Praia para cães atrai banhistas de todo o país a Peniche

Carlos Barroso / Lusa

-

Vida de cão, em Peniche, passou hoje a ser uma expressão com um novo significado para os animais que agora têm uma praia onde podem ir a banhos com os seus donos.

A praia, a primeira do país para permanência e circulação de cães, entrou este domingo em funcionamento na sequência de um desafio de Marcos Perestrelo, secretário de Estado da Defesa Nacional, ao presidente da câmara de Peniche, António José Correia.

“Achei o desafio oportuno, porque temos muitos cidadãos que fazem exatamente esse lamento”, esbarrando a sua vontade de levar os cães para a praia com a legislação que impede a presença dos animais nas praias concessionadas.

Convicta de que a criação da praia para uso canino seria “um elemento distintivo” para Peniche, a autarquia avançou com a “experiência piloto” que será avaliada até ao final do verão e que, se tiver êxito, poderá ser replicada noutras praias do país.

O “teste” que este domingo arrancou em Peniche, atraiu já banhistas de vários pontos do país.

Luis Comunhas veio de Loures com os pais e três cães “à descoberta” de uma experiência nova para dois dos seus canídeos, e para o terceiro, à procura da oportunidade de expandir a ida à praia para lá de “uns passeios de inverno”.

A praia do Porto da Areia Norte, 80 metros de areal e rochas, foi para este banhista “a escolha certa” para o projeto, considerando que uma praia com mais movimento poderia “gerar choques com outros banhistas”.

Marco Matos e Mónica Martins, limitaram-se a repetir um ritual que já mantinham mesmo antes de a praia ser oficialmente aberta a cães.

O casal de Abrantes escolheu Peniche para umas férias numa casa alugada onde “são permitidos cães” e cumpre todas as manhãs o hábito de “cansar” Fred e Dilma num passeio pela praia, para depois durante a tarde deixarem os cães em casa “a descansar” e poderem usufruir de outras praias”.

Carlos Barroso / Lusa

-

Entre os utilizadores estreantes, Isabel Cândido teve este domingo a primeira experiência de “estar na praia em biquíni com eles”, com os cães, e não poupou elogios à iniciativa que considera de louvar – sem deixar de lamentar “a falta de pilares para prender as trelas”, cujo uso é obrigatório.

A falta de melhores condições para os donos dos animais é outra das críticas deixadas pela banhista, que trocava “um sítio um bocadinho selvagem” por uma praia com “um café e uma casa de banho”.

Um capítulo em que o que falta aos donos foi garantido para os animais, tendo a autarquia investido na colocação de sinalética, dispensadores de sacos para os dejetos e informação sobre as normas a cumprir naquela praia.

“São as mesmas que em outros espaços públicos”, disse à Lusa o Capitão do Porto de Peniche, Marco Augusto, lembrando que os cães têm que usar trela ou, se forem considerados de raça perigosa, açaime.

Segundo António José Correia, “já há colegas presidentes de outras autarquias a perguntar como corre a experiência”, levando o autarca de Peniche a não ter dúvidas de que “no próximo ano haverá mais exemplos no concelho e no país”.

E até quem sabe, “um hotel para cães e unidades hoteleiras que aceitem animais”, concluiu o presidente.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aplaudo esta iniciativa. Aguardo que as outras autarquias tenham o mesmo gesto.
    Agora só falta haver espaços nos nossos parques para os animais andarem à vontade e brincarem com os donos como se vê nos outros países. Quanto mais forem os espaços públicos, abertos ou fechados, que admitam animais, melhor. Pode ser que seja um passo para se diminuir o abandono destes seres que tudo dão pelo Homem. A par destas iniciativas, também é extrema importância sensibilizar os donos para serem civilizados na apanha dos dejetos (felizmente já se vê mais gente a fazê-lo) e na sociabilização dos mesmos porque NÃO HÁ ANIMAIS PERIGOSOS mas sim DONOS PERIGOSISSIMOS.
    A passo lento mas parece que estamos a evoluir

RESPONDER

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …

Dono do carro onde seguia Angélico condenado a dois anos de pena suspensa

O dono de um stand da Póvoa de Varzim e a sua ex-mulher foram, esta sexta-feira, condenados a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa está a falsificação do contrato de compra e venda …

Mais de 500 mulheres assassinadas em Portugal nos últimos 15 anos

Mais de 500 mulheres foram assassinadas nos últimos 15 anos em contexto de relações de intimidade em Portugal, e só neste ano já morreram 28, algumas baleadas, outras estranguladas ou espancadas, a maioria vítima de …

Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser "uma nêspera"

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar "sossegado", mas que a sua equipa não é paga para "ficar a ver navios" e quer pagar o capital injetado pelo …

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …

PS, Bloco e Livre recusam solidarizar-se com Bernardo Silva

PS, Bloco e Livre votaram, esta sexta-feira, contra a solidariedade do Parlamento para com o internacional português, condenado recentemente por um ato considerado racista pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Socialistas, bloquistas e a deputada única …

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …