O presidente da SAD da União de Leiria, Alexander Tolstikov, um assessor deste empresário russo e o director financeiro da mesma sociedade foram detidos na noite de terça-feira.
Uma fonte da Polícia Judiciária disse à agência Lusa que, além de Alexander Tolstikov, foram detidos um cidadão moldavo e o director financeiro da SAD da União de Leiria.
As detenções ocorreram no âmbito da Operação Matrioskas, que conta com mais três arguidos: a SAD e o clube da União de Leiria e um advogado com escritório em Lisboa.
A PJ efectuou, esta terça-feira, buscas nas instalações de União de Leiria, Sporting de Braga, Sporting e Benfica, e ainda em residências particulares, empresas, veículos e num escritório de advogados. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro, proveniente do crime organizado russo, através da transferências de jogadores.
O União de Leiria será o único clube suspeito no âmbito deste caso, e “não existe qualquer suspeita em relação às SAD do Benfica, Sporting e Sporting de Braga”, sublinha uma fonte policial em declarações ao Jornal de Notícias.
A SAD leiriense, cujo clube disputa actualmente a terceira divisão nacional, é detida em 60% pela DS Investment LLP, empresa do grupo russo D-Sports, desde Julho de 2015.
Alexander Tolstikov, que também foi agente de jogadores, assumiu então o lugar de presidente da SAD e é agora suspeito de crimes de branqueamento de capitais, fraude fiscal, falsificação de documentos e associação criminosa.
ZAP / Lusa