…
      A influência à volta de Greta é bem forte. No meio disto tudo, sinto mesmo pena da miúda por estar a ser usada desta forma… o sofrimento dela é genuíno… 🙁

RESPONDER

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …