Já abriu uma clínica especializada em tratar viciados no TikTok

A clínica suíça, que tem lugar para 30 pacientes, rapidamente ficou sem vagas. A terapia passa por ajudar os viciados no TikTok a encontrar outros passatempos, como artes ou desporto.

Em resposta ao crescente vício dos mais jovens no TikTok, abriu uma nova clínica de reabilitação na cidade de Thun, no cantão de Berna, na Suíça, especializada em ajudar quem está viciado na rede social.

O TikTok, uma popular aplicação de partilha de vídeos que funciona como uma plataforma de redes sociais, é particularmente usado por jovens com entre 12 e 19 anos, segundo um estudo realizado pela Universidade de Zurique.

O estudo destaca que muitos destes jovens fazem um “uso problemático” do TikTok e de outras redes sociais, a ponto de necessitarem de ajuda psicológica. A nova clínica foi especificamente projetada para auxiliar jovens a superarem a dependência do TikTok.

A clínica, que disponibiliza 30 vagas, rapidamente alcançou viu todas as vagas ocupadas, evidenciando a alta procura pelos seus serviços, com uma lista de espera de várias semanas, explica o The Local.

Stephan Kupferschmid, chefe da clínica, descreve o TikTok como um “aspirador de atenção“, onde o impulso por gratificação imediata supera as más consequências a longo prazo, um traço característico da adição.

A abordagem terapêutica adotada pela clínica foca.se na identificação e promoção de alternativas saudáveis ao uso das redes sociais, incluindo atividades desportivas e artísticas. O objetivo é ensinar os jovens a organizar as suas vidas quotidianas sem a dependência do consumo de redes sociais. Kupferschmid ressalta a importância de terapias específicas para a faixa etária, reconhecendo que os jovens beneficiam particularmente de abordagens personalizadas.

Este desenvolvimento sublinha a necessidade crescente de reconhecer e tratar adições comportamentais, especialmente num mundo cada vez mais digitalizado onde as plataformas de redes sociais desempenham um papel central na vida dos jovens.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.