Praia para cães atrai banhistas de todo o país a Peniche

Carlos Barroso / Lusa

-

Vida de cão, em Peniche, passou hoje a ser uma expressão com um novo significado para os animais que agora têm uma praia onde podem ir a banhos com os seus donos.

A praia, a primeira do país para permanência e circulação de cães, entrou este domingo em funcionamento na sequência de um desafio de Marcos Perestrelo, secretário de Estado da Defesa Nacional, ao presidente da câmara de Peniche, António José Correia.

“Achei o desafio oportuno, porque temos muitos cidadãos que fazem exatamente esse lamento”, esbarrando a sua vontade de levar os cães para a praia com a legislação que impede a presença dos animais nas praias concessionadas.

Convicta de que a criação da praia para uso canino seria “um elemento distintivo” para Peniche, a autarquia avançou com a “experiência piloto” que será avaliada até ao final do verão e que, se tiver êxito, poderá ser replicada noutras praias do país.

O “teste” que este domingo arrancou em Peniche, atraiu já banhistas de vários pontos do país.

Luis Comunhas veio de Loures com os pais e três cães “à descoberta” de uma experiência nova para dois dos seus canídeos, e para o terceiro, à procura da oportunidade de expandir a ida à praia para lá de “uns passeios de inverno”.

A praia do Porto da Areia Norte, 80 metros de areal e rochas, foi para este banhista “a escolha certa” para o projeto, considerando que uma praia com mais movimento poderia “gerar choques com outros banhistas”.

Marco Matos e Mónica Martins, limitaram-se a repetir um ritual que já mantinham mesmo antes de a praia ser oficialmente aberta a cães.

O casal de Abrantes escolheu Peniche para umas férias numa casa alugada onde “são permitidos cães” e cumpre todas as manhãs o hábito de “cansar” Fred e Dilma num passeio pela praia, para depois durante a tarde deixarem os cães em casa “a descansar” e poderem usufruir de outras praias”.

Carlos Barroso / Lusa

-

Entre os utilizadores estreantes, Isabel Cândido teve este domingo a primeira experiência de “estar na praia em biquíni com eles”, com os cães, e não poupou elogios à iniciativa que considera de louvar – sem deixar de lamentar “a falta de pilares para prender as trelas”, cujo uso é obrigatório.

A falta de melhores condições para os donos dos animais é outra das críticas deixadas pela banhista, que trocava “um sítio um bocadinho selvagem” por uma praia com “um café e uma casa de banho”.

Um capítulo em que o que falta aos donos foi garantido para os animais, tendo a autarquia investido na colocação de sinalética, dispensadores de sacos para os dejetos e informação sobre as normas a cumprir naquela praia.

“São as mesmas que em outros espaços públicos”, disse à Lusa o Capitão do Porto de Peniche, Marco Augusto, lembrando que os cães têm que usar trela ou, se forem considerados de raça perigosa, açaime.

Segundo António José Correia, “já há colegas presidentes de outras autarquias a perguntar como corre a experiência”, levando o autarca de Peniche a não ter dúvidas de que “no próximo ano haverá mais exemplos no concelho e no país”.

E até quem sabe, “um hotel para cães e unidades hoteleiras que aceitem animais”, concluiu o presidente.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aplaudo esta iniciativa. Aguardo que as outras autarquias tenham o mesmo gesto.
    Agora só falta haver espaços nos nossos parques para os animais andarem à vontade e brincarem com os donos como se vê nos outros países. Quanto mais forem os espaços públicos, abertos ou fechados, que admitam animais, melhor. Pode ser que seja um passo para se diminuir o abandono destes seres que tudo dão pelo Homem. A par destas iniciativas, também é extrema importância sensibilizar os donos para serem civilizados na apanha dos dejetos (felizmente já se vê mais gente a fazê-lo) e na sociabilização dos mesmos porque NÃO HÁ ANIMAIS PERIGOSOS mas sim DONOS PERIGOSISSIMOS.
    A passo lento mas parece que estamos a evoluir

RESPONDER

Boris Johnson avisa Vladimir Putin para não repetir caso Skripal

O primeiro-ministro britânico alertou o Presidente russo de que a "posição do Reino Unido" sobre o caso Skripal não se alterou, avisando-o para "não repetir tal ataque" em solo britânico. O líder do Governo britânico referia-se …

Madonna cancelou concerto em Lisboa porque precisava de "descansar"

A artista cancelou o concerto deste domingo, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, o quinto de oito consecutivos na capital portuguesa, porque precisava de "descansar". "Lamentamos informar que Madonna não poderá atuar esta noite. O concerto …

Barcelona atento ao prodígio Joelson Fernandes

O jovem prodígio dos leões, que pelo segundo dia está a treinar com a equipa principal, está a ser seguido pelo Barcelona há algum tempo. De acordo com o jornal A Bola, Joelson Fernandes, "prodígio da …

Proprietários impedidos de construir em Tróia processam Estado

O jornal Público escreve esta segunda-feira que alguns proprietários de lotes no loteamento Soltróia, em Tróia, vão avançar com processos contra o Estado. O matutino conta que, poucos meses depois de os investidores comprarem …

China confirma que o coronavírus se transmite entre humanos

O vírus que se manifestou em grandes cidades chinesas é transmissível entre humanos, anunciou, esta segunda-feira, um especialista do Governo chinês em doenças infecciosas. O investigador Zhong Nanshan, especialista em doenças respiratórias da Comissão Nacional de …

Benfica prestes a garantir dois reforços do Boavista

O Benfica está prestes a garantir dois reforços do Boavista. Samu (extremo) e Helton Leite (guarda-redes) são os futebolistas na mira das águias, segundo avança o desportivo O Jogo. O jornal, que avança a notícia …

Ucrânia insiste na entrega das caixas negras do avião abatido pelo Irão

Kiev vai insistir para que Teerão lhe entregue as caixas negras do avião abatido pelo Irão em negociações, esta segunda-feira, com um ministro iraniano em visita à Ucrânia. O ministro dos Transportes iraniano, Mohammad Eslami, chegou …

Mota Soares. CDS tem de dialogar preferencialmente com o PSD

Pedro Mota Soares acredita que é do melhor interesse do CDS estabelecer diálogo com o PSD. Além disso, considera que o partido não deve permitir que seja eleito um Chefe de Estado mais à esquerda.  O …

Sporting chega a acordo para contratação de Sporar

O Sporting chegou a acordo com os eslovacos do Slovan Bratislava para a contratação do avançado esloveno Andraz Sporar, disse à Lusa fonte oficial dos leões. Andraz Sporar, de 25 anos, vai assinar um contrato até …

Aumentos da Função Pública acima dos 0,3% deverão ser nominais

Os aumentos que estão a ser estudados pelo Governo deverão ser nominais e contemplar as duas categorias remuneratórias mais baixas: os assistentes operacionais e os assistentes técnicos. Na semana passada, a ministra da Modernização do Estado e …