Euribor abrandou mas prestação da casa sobe até 307 euros amanhã

1

JAMoutinho / Flickr

As cores da Ribeira, no Porto

Silicon Valley Bank? Credit Suisse? Os portugueses que contraíram empréstimo para comprar casa não notam diferenças.

Amanhã, sábado, começa mais um mês e Abril vai ser sinónimo de subida nas prestações do crédito à habitação. Subidas acentuadas, em algumas famílias.

Nos últimos tempos a subida das taxas Euribor, que têm acumulado recordes nos últimos meses, abrandou um pouco.

As Euribor são calculadas nos empréstimos que os bancos fazem entre si e usadas depois como indexantes nos contratos financeiros.

Esse abrandamento está directamente relacionado com as quedas do Silicon Valley Bank e do Credit Suisse, que abanaram a banca e os mercados financeiros.

Mesmo assim, em Abril irão registar-se subidas de, no máximo, cerca de 300 euros por mês na prestação da casa. Tal como aconteceu em Março, aliás.

O portal Eco deixou um exemplo: um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, com um spread (margem comercial do banco) de 1%.

Nas taxas Euribor a 3 meses, a prestação sobe mais de 70 euros; nas Euribor a 6 meses, sobe 139 euros; nas Euribor a 12 meses, regista-se a maior subida, de 307,5 euros.

Essas alterações vão verificar-se obviamente nos contratos com taxa variável – e há quase 1.5 milhões de contratos com taxa variável em Portugal. Ou seja, 90% dos empréstimos à habitação têm taxa variável.

Prevê-se para os próximos meses, e depois dos casos bancários recentes, uma suavização nas subidas dos juros, para não desestabilizar o sistema financeiro.

Mas, para já, e por causa dos aumentos registados nos meses anteriores, as prestações da casa continuarão a subir, podendo “acalmar” depois.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.