Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível campeão de vendas: 40 mil exemplares é a tiragem portuguesa.

Segundo noticiou o Diário de Notícias (DN), este não é um álbum tradicional, mas aquele que pretende celebrar os 60 anos do seu nascimento pelas mãos de Goscinny e Uderzo.

A história desta nova aventura pode contar-se em poucas palavras: Adrenalina, a filha do célebre líder gaulês Vercingétorix é perseguida pelos romanos e encontra refúgio na aldeia de Astérix. Só que além dos problemas que os romanos vão causar, a jovem introduz o tema das diferenças intergeracionais e de outras modas atuais.

É a primeira vez que uma personagem feminina ocupa numa aventura de Astérix o papel principal, sendo que Astérix e Obélix são os seus protetores e não descansam de andar atrás dela ao longo das 48 páginas do álbum, sai no próximo dia 24, lê-se no DN.

E não foram precisos muitos minutos após a revelação da capa para se encontrarem bastantes traços parecidos com a mais famosa jovem ativista ambiental, Greta Thunberg. Que aliás tem no seu nome completo uma “referência” a outro personagem de banda desenhada: Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg.

Basta ver a capa, onde Adrenalina surge com poses já vistas na jovem sueca, com a famosa trança, os braços cruzados, os olhos semicerrados e o rosto contraído – como quando enfrenta os grandes destruidores do planeta.

Para que Adrenalina não morra de tédio na aldeia gaulesa, a dupla que escreve e desenha este herói criou uma história bem ao gosto dos 37 álbuns já publicados e com a introdução de novas personagens para acompanharem Adrenalina.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só lhe faltam metade das tranças, ser entroncada em vez de esguia e ser loira em vez de ruiva. Já inventavamos menos, não? Para quem conhece bem as personagens desta saga sabe bem que o tipo de personagens femininos é aquele décadas antes da pequenita essa de que tanto se fala ter vindo ao mundo. Passem bem.

    • É mesmo José Carlos!!!
      Nem sei como se lembraram de escrever uma notícia destas… a miúda nem sequer é parecida e nem sequer mencionada na notícia original…
      A influência à volta de Greta é bem forte. No meio disto tudo, sinto mesmo pena da miúda por estar a ser usada desta forma… o sofrimento dela é genuíno… 🙁

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …