Português construiu túnel de 60 metros que ligava a sua casa a um bar de alterne

Guardia Civil

O túnel servia para facilitar o acesso dos clientes a um bar onde operava uma rede de tráfico sexual e despistar as autoridades. Foram detidos vários membros da rede criminosa e libertadas nove vítimas.

Uma operação da Guardia Civil de Salamanca em colaboração com a Polícia Judiciária portuguesa levou à detenção de um homem de nacionalidade portuguesa e de vários outros membros de uma alegada rede de tráfico humano.

A operação “Irala” envolveu buscas a um bar de alterne e a uma casa em Fuentes de Oñoro, em Salamanca. Foram ainda libertadas nove vítimas que eram exploradas sexualmente, relata a CNN Portugal.

As autoridades descobriram ainda um túnel de 60 metros que ligava a casa a um terreno contíguo e que servia para facilitar o acesso mais discreto dos clientes ao bar e despistar a polícia. Estava ainda a ser construído um outro bar clandestino na cave da casa do homem português.

A investigação arrancou dentro do quadro da diretiva europeia de combate ao tráfico humano, que aumentou a frequência da realização de inspeções de rotina a estabelecimentos onde se sabe existir a prática da prostituição.

A rede criminosa recrutava mulheres em países da América do Sul e vendia-lhes falsas promessas de emprego em Espanha. A organização pagava os bilhetes de avião a quem não tivesse meios e tratava de toda a logística da viagem. Quando aterravam em Espanha, as vítimas ficavam sem passaporte e tinham de “saldar as dívidas” com os captores através do trabalho sexual forçado.

“Estas mulheres, vulneráveis ​​devido à sua situação económica, não podiam pagar a viagem até Espanha, pelo que o grupo criminoso forneceu-lhes os bilhetes. Uma vez aqui, seriam informadas da dívida contraída com a organização, chegando a ultrapassar os 3000 euros, tirando-lhes os passaportes e criando uma dependência total dos seus captores”, explicam as autoridades.

A vigilância das vítimas era permanente e as mulheres não podiam sequer sair para fazer compras de bens de primeira necessidade sem estarem acompanhadas por membros da rede criminosa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.