/

Praia está concessionada, mas não tem nadador-salvador. Já morreu lá uma pessoa

1

Dúvidas em relação à responsabilidade da vigilância da praia do Castelejo faz com esteja sem nadador-salvador desde o início do verão. Já lá morreu uma pessoa.

A praia do Castelejo, em Vila do Bispo, Algarve, está sem vigilância deste o início da época balnear, embora a praia tenha concessão. O Expresso escreve que a passagem da “batata quente” das responsabilidades faz com que praia ainda esteja sem nadador-salvador. Este verão já lá morreu uma pessoa.

No domingo passado, um grupo de turistas alemães foi apanhado pela corrente de um agueiro. Um dos seis germânicos acabou por não conseguir sobreviver. A falta de uma bandeira vermelha e de um nadador-salvador para acudir os banhistas foi fatal.

Elementos da Autoridade Marítima, dos bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica, uma embarcação da Estação Salva-Vidas de Sagres e um helicóptero estiveram envolvidos na operação de salvamento, mas não foram suficientes para salvar o turista.

A época balnear teve início a 6 de junho, mas “só a 7 de agosto a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) foi informada pela Autoridade Marítima de que esta praia não tinha vigilância numa reunião da comissão de acompanhamento da época balnear”, explicou o vice-presidente da APA, José Pimenta Machado, ao Expresso.

“A APA já notificou o concessionário e este já pediu uma reunião com a Autoridade Marítima para definir as condições de vigilância”, acrescentou.

O comandante Luís Duarte, da Capitania de Lagos, argumenta que o chamado ‘apoio balnear’ “é que tinha a obrigação de tratar da vigilância, mas não abriu este ano”.

José Ernesto Barata, que tem a concessão do restaurante do Castelejo há 38 anos, diz que só é obrigado a arranjar nadador-salvador “quando não há mais ninguém” e “só soube há 15 dias” que tinha de ser o próprio a arranjar um. “Duvido que consiga no fim da época balnear”, atirou.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.