Startup promete preservar as suas memórias (mas tem que lhe tirar a vida)

A aceleradora de startups Y Combinator é famosa por apoiar projectos audaciosos e pouco vulgares no seu popular boot camp de três meses – mas nunca até agora tinha tido no seu portfolio algo como a Netcome.

A recém-fundada empresa norte-americana Netcome garante poder preservar cérebros usando um novo método, que assegura ser muito eficaz. A nova técnica tem apenas um pequeno problema: é 100% mortal.

A empresa, fundada por alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT, assegura ter desenvolvido um método para conservar completamente o cérebro humano, incluindo os seus detalhes microscópicos.

A empresa oferece às pessoas a oportunidade de preservar digitalmente as suas memórias para sempre. A única condição é que os clientes devem morrer primeiro. “A nossa missão é preservar o seu cérebro de forma suficientemente intacta para manter todas as suas lembranças”, explica um comunicado publicado no site oficial da empresa.

A Nectome acredita que dentro dos próximos 100 anos os cientistas serão capazes de “recriar a nossa consciência“. Para atingir tal resultado, é necessário antes de mais conservar o cérebro, usando uma técnica que consiste em injectar substâncias químicas especiais no órgão para depois o congelar a temperaturas muito baixas.

No procedimento, o factor mais importante é que o cérebro deve estar vivo na altura do embalsamento. Mas infelizmente, o serviço é “100% fatal”, adverte o co-fundador da empresa, Robert McIntyre, citado pela MIT Technology Review.

O método proposto pela Nectome garante a imortalização de todos os momentos que temos na memória, ou seja, de “um grande capítulo de nosso livro favorito, sensação do frio do inverno, até fritar um pastel ou um instante especial com amigos ou família”.

Robert McIntyre, cuja equipa científica realizou recentemente com sucesso a criogenia do cérebro de um coelho, sublinha que a Nectome se focará inicialmente em fornecer os seus serviços a pacientes terminais – provavelmente, mais dispostos a trocar o resto da vida pela eternidade para as suas memórias.

De acordo com o empresário, há já 25 pessoas em lista de espera para experimentar o serviço, tendo pago cada uma o respectivo depósito de 10 mil dólares – cerca de 8100 euros. Aparentemente, a imortalidade (ou algo parecido) continua com grande procura.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …