Portugueses obrigados a baixar preço das bebidas alcoólicas na Venezuela

prolicor_ve / Twitter

Loja Prolicor em Caracas

As autoridades venezuelanas obrigaram esta sexta-feira a Prolicor, uma rede de comercialização de bebidas alcoólicas da propriedade de empresários madeirenses, a baixar em 30% os preços dos produtos que distribuem.

A ordem foi dada pela Superintendência para a Defesa dos Direitos Socioeconómicos da Venezuela (Sundde) depois de inspecionar várias lojas da Prolicor.

Na sequência da medida foram registadas grandes filas às portas de estabelecimentos da Prolicor para comprar bebidas alcoólicas, como se fossem bens de primeira necessidade.

A medida, aplaudida pelos beneficiados, foi criticada através das redes sociais, com a chamada de atenção de que é mais importante poder comprar alimentos.

A Sundde obrigou, nas últimas semanas, centenas de estabelecimentos de todo o país a baixar os preços de vários produtos entre eles sapatos e roupa, e até bilhetes de autocarro.

Alguns comerciantes queixaram-se, considerando que tal irá resultar em consideráveis perdas, apontando também que recebem em bolívares, a moeda venezuelana, e têm que pagar a fornecedores em dólares norte-americanos, num país onde vigora um rigoroso sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se fosse baixar o preço da água engarrafada, eventualmente poderia considerar-se como uma medida de melhora de qualidade de vida do cidadão, mas não entendo o porque baixar o preço das bebidas alcoólicas em 30% nesta altura do ano, sendo que mais bem estas bebidas não são de primeira necessidade e a água potável sim é um artigo de primeira necessidade.

RESPONDER

China constrói centro de quarentena em Hebei para quatro mil pessoas

Um centro de quarentena com capacidade para mais de quatro mil pessoas está a ser construído na cidade de Shijiazhuang, com 10 milhões de habitantes, na província de Hebei, afetada por um surto de covid-19. Imagens …

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …