/

Presidente polaco falou ao telefone com Guterres sobre a comunidade LGBT e a 2.ª Guerra (mas não era Guterres)

1

O recém-eleito Presidente da Polónia, Andrzej Duda, julgava que estava a conversar por telefone com António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas. Falou-se da pandemia, da comunidade LGBT e da II Guerra Mundial. Porém, do outro lado, estava um comediante e imitador russo.

Na segunda-feira, um comediante russo conversou por telefone com o recém-eleito Presidente da Polónia, Andrzej Duda, fazendo-se passar por António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas. Conhecido por Vovan, Vladimir Kuznetsov divulgou a conversa de 11 minutos no Youtube. Esta quarta-feira, o gabinete do Presidente confirmou a veracidade da chamada.

De acordo com a Associated Press, o comediante deu os parabéns a Duda pela sua recente reeleição para a Presidência da Polónia.

O Politico relata que Duda disse que a Polónia tem a pandemia de covid-19 “sob controlo” e que não representa um risco para a sua campanha eleitoral. Além disso, o Presidente disse que Trump “não ligou, mas talvez tenha enviado uma carta oficial”. Duda reuniu-se com o presidente dos Estados Unidos dias antes da eleição.

O falso Guterres falou também dos comentários hostis da sua campanha sobre a comunidade LGBT, ao que Duda respondeu que tem “enorme respeito por todos os seres humanos”.

O comentador mencionou que tinha falado com o ex-primeiro-ministro polaco Donald Tusk, rival de longa data do partido Lei e Justiça de Duda, que não gostou quando, durante a campanha eleitoral, Duda afirmou que a “ideologia” LGBTQ era pior do que o comunismo. O Presidente polaco disse que Tusk não gostava dele. Em resposta, na quarta-feira de manhã, Tusk publicou no Twitter: “Eu gosto de você, senhor Presidente. Especialmente pela sua abertura”.

Na mesma conversa, Duda rejeitou também a sugestão provocativa de que a Polónia tentaria reivindicar a cidade ucraniana de Lviv, que fazia parte do país antes da II Guerra Mundial. “Não! Não!”, disse Duda, acrescentando que nenhum grupo político na Polónia nutria tal ideia.

Duda disse ainda que a Polónia teve uma “discussão sobre a história” com o presidente russo Vladimir Putin sobre a II Guerra Mundial e a “ocupação” soviética da Polónia após a guerra.

Em vários pontos da conversa, conduzida em inglês, o Presidente polaco mostra-se surpreendido com as questões do falso Guterres, mas continua a referir-se ao impostor como “Sua Excelência”.

Na quarta-feira, depois da conversa ter sido divulgada pelo comediante russo, Duda escreveu na rede social Twitter que percebeu que “algo estava errado”. O Presidente disse ter ficado desconfiado porque Guterres não pronuncia o nome da marca polaca de vodka Zubrowka tão bem como o interlocutor o fez.

https://twitter.com/AndrzejDuda/status/1283370856316624901

A Agência de Segurança Interna disse, em comunicado, que a chamada foi autorizada por um funcionário da missão da Polónia nas Nações Unidas e que as suas ações estão sob investigação.

As relações da Polónia com a Rússia estão tensas, especialmente com o apoio da Polónia ao desejo da Ucrânia de estabelecer laços mais estreitos com a União Europeia.

Esta não foi a primeira vez que comediantes russos envergonham políticos europeus. Kuznetsov, juntamente com o russo Alexei Stolyarov, conhecido como Lexus, já fizeram chamadas telefónicas semelhantes com o Presidente francês, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, Elton John e o príncipe Harry.

ZAP //

1 Comment

  1. Corona wirus? Caramba! Nem a voz é minimamente parecida! O presidente da Polónia nem soube fazer o trabalho de casa! Será que sabe quem é o Guterres? Até o tipo de inglês. O russo fala mal, mas o Guterres é ainda pior? Começa bem esse presidente da Polónia…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.