Praia francesa reabre ao público após a partida do rei da Arábia Saudita

presidencymaldives / Flickr

O rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdul-Aziz al-Saud, de visita às Maldivas

O rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdul-Aziz al-Saud, de visita às Maldivas

Os banhistas regressaram hoje à praia na Riviera Francesa que esteve encerrada durante vários dias devido à presença do rei da Arábia Saudita, que antecipou o fim das férias e deixou o território francês no domingo.

A pequena baía de Vallauris, perto de Cannes (sudeste de França), foi encerrada ao público e colocada sob forte vigilância policial durante a estada de oito dias do rei Salmane ben Abdelaziz Al Saoud, de 80 anos, e da sua comitiva, composta por cerca de mil pessoas.

A interdição do lugar, mais calmo do que as praias sobre-lotadas do sul de França e acessível através de um túnel propriedade dos caminhos-de-ferro franceses, provocou a indignação da população local.

Durante as controversas férias da comitiva real, foram iniciados trabalhos para a construção de um elevador entre a vila propriedade do soberano saudita e a pequena praia, de forma a facilitar o acesso ao local.

Um grupo de trabalhadores estava hoje de manhã a desmontar todas as estruturas, incluindo andaimes, um elevador em metal e uma plataforma de cimento, segundo a agência francesa AFP, que acrescenta que as obras foram realizadas sem autorização.

Uma petição contra o encerramento da praia ao público, promovida por habitantes locais, conseguiu reunir 151 mil assinaturas “de toda a França” num período de duas semanas, segundo afirmou um dos promotores da iniciativa, Jean-Noel Falcou.

O rei saudita deixou o território francês no domingo, tendo viajado do aeroporto de Nice em direcção a Tanger, em Marrocos.

Inicialmente, o soberano tinha previsto permanecer em França até 20 de agosto.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Este ano não há São João nem Santo António. Festas populares canceladas em Lisboa e Porto

As Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto resolveram cancelar as festividades de Santo António e de são João, respectivamente, por causa da pandemia de Covid-19. As marchas populares só voltam no próximo ano, com …

Sem ajudas do Governo, "não sei se os grandes vão continuar a ser grandes"

"É complicado encontrar soluções", assume o presidente do Marítimo numa altura em que o futebol está parado por causa da pandemia de Covid-19. A situação é "aflitiva" para muitos clubes, diz Carlos Pereira que acredita …

Governo dá tolerância de ponto nos dias 9 e 13 de abril

O primeiro-ministro assinou um despacho a conceder tolerância de ponto nos próximos dias 9 e 13, no período da Páscoa, a todos os trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado. “É …

Depois do papel higiénico, vendas de snacks e bebidas alcoólicas disparam

A Associação Espanhola de Supermercados fez um estudo sobre as alterações de consumo desde que foi decretado o estado de emergência. A procura por papel higiénico disparou meados de março, mas os produtos mais procurados …

Bloco quer proibir banca de distribuir lucros (e pede ajuda ao PSD)

O Bloco de Esquerda quer proibir os bancos de distribuírem dividendos em 2020 e pede ajuda ao PSD para o conseguir. Em videoconferência, Mariana Mortágua lançou um desafio ao líder social-democrata. O Bloco de Esquerda anunciou …

Ordens duvidam dos números de infetados (e admitem fazer o seu próprio levantamento)

Segundo os números anunciados na quarta-feira, havia 1.124 profissionais de saúde e oito deles estavam internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). Mas estes números não convencem as Ordens. De acordo com o Observador, o bastonário …

Europa tem que ser o seu "próprio Plano Marshall". Centeno defende solução sem o "estigma" da austeridade

Mário Centeno continua a incentivar uma solução conjunta assente na ideia da solidariedade europeia perante "uma crise inesperada e sem precedentes" devido à pandemia de Covid-19. Como presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças de …

Há mais de 10 mil infetados em Portugal. DGS vai fazer testes de imunidade à população

O boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde deste sábado regista 10.524 casos de infeção por covid-19 em Portugal. Há mais 20 mortes, num total de 266 óbitos. Nas últimas 24 horas, até à meia-noite, foram registados …

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …