A nova ordem de Trump: os novos prédios federais dos Estados Unidos devem ser “bonitos”

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

A ordem executiva de Donald Trump deprecia o modernismo arquitetónico. Os críticos argumentam que o decreto é “principalmente simbólico”.

Esta segunda-feira, o ainda Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretou que todos os novos prédios federais dos Estados Unidos devem ser “bonitos”. Segundo o jornal The Guardian, a ordem executiva era há muito esperada e, nela, o governante critica o modernismo arquitetónico

Paul Goldberger, crítico de arquitetura vencedor do prémio Pulitzer, disse ao matutino que a ordem era “sobretudo simbólica” e “apenas uma oportunidade de [Trump] lançar outra granada durante o seu caminho porta fora”.

O rascunho da ordem viu a luz do dia, pela primeira vez, em fevereiro. Na altura, os críticos reagiram mal à promessa de “tornar os edifícios federais novamente bonitos”, ordenando um regresso ao “estilo arquitetónico clássico“. Dez meses depois, e com o fim de Donald Trump na Presidência já anunciado, decreto foi finalmente anunciado.

O American Institute of Architects e o National Trust for Historic Preservation opuseram-se a este decreto, enquanto que Paul Goldberger disse que o problema “não era com a arquitetura clássica em si”, mas que “a obrigatoriedade de um estilo oficial não é totalmente compatível com uma democracia liberal do século XXI”.

O documento menciona exemplos da arquitetura pública americana clássica, incluindo “o Segundo Banco dos Estados Unidos na Filadélfia, o Pioneer Courthouse em Portland e o Thurgood Marshall United States Courthouse em Nova Iorque”.

“Em Washington DC, edifícios clássicos como a Casa Branca, o edifício do Capitólio, o Supremo Tribunal, o Departamento do Tesouro e o Lincoln Memorial tornaram-se símbolos icónicos de nosso sistema de Governo”, lê-se no decreto de Trump.

“O incentivo à arquitetura clássica e tradicional não exclui o uso da maioria dos outros estilos de arquitetura quando apropriado. Deve ter-se cuidado, no entanto, para garantir que todos os projetos de edifícios federais respeitem o público em geral através da beleza e personificação visual dos ideais americanos”, refere ainda a proposta.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …