/

Presidente da Ucrânia toma posse e quer associação com UE até ao fim do mês

Poland MFA / Flickr

Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia

Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia

O novo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, que tomou posse este sábado, garantiu que espera firmar um acordo de associação com a União Europeia (UE) ainda este mês.

“Devemos fazê-lo até 27 de junho. Para mim existe um valor europeu: o da solidariedade. A Ucrânia precisa de solidariedade como o ar que respira”, disse Petro Poroshenko, em reunião com os convidados para a cerimônia de posse.

Poroshenko, o “Rei do Chocolate“, um dos homens mais ricos da Ucrânia, afirmou que está disponível para fechar o acordo assim que Bruxelas dê a sua anuência para “a associação com a UE, uma ampla zona de comércio livre e um regime sem vistos com esta zona da Europa”.

Para o novo chefe de Estado ucraniano “a plena integração económica e a associação política com a UE são mais que um sonho”, é uma agenda para os próximos anos.

No discurso de posse, Poroshenko defendeu o acordo, que foi rejeitado em fevereiro, provocando protestos que culminaram com a queda do ex-presidente Víktor Yanukóvich.

“Vemos o acordo como um primeiro passo para a entrada de pleno direito da Ucrânia na União Europeia”, comentou Poroshenko na presença do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

O presidente russo, Vladimir Putin, voltou a advertir esta sexta-feira, na Normandia, que no caso de uma associação entre a Ucrânia e a UE, a Rússia vai adoptar medidas comerciais proteccionistas.

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.