Quatro praias da costa leste da Austrália foram hoje encerradas após vários avistamentos de tubarões e de um ataque fatal no sábado.
A polícia de New South Wales explicou que as praias de Ballina – onde um praticante de bodyboard ficou gravemente ferido num ataque este mês e um surfista japonês morreu em fevereiro – ficariam encerradas por 24 horas.
“Pelas 09:30 (00:30 em Lisboa) um grande tubarão foi visto a nadar a cerca de 50 metros da praia de Angels”, indicou a polícia, num comunicado, acrescentando que foram feitos outros avistamentos.
“Acredita-se que a presença de iscos para pesca atraiu grandes tubarões para esta zona”, disse a polícia.
Este sábado, um ataque com um tubarão na Austrália causou a morte de um mergulhador, que apanhava vieiras com a filha, noticia a imprensa local.
O ataque aconteceu ao largo da Ilha Maria, no estado de Tasmânia, após o avistamento de um grande tubarão branco na zona, na sexta-feira.
A filha, que estava a fazer mergulho com o pai, assistiu ao ataque e veio à superfície para emitir um sinal luminoso de modo a atrair a atenção de outros barcos.
O presidente da Associação de Vieiras da Tasmânia, John Hammond, disse que a área é conhecida pelas vieiras, mas não por tubarões.
“Foi uma absoluta tragédia para a família”, disse à emissora pública ABC, acrescentando que, na mesma altura, vários mergulhadores se encontravam na água.
“O mergulhador estava em numa zona pouco profunda, aconteceu do nada”, disse.+
/Lusa