Prepare-se para o eclipse total da Super Lua que pode dar dores de cabeça à NASA

Na madrugada de segunda-feira, grande parte do mundo terá a oportunidade de desfrutar do espetáculo raro de um eclipse total da Lua em simultâneo com uma Super Lua – uma sobreposição que não acontecia desde 1982, e só volta a acontecer em 2033.

O eclipse total deve deixar a Lua completamente na sombra, pois a Terra ficará entre esta e o Sol. Já a Super Lua ocorre quando a Lua cheia ou nova se encontra em seu ponto mais próximo da Terra.

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) descreve o que vai acontecer depois da meia-noite: a lua entrará na penumbra da Terra à 1h10, escurecendo progressivamente e adquirindo tons mais acinzentados. Às 2h07, a lua entra na sombra da Terra, começando a ficar com tons mais avermelhados e acastanhados, até que às 2h46 a lua estará no perigeu da sua órbita – o mais curto de 2015 – uma proximidade que faz com a lua apareça 14% maior no céu do que quando a lua cheia ocorre no apogeu.

O início do eclipse total ocorre às 3h11 – quando a lua entra totalmente dentro do cone de sombra da Terra -, que atinge o seu ponto máximo às 3h47 e termina às 4h24.

Embora fique totalmente na sombra, a lua não deixa de ser visível mas apresenta uma cor avermelhada e acastanhada – uma “lua de sangue” (Blood Moon, em inglês). Conforme descreve o OAL, este fenómeno acontece porque durante um eclipse lunar os raios solares incidem na lua após atravessarem a atmosfera terrestre, onde são dispersados e perdem uma grande quantidade de luz azul e verde (que ficam mais retidos na atmosfera). Assim, durante o eclipse, a lua não é iluminada com luz branca mas sim com luz mais avermelhada.

Pelo meio, às 3h50, ocorre o instante da fase de Lua Cheia – a super lua, que ao coincidir com a altura do máximo do eclipse, dá origem a um eclipse da super lua.

O fenómeno termina às 6h24, quando a lua sai completamente da penumbra voltando à sua tonalidade habitual.

Para os entusiastas de astronomia trata-se de um belo espetáculo celeste, mas para a agência espacial americana, a NASA, será motivo de alguma preocupação – e não, não estamos a falar do fim do mundo.

Os cientistas temem que a falta de luz solar devido ao eclipse deixe sem energia uma das suas naves mais importantes, a Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), cuja missão é explorar e monitorizar o satélite natural da Terra.

“Duas coisas acontecem durante um eclipse: faz muito frio e não há luz para carregar as baterias. Com o eclipse, a nave vai ficar sem luz direta do Sol durante cerca de três horas”, disse à BBC o investigador da NASA Noah Petro.

Apesar dos receios da NASA, a agência espacial americana já passou, com êxito, por outros três eclipses lunares nos últimos 17 meses.

“É sempre stressante quando o eclipse está a aproximar-se, mas seguimos os mesmos procedimentos e até hoje não tivemos nenhum problema”, afirmou Dawn Myers, do centro de voos espaciais Goddard, que faz parte da NASA.

O que gera preocupação na NASA é que tecnologias semelhantes às da LRO enfrentaram dificuldades durante eclipses passados. No entanto, a LRO foi projetada já com esses problemas em mente.

“A previsão é que tudo ocorra com normalidade”, afirma Noah Petro. “Vamos pré-aquecer a nave e desligar todos os instrumentos, exceto um, para manter a nave segura”, explica, “como num telemóvel, sempre que recebo o alerta de que tenho 20% de bateria posso desligar o wi-fi ou algumas aplicações para poupar energia”.

O próximo eclipse lunar total deve ocorrer em 2018 e um eclipse lunar e Super Lua simultâneos só voltam a acontecer em 2033.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …