Portugal está abaixo da média da OCDE. Somos maus a fazer contas, mas o pior é mesmo a compreensão de textos.
É a primeira vez que Portugal participa neste estudo, realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), no âmbito do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC), e com resultados publicados esta terça feira.
Uma vez foi suficiente para fazer ver aos portugueses que o sistema de ensino tem muito por onde melhorar — Portugal está abaixo da média da OCDE tanto no que a toca a literacia como a numeracia.
Na verdade, somos o penúltimo país numa tabela de 31 países encabeçada pela Finlândia, e estamos só acima do Chile.
O relatório, elaborado entre 2022 e 2023, baseia-se num inquérito realizado a 3.160 pessoas, com idades compreendidas entre os 16 e os 65 anos, explica o Observador.
Por exemplo, no que diz respeito à capacidade para ler e escrever, os portugueses registaram, em média, 235 pontos, ficando abaixo da média da OCDE, de 260 pontos: 42% dos inquiridos (quase metade) obtiveram pontuações correspondentes ao nível 1 ou abaixo, ou seja, “compreendem textos curtos e listas organizadas” e “conseguem, no máximo, entender frases curtas e simples”.
Os níveis mais altos deste parâmetro, 4 e 5, só foram atingidos por 4% da população portuguesa, face a 12% da população geral da OCDE. 30% dos participantes do inquérito tiveram pontuações tão baixas que se situam nos dois níveis mais baixos.
Já no que toca à numeracia, ou seja, a capacidade de realizar cálculos, 40% dos inquiridos tiveram resultados iguais ou inferiores ao nível 1. A média da OCDE são 265 pontos, e os portugueses ficara-se pelos 238.
Ou seja, 40% dos portugueses conseguem apenas “fazer cálculos básicos com números inteiros ou dinheiro, compreender o significado das casas decimais e encontrar trechos de informação em tabelas ou gráficos”. São também capazes de “adicionar e subtrair números pequenos”.
Nos dois níveis mais elevados, ficaram 7% dos inquiridos do nosso país, metade em relação à média, que é de 14%.
De acordo com o relatório, “a Finlândia, o Japão, os Países Baixos, a Noruega e a Suécia destacam-se em todas estas áreas, com percentagens significativas das suas populações adultas a demonstrarem capacidades avançadas. No entanto, em média, nos países da OCDE, 18% dos adultos não possuem sequer os níveis mais básicos de proficiência em qualquer um dos domínios”.
Nós, portugueses, sabemos ler só frases curtas e fazemos contas parcamente. Estes números podem abrir os olhos ao sistema de ensino português? Onde estará o problema?
De acordo com a OCDE, estas competências avaliadas são “fundamentais para o desenvolvimento pessoal, económico e social”.
A escola é meia inutil actualmente…
Literacia financeira é quase ZERO
Convio interpessoal…. pouco ou nada….
Enfim… Vamos aprender saramago e tretas semelhantes
Triste. No País de Camões, Pessoa, Eça de Queirós entre tantos outros bons escritores, famosos e não recentes, a par de Miguel Sousa Tavares e José Rodrigo dos Santos e Saramago, muito mais recentes, que seja esta a classificação dos portugueses na sua maioria. Se fossem jovens, ainda podia acreditar, mas assim, é muito difícil de aceitar. Que pena.
Elsa Masters, até fiquei arrepiado quando vi que nomeou José Rodrigues dos Santos e Miguel Sousa Tavares comparando-os com Eça de Queiroz, Camões e Saramago. Os amantes da boa Literatura não tropeçariam nessa paridade.
Foi o que deu de copiar o sistema educacional chileno, só conseguimos ficar acima deles.
É por isso que agora até temos um partido politico que representa os mais desfavorecidos mentais, o Chega!
I.A , Novas Tecnologias , Fast-foods , Telelés topo de gama só para Gamings , o “Todo Virtual” , un excelente motor para a Burrice !
Visão oportuna, a sua.