Prepare as suas noites para as 3 chuvas de meteoros de outubro

Outubro de 2016 é um mês especialmente bom para ver meteoros porque a Terra vai cruzar o rastro de três cometas diferentes, dando origem a três chuvas de meteoros: as Dracónidas, as Oriónidas e as Táuridas.

Começamos com as Dracónidas, que em 2011 nos deram um espetáculo de até mil meteoros por hora visíveis no céu. Os dias com mais meteoros visíveis são 7 e 8 de outubro, e o melhor ponto de observação é no hemisfério norte, entre o pôr do sol e a meia-noite.

Simultaneamente, ao entrarmos na cauda do cometa Halley, já é possível observar as Oriónidas, que são visíveis até 7 de novembro. Todos os anos, a Terra passa duas vezes pela cauda do Halley: em maio, com as Eta Aquáridas, e agora com as Oriónidas.

O pico desta chuva de meteoros é a 21 de outubro (antes no nascer do sol), quando cerca de 20 meteoros por hora entrarão na atmosfera terrestre.

No entanto, com a lua cheia a melhor forma de ver o espetáculo celeste é antes do amanhecer, até cerca do dia 15 de outubro, de acordo com o Earth Sky.

Por fim, as Táuridas são visível entre 30 de outubro e 30 de novembro, com pico na atividade em 12 de novembro.

Observação de nebulosa

Além da chuva de meteoros, no mês de outubro será possível observar uma nebulosa – o local de nascimento de estrelas -, mas a boa notícia é só para os habitantes do hemisfério sul, que terão o melhor ponto de vista da nebulosa Tarântula.

Nebulosa Tarântula

Nebulosa Tarântula

“Para localizá-la, olhe para o Sul e deixe seu olhar viajar do Cruzeiro do Sul até a única estrela brilhante acima da Achernar, onde vai ver uma região brilhante. Logo abaixo disso há uma região brilhante um pouco maior”, explica Ian Musgrave, da ABC Science.

Essa região brilhante em baixo é a nebulosa Tarântula, e estará visível a olho nu.

“Se sair da cidade com um telescópio, verá várias veias de luz a passar por ela (por isso se chama Tarântula, já que parecem patas de aranha) e um pequeno conjunto de estrelas”, descreve o astrónomo.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Auditoria especial ao Novo Banco inclui "limpeza" de créditos problemáticos

O Governo escolheu a consultora Deloitte para realizar uma auditoria especial ao Novo Banco que vai passar a pente fino os actos de gestão que motivaram as injecções de capital do Fundo de Resolução que …

Portugal continua a importar milhares de toneladas de amianto

O amianto é um material cancerígeno que continua presente em muitas infraestruturas públicas e privadas em Portugal. Apesar disso, o país continua a importar milhares de toneladas. O alerta parte da plataforma SOS-Amianto, criada pela Quercus, …

Jovem muçulmana impedida de entrar em jogo de basquete por não querer mostrar os braços

Uma jogadora de basquetebol de 13 anos foi impedida de participar num jogo, no último domingo, por ter uma camisola de manga comprida por baixo do equipamento oficial. Segundo o Jornal de Notícias, Fatima Habib, jogadora …

Professor suspenso depois de dizer que se alunos faltassem a Moral não podiam entrar em igrejas

O professor que enviou um documento aos encarregados de educação a avisar que se os seus educandos continuassem a faltar às aulas de Educação Moral e Religiosa Católica "corriam o risco" de não poder entrar …

Cheias já mataram duas pessoas. Veneza vai declarar estado de emergência

Luigi Brugnaro, presidente da câmara de Veneza, vai declarar estado de emergência na cidade que está inundada devido às piores cheias em 50 anos. Esta quarta-feira, é esperada uma nova subida da água na cidade italiana. …

Bolsonaro deixa PSL e cria um novo partido

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou esta terça-feira que decidiu abandonar o Partido Social Liberal (PSL) e criar um novo partido chamado Aliança pelo Brasil. A saída de Bolsonaro acontece na sequência de uma série …

Partido Trabalhista britânico sofre dois ciberataques (e suspeita-se que tenham "dedo" russo)

O Partido Trabalhista britânico sofreu dois ataques informáticos em apenas dois dias. Contudo, o partido de Jeremy Corbyn admite que os ataques falharam e que as suas plataformas estão operacionais. Num espaço de apenas dois dias, …

Sterling tentou fazer "mata-leão" a Joe Gomez e foi afastado da convocatória

O estágio da seleção inglesa para os jogos da Qualificação para o Campeonato da Europa, frente ao Montenegro e ao Kosovo, não poderia ter começado da pior forma. Raheem Sterling foi afastado da equipa após …

Alunos com gaguez não terão de fazer exames orais

Os alunos com gaguez podem ser dispensados da realização das provas orais. Há dois anos, estes exames passaram a integrar a avaliação externa em línguas estrangeiras nos exames do ensino secundária e nas provas de …

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …