Presidente polaco falou ao telefone com Guterres sobre a comunidade LGBT e a 2.ª Guerra (mas não era Guterres)

O recém-eleito Presidente da Polónia, Andrzej Duda, julgava que estava a conversar por telefone com António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas. Falou-se da pandemia, da comunidade LGBT e da II Guerra Mundial. Porém, do outro lado, estava um comediante e imitador russo.

Na segunda-feira, um comediante russo conversou por telefone com o recém-eleito Presidente da Polónia, Andrzej Duda, fazendo-se passar por António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas. Conhecido por Vovan, Vladimir Kuznetsov divulgou a conversa de 11 minutos no Youtube. Esta quarta-feira, o gabinete do Presidente confirmou a veracidade da chamada.

De acordo com a Associated Press, o comediante deu os parabéns a Duda pela sua recente reeleição para a Presidência da Polónia.

O Politico relata que Duda disse que a Polónia tem a pandemia de covid-19 “sob controlo” e que não representa um risco para a sua campanha eleitoral. Além disso, o Presidente disse que Trump “não ligou, mas talvez tenha enviado uma carta oficial”. Duda reuniu-se com o presidente dos Estados Unidos dias antes da eleição.

O falso Guterres falou também dos comentários hostis da sua campanha sobre a comunidade LGBT, ao que Duda respondeu que tem “enorme respeito por todos os seres humanos”.

O comentador mencionou que tinha falado com o ex-primeiro-ministro polaco Donald Tusk, rival de longa data do partido Lei e Justiça de Duda, que não gostou quando, durante a campanha eleitoral, Duda afirmou que a “ideologia” LGBTQ era pior do que o comunismo. O Presidente polaco disse que Tusk não gostava dele. Em resposta, na quarta-feira de manhã, Tusk publicou no Twitter: “Eu gosto de você, senhor Presidente. Especialmente pela sua abertura”.

Na mesma conversa, Duda rejeitou também a sugestão provocativa de que a Polónia tentaria reivindicar a cidade ucraniana de Lviv, que fazia parte do país antes da II Guerra Mundial. “Não! Não!”, disse Duda, acrescentando que nenhum grupo político na Polónia nutria tal ideia.

Duda disse ainda que a Polónia teve uma “discussão sobre a história” com o presidente russo Vladimir Putin sobre a II Guerra Mundial e a “ocupação” soviética da Polónia após a guerra.

Em vários pontos da conversa, conduzida em inglês, o Presidente polaco mostra-se surpreendido com as questões do falso Guterres, mas continua a referir-se ao impostor como “Sua Excelência”.

Na quarta-feira, depois da conversa ter sido divulgada pelo comediante russo, Duda escreveu na rede social Twitter que percebeu que “algo estava errado”. O Presidente disse ter ficado desconfiado porque Guterres não pronuncia o nome da marca polaca de vodka Zubrowka tão bem como o interlocutor o fez.

https://twitter.com/AndrzejDuda/status/1283370856316624901

A Agência de Segurança Interna disse, em comunicado, que a chamada foi autorizada por um funcionário da missão da Polónia nas Nações Unidas e que as suas ações estão sob investigação.

As relações da Polónia com a Rússia estão tensas, especialmente com o apoio da Polónia ao desejo da Ucrânia de estabelecer laços mais estreitos com a União Europeia.

Esta não foi a primeira vez que comediantes russos envergonham políticos europeus. Kuznetsov, juntamente com o russo Alexei Stolyarov, conhecido como Lexus, já fizeram chamadas telefónicas semelhantes com o Presidente francês, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, Elton John e o príncipe Harry.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Corona wirus? Caramba! Nem a voz é minimamente parecida! O presidente da Polónia nem soube fazer o trabalho de casa! Será que sabe quem é o Guterres? Até o tipo de inglês. O russo fala mal, mas o Guterres é ainda pior? Começa bem esse presidente da Polónia…

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …