Presidente polaco falou ao telefone com Guterres sobre a comunidade LGBT e a 2.ª Guerra (mas não era Guterres)

O recém-eleito Presidente da Polónia, Andrzej Duda, julgava que estava a conversar por telefone com António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas. Falou-se da pandemia, da comunidade LGBT e da II Guerra Mundial. Porém, do outro lado, estava um comediante e imitador russo.

Na segunda-feira, um comediante russo conversou por telefone com o recém-eleito Presidente da Polónia, Andrzej Duda, fazendo-se passar por António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas. Conhecido por Vovan, Vladimir Kuznetsov divulgou a conversa de 11 minutos no Youtube. Esta quarta-feira, o gabinete do Presidente confirmou a veracidade da chamada.

De acordo com a Associated Press, o comediante deu os parabéns a Duda pela sua recente reeleição para a Presidência da Polónia.

O Politico relata que Duda disse que a Polónia tem a pandemia de covid-19 “sob controlo” e que não representa um risco para a sua campanha eleitoral. Além disso, o Presidente disse que Trump “não ligou, mas talvez tenha enviado uma carta oficial”. Duda reuniu-se com o presidente dos Estados Unidos dias antes da eleição.

O falso Guterres falou também dos comentários hostis da sua campanha sobre a comunidade LGBT, ao que Duda respondeu que tem “enorme respeito por todos os seres humanos”.

O comentador mencionou que tinha falado com o ex-primeiro-ministro polaco Donald Tusk, rival de longa data do partido Lei e Justiça de Duda, que não gostou quando, durante a campanha eleitoral, Duda afirmou que a “ideologia” LGBTQ era pior do que o comunismo. O Presidente polaco disse que Tusk não gostava dele. Em resposta, na quarta-feira de manhã, Tusk publicou no Twitter: “Eu gosto de você, senhor Presidente. Especialmente pela sua abertura”.

Na mesma conversa, Duda rejeitou também a sugestão provocativa de que a Polónia tentaria reivindicar a cidade ucraniana de Lviv, que fazia parte do país antes da II Guerra Mundial. “Não! Não!”, disse Duda, acrescentando que nenhum grupo político na Polónia nutria tal ideia.

Duda disse ainda que a Polónia teve uma “discussão sobre a história” com o presidente russo Vladimir Putin sobre a II Guerra Mundial e a “ocupação” soviética da Polónia após a guerra.

Em vários pontos da conversa, conduzida em inglês, o Presidente polaco mostra-se surpreendido com as questões do falso Guterres, mas continua a referir-se ao impostor como “Sua Excelência”.

Na quarta-feira, depois da conversa ter sido divulgada pelo comediante russo, Duda escreveu na rede social Twitter que percebeu que “algo estava errado”. O Presidente disse ter ficado desconfiado porque Guterres não pronuncia o nome da marca polaca de vodka Zubrowka tão bem como o interlocutor o fez.

https://twitter.com/AndrzejDuda/status/1283370856316624901

A Agência de Segurança Interna disse, em comunicado, que a chamada foi autorizada por um funcionário da missão da Polónia nas Nações Unidas e que as suas ações estão sob investigação.

As relações da Polónia com a Rússia estão tensas, especialmente com o apoio da Polónia ao desejo da Ucrânia de estabelecer laços mais estreitos com a União Europeia.

Esta não foi a primeira vez que comediantes russos envergonham políticos europeus. Kuznetsov, juntamente com o russo Alexei Stolyarov, conhecido como Lexus, já fizeram chamadas telefónicas semelhantes com o Presidente francês, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, Elton John e o príncipe Harry.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Corona wirus? Caramba! Nem a voz é minimamente parecida! O presidente da Polónia nem soube fazer o trabalho de casa! Será que sabe quem é o Guterres? Até o tipo de inglês. O russo fala mal, mas o Guterres é ainda pior? Começa bem esse presidente da Polónia…

RESPONDER

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …

United e City preparam guerra de licitações por Nuno Mendes

Manchester United e Manchester City estão interessados na contratação de Nuno Mendes e preparam-se para entrar numa guerra de licitações. Está cada vez mais difícil a tarefa do Sporting de manter Nuno Mendes em Alvalade. O …

Secretário de Estado confirma: final da Taça não vai ter público

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto confirmou, esta segunda-feira, que a final da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e Benfica, que será disputada este domingo em Coimbra, não terá público. João …

Número de funcionários públicos cresceu 3%. É o maior aumento em quase uma década

No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo, há mais 21 mil funcionários públicos. É o maior aumento em nove anos, atingindo um total de 725.775 trabalhadores. O número de funcionários públicos aumentou …

Rúben Dias eleito o melhor do ano da Premier League pelo The Athletic

Rúben Dias foi escolhido pelo The Athletic como o melhor jogador do ano da Premier League. O central português foi campeão ao serviço do Manchester City. A qualidade de Rúben Dias não tem passado despercebida em …

Profissionais de saúde já podem deixar o SNS. Limitação terminou com o estado de emergência

Durante a pandemia, foi criada uma limitação às transferências entre unidades e saídas para o privado, que terminou com o fim do estado de emergência. O fim do estado de emergência implica o término da limitação …

Sporting e FC Porto na luta por seis títulos

Final da Liga Europeia de hóquei em patins foi o exemplo mais recente. Mas já aconteceram outros casos; e outros surgirão ainda nesta temporada. Quando, em julho de 2020, FC Porto e Sporting protagonizaram o jogo …