Famílias com 30 mil euros não têm apoio no crédito habitação

15

Apoio governamental para quem contraiu empréstimos para comprar casa tem limite. Créditos abaixo de 200 mil euros sofrem corte no apoio.

Continuam a ser reveladas alíneas importantes sobre o Mais Habitação, o pacote anunciado pelo Governo para tentar reagir à crise habitacional.

O programa ainda vai originando dúvidas entre os portugueses e o Correio da Manhã deixa detalhes sobre o apoio a quem tem de pagar ao banco o empréstimo do crédito habitação.

No diploma publicado no final da semana passada, lê-se que os “titulares de património mobiliário, que inclua, nomeadamente, depósitos, instrumentos financeiros, seguros de capitalização, planos poupança reforma (PPR) ou certificados de aforro ou tesouro, com valor total superior a 62 vezes o IAS” não vão ser apoiados na mensalidade.

Traduzindo: uma família que tenha poupança maior do que praticamente 30 mil euros – concretamente 29.786 euros – não vai ser apoiada para pagar a prestação da casa ao banco.

Os créditos abaixo de 200 mil euros sofrem corte no apoio. Quem tiver crédito inferior a 200 mil euros, tem um limite de 720 euros por ano, no apoio.

Esta limitação também é válida para quem tem uma taxa de esforço em que mais de 36% do rendimento do agregado é usado para pagar o empréstimo.

Os bancos vão calcular as taxas de esforço e fazer depois o respectivo desconto; e mais tarde serão ressarcidos com o valor que deixaram de receber por causa deste pacote legislativo.

A medida, em vigor até ao final de 2023, abrange as famílias com rendimentos até ao 6.º escalão de IRS e com crédito realizado até ao dia 31 de Dezembro do ano passado.

O apoio só é válido em empréstimos que se tenham destinado à compra de casa para habitação própria permanente.

ZAP //

15 Comments

  1. É verdade que num país subsídiodependente, quem tem 30 mil euros é um milionário. A maioria absoluta tem +-700 paus no início do mês e a meio já anda a tenir, geralmente porque foi gasto na TV nova, nos pequenos almoços no café, nas raspadinhas, nos ténis Nike da moda, etc. Um país à esquerda.

  2. Gerir contas com o dinheiro do povo é fácil, e dar apoio s também com o dinheiro dos, pq somos nós (povo) que os vamos pagar indiretamente com mais um imposto que se inventa!.

  3. Mais uma medida de esquerda, se eu tiver 30 000 euros a ganhar pouco é porque fiz sacrifícios, as férias são ir até a praia ou rio mais próximo, a televisão é das que pesa 80kg, o telemóvel enquanto ligar serve, o carro tem quase tantos anos como eu, comer fora é só nos casamentos ou baptizados, etc… Mas não tenho direito a nada porque sou poupado! Por vezes dou por mim a pensar se não seria melhor ser um preguiçoso gastador contador de tostões, pois não me faltariam ajudas, casas da câmara, subsídio luz, subsídio net, subsídio água, mais abono para os filhos, subsídio para a refeição escolar, etc… Tenho de começar a tomar o pequeno almoço fora diariamente, a jantar fora com a família todas as sextas-feiras, ir ao cinema todos os sábados e não fazer contas no talho! Com governos de esquerda não se pode trabalhar, de outra forma temos de sustentar os que não trabalham ou não querem trabalhar! F…desse, vendi uma casa que tinha comprado a muito custo para alugar, 3 anos a fazer horas extras, sábados, domingos e feriados para conseguir pedir crédito sem fiador, o que recebia pagava o crédito e a prestação ao banco, as reparações era eu que as fazia pois já não recebia para mandar fazer, as rendas era mês sim mês não, vendi e ainda tenho as mais valias para pagar. Neste país não compensa ser trabalhador, só se safa quem seguir o exemplo do governo, não fazer nenhum, se fizer sai m…Erda, e roubar nas barbas de toda a gente.

    • Totalmente de acordo, Gil. Este país está bom para os que querem rebentar todo o dinheiro que ganham e o nosso! Viva os Coldplay!

      • Cara Isabel

        Sendo assim, por que razão não deixa de trabalhar e passa a viver “à grande e à francesa” com os “prémios” que passa a receber do governo?

    • É essa a realidade!!
      Quando poupo no carro, cabeleireiro, unhas, idas aqui e ali, os sapatos aguentam mais um pouco, compro uma casa, pago com muito sacrifício e a trabalhar em mais que um lado, acabo de pagar a casa aí fim de 25 anos e compro outra para poder con a renda de uma pagar esta que é mais cara, mas a renda da primeira casa ajuda. E crio riqueza para o país, porque não sou dependente de subsídios. Agora começa a taxa a subir, o inquilino ainda deve meses e não subi as rendas por saber o que custa a vida, e agora entro numa situação em que os outros compram raspadinhas, vão ao cabeleireiro, têm tênis Nike, pequeno almoço fora de casa, não é como eu que até o almoço levo para o trabalho e o governo por termos poupado para pagar os estudos da filha que é boa aluna, vai pôr-me de fora. É isso a justiça??!?

  4. Isto é, se um gajo tem um BMW de 50 mil euros à porta mas não tem esse dinheiro no banco, recebe. Se não tiver o BMW, mas tiver o dinheiro no banco, não recebe…
    O governo está a passar uma boa mensagem ao povo…

  5. Os pensionistas foram roubados e tem que passar fome que grande vergonha este governo da nojo os sindicatos não fazem nada do falam dos professores . Portugal está cheio de gatunos…

  6. porque ainda há gente honesta e trabalhador ,e se calhar não mandriona como tu que deve ter o habito de trabalhar faz calos e devesse viver com o dinheiro dos outros como a cigarra e a formiga mas quando acabarem a s formigas as cigarras como tu vão viver de quê

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.