Praga de javalis provoca acidentes e danos (mas também há porcos abandonados à solta)

A proliferação de javalis em diversas áreas do país está a tornar-se um problema, com acidentes de viação e agricultores a queixarem-se de prejuízos provocados por estes animais. Mas também há casos de porcos domésticos abandonados pelos donos confundidos com javalis.

Há dias, surgiram notícias sobre avistamentos de javalis às portas de Lisboa, na Amadora. Mas o presidente do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Nuno Banza, explica à Rádio Renascença que, afinal, “eram porcos vietnamitas”.

“Nem todos os porcos que encontramos na cidade são javalis. Naquele caso concreto, aqueles porcos eram uma espécie de porco doméstico, eram porcos vietnamitas”, nota Nuno Banza, frisando que os animais “provavelmente terão sido libertados de alguma exploração” ou eram animais de estimação que foram abandonados.

“Há os novos urbanos que, numa tentativa de ligação à ruralidade, adoptam uns porquinhos para ter em casa”, mas “o problema é que os porcos crescem e quando ficam grandes as pessoas, muitas vezes, não sabem o que fazer com os porcos e depois libertam-nos”, esclarece Nuno Banza.

Sobre os javalis, o presidente do ICNF refere na Renascença que a população destes animais “tem tido registos de aumento por toda a Europa“, incluindo Portugal.

Não se sabe o número exacto de animais, nem a sua localização. Estima-se que sejam entre 100 a 200 mil, segundo o ICNF que espera que o estudo que a Universidade de Aveiro começou a fazer, neste ano, venha ajudar a conhecer quantos elementos tem a população de javalis em Portugal.

Nas zonas rurais, sobretudo no centro e sul do país, vários pequenos agricultores se queixam de prejuízos elevados devido as estragos provocados pelos javalis, sobretudo nos campos de milho.

“Os javalis entram às dezenas nos campos à noite, destroem as espigas para comer o milho e cavam a terra para encontrar a água”, refere ao Jornal de Notícias (JN) o presidente da Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (Anpromins), Jorge Neves.

A Anpromins fala de prejuízos da ordem do um milhão de euros.

Entretanto, a GNR também tem registado acidentes de viação envolvendo javalis. Entre Janeiro e Julho deste ano, houve 325 incidentes destes, com um ferido grave e 14 feridos leves, segundo apurou o JN.

Para tentar controlar a população de animais, foi emitida uma autorização especial para caçar javalis nas zonas mais afectadas até 30 de Setembro. Mas a medida ainda não teve os efeitos desejados.

Entretanto, Nuno Banza explica que a esterilização dos animais não é solução, pois “implica chegar até eles e manuseá-los” e “não se usa em animais selvagens com uma dispersão territorial como a do javali, simplesmente porque não tem efeito”.

O presidente do ICNF avisa ainda que estamos a falar de animais selvagens e que, portanto, “é preciso ter cuidado na aproximação de pessoas“.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. O exmo sr. Não tem, por certo, nada que o possa prejudicar devido a existência da grande quantidade de javalis/javardos. Seria ótimo ser possível enviar lhe a fatura, a descontar no seu vencimento. Como tal não é possível continua com as suas filosofias, digo na fresca ribeira.

  2. Simples. Cacem-nos e, se não tiverem doenças, comam-nos. Carne de porco é deliciosa.
    A distinção porco/javali não faz sentido. É tudo o mesmo animal. Quando os porcos domésticos fogem ou são abandonados e se tornam bravios, tornam-se javalis.
    Imagino que o PAN esteja contra que se matem os pobres bichinhos mas eu coloco-lhes um desafio: Tentem ser coerentes. Afinal, gostam mais dos animais ou do ambiente? É que os porcos bravos são altamente nocivos ao ambiente. Escolham: Querem matá-los ou então deixá-los destruir o campo, prejudicando centenas de espécies vegetais e animais e contribuindo para o desmatamento?
    Agora é que vos arranjei um problema. Ser coerente dá trabalho, não é?
    Posso sugerir uma alternativa, que é os gajos do PAN levarem os porquinhos para casa e alimentá-los com comida vegana, biológica e fair trade. Fica caro, mas fazemos tudo pelos bichinhos, não é?

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …