Presidente do Sri Lanka demite-se. Parlamento escolhe substituto na próxima semana

1

Chamila Karunarathne / EPA

Mahinda Rajapaksa

O líder do parlamento do Sri Lanka anunciou hoje que o Presidente, Gotabaya Rajapaksa, apresentou oficialmente a sua demissão na quinta-feira e que o processo de substituição deverá estar concluído numa semana.

Mahinda Yapa Abeyweardana informou que o parlamento vai dar início ao processo de eleição de um novo Presidente no sábado, o que deverá estar concluído no prazo de sete dias, acrescentou.

Rajapaksa fugiu do país na quarta-feira, num momento de protestos crescentes para que se demitisse por causa de uma crise económica.

Os manifestantes, que tinham ocupado edifícios governamentais, voltaram a casa na quinta-feira, restaurando alguma calma nas ruas.

Os manifestantes acusam Rajapaksa e a sua poderosa família política de desviar dinheiro dos cofres do Governo durante anos e a sua administração de apressar o colapso do país através de uma má gestão da economia.

A família negou as alegações de corrupção, mas Rajapaksa reconheceu que algumas das suas políticas contribuíram para a crise vivida no país.

Meses de protestos atingiram o ponto mais alto no fim de semana, quando manifestantes ocuparam o palácio presidencial, bem como a residência oficial do primeiro-ministro, Ranil Wickremesinghe. Na quarta-feira, cercaram o gabinete de Wickremesinghe.

Os manifestantes inicialmente juraram manter-se nesses locais até que um novo Governo estivesse em funções, mas o movimento mudou de tática na quinta-feira, aparentemente preocupado com o facto de qualquer escalada de violência poder minar a sua mensagem, após os confrontos da noite anterior fora do parlamento, que resultaram em dezenas de feridos.

Lusa //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.