Presidente polaco falou ao telefone com Guterres sobre a comunidade LGBT e a 2.ª Guerra (mas não era Guterres)

O recém-eleito Presidente da Polónia, Andrzej Duda, julgava que estava a conversar por telefone com António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas. Falou-se da pandemia, da comunidade LGBT e da II Guerra Mundial. Porém, do outro lado, estava um comediante e imitador russo.

Na segunda-feira, um comediante russo conversou por telefone com o recém-eleito Presidente da Polónia, Andrzej Duda, fazendo-se passar por António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas. Conhecido por Vovan, Vladimir Kuznetsov divulgou a conversa de 11 minutos no Youtube. Esta quarta-feira, o gabinete do Presidente confirmou a veracidade da chamada.

De acordo com a Associated Press, o comediante deu os parabéns a Duda pela sua recente reeleição para a Presidência da Polónia.

O Politico relata que Duda disse que a Polónia tem a pandemia de covid-19 “sob controlo” e que não representa um risco para a sua campanha eleitoral. Além disso, o Presidente disse que Trump “não ligou, mas talvez tenha enviado uma carta oficial”. Duda reuniu-se com o presidente dos Estados Unidos dias antes da eleição.

O falso Guterres falou também dos comentários hostis da sua campanha sobre a comunidade LGBT, ao que Duda respondeu que tem “enorme respeito por todos os seres humanos”.

O comentador mencionou que tinha falado com o ex-primeiro-ministro polaco Donald Tusk, rival de longa data do partido Lei e Justiça de Duda, que não gostou quando, durante a campanha eleitoral, Duda afirmou que a “ideologia” LGBTQ era pior do que o comunismo. O Presidente polaco disse que Tusk não gostava dele. Em resposta, na quarta-feira de manhã, Tusk publicou no Twitter: “Eu gosto de você, senhor Presidente. Especialmente pela sua abertura”.

Na mesma conversa, Duda rejeitou também a sugestão provocativa de que a Polónia tentaria reivindicar a cidade ucraniana de Lviv, que fazia parte do país antes da II Guerra Mundial. “Não! Não!”, disse Duda, acrescentando que nenhum grupo político na Polónia nutria tal ideia.

Duda disse ainda que a Polónia teve uma “discussão sobre a história” com o presidente russo Vladimir Putin sobre a II Guerra Mundial e a “ocupação” soviética da Polónia após a guerra.

Em vários pontos da conversa, conduzida em inglês, o Presidente polaco mostra-se surpreendido com as questões do falso Guterres, mas continua a referir-se ao impostor como “Sua Excelência”.

Na quarta-feira, depois da conversa ter sido divulgada pelo comediante russo, Duda escreveu na rede social Twitter que percebeu que “algo estava errado”. O Presidente disse ter ficado desconfiado porque Guterres não pronuncia o nome da marca polaca de vodka Zubrowka tão bem como o interlocutor o fez.

https://twitter.com/AndrzejDuda/status/1283370856316624901

A Agência de Segurança Interna disse, em comunicado, que a chamada foi autorizada por um funcionário da missão da Polónia nas Nações Unidas e que as suas ações estão sob investigação.

As relações da Polónia com a Rússia estão tensas, especialmente com o apoio da Polónia ao desejo da Ucrânia de estabelecer laços mais estreitos com a União Europeia.

Esta não foi a primeira vez que comediantes russos envergonham políticos europeus. Kuznetsov, juntamente com o russo Alexei Stolyarov, conhecido como Lexus, já fizeram chamadas telefónicas semelhantes com o Presidente francês, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, Elton John e o príncipe Harry.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Corona wirus? Caramba! Nem a voz é minimamente parecida! O presidente da Polónia nem soube fazer o trabalho de casa! Será que sabe quem é o Guterres? Até o tipo de inglês. O russo fala mal, mas o Guterres é ainda pior? Começa bem esse presidente da Polónia…

RESPONDER

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …