Quando disse que preferia ser assassinado do que mentir ao seu país, Yevgeny Prigozhin falou sobre um avião que se “desmoronava no ar”.
As teorias à volta de Yevgeny Prigozhin acumulam-se. Agora sobre uma aparente premonição.
O avião onde seguia o líder do Grupo Wagner caiu na semana passada. Houve teorias que apontavam para que Prigozhin não estivesse mesmo no avião.
Mas, neste domingo, o Comité de Investigação da Rússia anunciou que os exames genéticos confirmaram que Prigozhin era um dos 10 ocupantes do avião. Todos morreram.
Em Abril deste ano, numa entrevista a um blogger militar, Semyon Pegov, Prigozhin parecia prever o seu final.
Nessa conversa, recuperada pela Reuters, o militar disse que preferia ser assassinado do que mentir ao seu país. E falou sobre um avião que caía.
O líder do Grupo Wagner dizia que a Rússia estava próxima de um desastre porque quem contava a verdade, quem não tinha medo do Kremlin, estava a ser expulso do país.
“Hoje chegamos ao ponto de ebulição. Porque falo sobre isto tão honestamente? Porque devo isso, diante daquelas pessoas que viverão neste país. Estão a mentir a essas pessoas. É melhor matarem-me“.
E acrescentou: “Não vou mentir: devo dizer, honestamente, que a Rússia está à beira do desastre. E, se essas engrenagens não forem ajustadas já, o avião vai desmoronar-se no ar“.
Obviamente os comentários no Telegram multiplicaram-se: “Ele sabia”, escreveu o primeiro utilizador que reagiu a este excerto.
Há quem escreva publicamente que Vladimir Putin foi o responsável pela queda do avião: “Só podes ser burro se não acreditas nisso”.
Por outro lado, há comentários que aponta para a Ucrânia: “É inconveniente para nós (russos) perder um herói como este. Foi a Ucrânia que o matou, sob ordem dos serviços especiais dos Estados Unidos da América e dos anglo-saxónicos”.
Mas há quem continue a acreditar que Yevgeny Prigozhin está vivo: “Está na Jamaica, a beber pina colada”.
Tudo combibado entre amigos, assassinos.
Vivinjo da silva.
Claro que a Putin a teoria de que foi a Ucrânia assenta que nem uma luva. No final vai ser esta a teoria oficial da Rússia, vamos aguardar!
Eu quero lá saber o que diz o Putin. Foi ele e acabou. O que é que interessa o que ele diz?!!