Presidente do banco chinês Postal Savings vai ser julgado por corrupção

Livelikerw / Wikimedia

-

O ex-presidente do banco estatal Postal Savings Bank da China (PSBC), Tao Liming, vai ser julgado por corrupção, anunciou hoje a Procuradoria-Geral chinesa, dois anos depois de ter sido colocado em prisão domiciliária.

Tao Liming está acusado de aceitar subornos, desvios de fundos públicos e de peculato, disse hoje a Procuradoria-Geral chinesa, num comunicado citado pela agência Xinhua.

O ex-presidente do PSBC vai ser processado, em data não revelada, juntamente com outras pessoas que serão julgadas na província central de Henan, no distrito de Hebi, acrescenta o texto.

O caso de Tao está incluído numa série de escândalos de corrupção da banca chinesa tornados públicos em 2012, pouco antes da mudança de liderança no Governo chinês em 2013.

A detenção de Tao ocorreu pouco depois da de Yang Kun, um alto funcionário do Banco de Agricultura de China (ABC), e de outros quadros de outras entidades, o que evidenciou, segundo publicaram então alguns diários, que o sistema bancário chinês está “repleto” de empréstimos sem fundos e de apropriações indevidas.

Tao Liming foi presidente do PSBC entre 2007 e 2012, quando foi colocado sob “shuanggui”, um regime de prisão domiciliária especial para os membros do Partido Comunista chinês (PCCh).

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.