Praga de javalis provoca acidentes e danos (mas também há porcos abandonados à solta)

A proliferação de javalis em diversas áreas do país está a tornar-se um problema, com acidentes de viação e agricultores a queixarem-se de prejuízos provocados por estes animais. Mas também há casos de porcos domésticos abandonados pelos donos confundidos com javalis.

Há dias, surgiram notícias sobre avistamentos de javalis às portas de Lisboa, na Amadora. Mas o presidente do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Nuno Banza, explica à Rádio Renascença que, afinal, “eram porcos vietnamitas”.

“Nem todos os porcos que encontramos na cidade são javalis. Naquele caso concreto, aqueles porcos eram uma espécie de porco doméstico, eram porcos vietnamitas”, nota Nuno Banza, frisando que os animais “provavelmente terão sido libertados de alguma exploração” ou eram animais de estimação que foram abandonados.

“Há os novos urbanos que, numa tentativa de ligação à ruralidade, adoptam uns porquinhos para ter em casa”, mas “o problema é que os porcos crescem e quando ficam grandes as pessoas, muitas vezes, não sabem o que fazer com os porcos e depois libertam-nos”, esclarece Nuno Banza.

Sobre os javalis, o presidente do ICNF refere na Renascença que a população destes animais “tem tido registos de aumento por toda a Europa“, incluindo Portugal.

Não se sabe o número exacto de animais, nem a sua localização. Estima-se que sejam entre 100 a 200 mil, segundo o ICNF que espera que o estudo que a Universidade de Aveiro começou a fazer, neste ano, venha ajudar a conhecer quantos elementos tem a população de javalis em Portugal.

Nas zonas rurais, sobretudo no centro e sul do país, vários pequenos agricultores se queixam de prejuízos elevados devido as estragos provocados pelos javalis, sobretudo nos campos de milho.

“Os javalis entram às dezenas nos campos à noite, destroem as espigas para comer o milho e cavam a terra para encontrar a água”, refere ao Jornal de Notícias (JN) o presidente da Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (Anpromins), Jorge Neves.

A Anpromins fala de prejuízos da ordem do um milhão de euros.

Entretanto, a GNR também tem registado acidentes de viação envolvendo javalis. Entre Janeiro e Julho deste ano, houve 325 incidentes destes, com um ferido grave e 14 feridos leves, segundo apurou o JN.

Para tentar controlar a população de animais, foi emitida uma autorização especial para caçar javalis nas zonas mais afectadas até 30 de Setembro. Mas a medida ainda não teve os efeitos desejados.

Entretanto, Nuno Banza explica que a esterilização dos animais não é solução, pois “implica chegar até eles e manuseá-los” e “não se usa em animais selvagens com uma dispersão territorial como a do javali, simplesmente porque não tem efeito”.

O presidente do ICNF avisa ainda que estamos a falar de animais selvagens e que, portanto, “é preciso ter cuidado na aproximação de pessoas“.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. O exmo sr. Não tem, por certo, nada que o possa prejudicar devido a existência da grande quantidade de javalis/javardos. Seria ótimo ser possível enviar lhe a fatura, a descontar no seu vencimento. Como tal não é possível continua com as suas filosofias, digo na fresca ribeira.

  2. Simples. Cacem-nos e, se não tiverem doenças, comam-nos. Carne de porco é deliciosa.
    A distinção porco/javali não faz sentido. É tudo o mesmo animal. Quando os porcos domésticos fogem ou são abandonados e se tornam bravios, tornam-se javalis.
    Imagino que o PAN esteja contra que se matem os pobres bichinhos mas eu coloco-lhes um desafio: Tentem ser coerentes. Afinal, gostam mais dos animais ou do ambiente? É que os porcos bravos são altamente nocivos ao ambiente. Escolham: Querem matá-los ou então deixá-los destruir o campo, prejudicando centenas de espécies vegetais e animais e contribuindo para o desmatamento?
    Agora é que vos arranjei um problema. Ser coerente dá trabalho, não é?
    Posso sugerir uma alternativa, que é os gajos do PAN levarem os porquinhos para casa e alimentá-los com comida vegana, biológica e fair trade. Fica caro, mas fazemos tudo pelos bichinhos, não é?

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …