Português raptado em Maputo por cinco homens armados

Andrew Moir / Flickr

Maputo, Moçambique (foto: Andrew Moir / Flickr)

Maputo, Moçambique (foto: Andrew Moir / Flickr)

Um português foi sequestrado no sábado em Maputo por cinco homens armados, interrompendo uma aparente acalmia que se vinha registando neste tipo de crimes na capital moçambicana, disse hoje à Lusa o porta-voz da polícia em Maputo.Uma fonte da comunidade confirmou à Lusa a nacionalidade do sequestrado.

Segundo o porta-voz da polícia em Maputo, Orlando Modumane, o homem continua em cativeiro para onde foi levado por “indivíduos não identificados”, que seguiam num veículo sem matrícula.

“Infelizmente, quando a polícia dá resposta à criminalidade, os criminosos procuram formas de ludibriar a polícia. Tivemos uma aparente acalmia nos últimos dias, que parece ter sido quebrada pelo que se passou no sábado”, disse Orlando Modumane.

O diário O País de Maputo adianta que a vítima foi retirada do seu carro pelos raptores, que a introduziram no veículo em que seguiam e se puseram em fuga.

As principais cidades moçambicanas, sobretudo Maputo, têm sido assoladas nos últimos dois anos por uma onda de raptos, que começaram por atingir empresários e seus familiares, passando a afectar também pessoas de famílias com uma aparente situação financeira folgada.

Várias pessoas foram condenadas a penas de prisão pelo seu suposto envolvimento em sequestros.

Este é o quarto caso confirmado de cidadãos portugueses raptados na capital moçambicana, tendo os restantes sido libertados.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Centros de instalação do SEF lotados. Migrantes colocados em cadeias e quartéis

Os centros que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem para instalar os migrantes que aguardam execução das decisões de expulsão estão lotados. O Diário de Notícias adianta esta sexta-feira que os quatro espaços que …

Estrutura do Montepio é "insustentável a prazo". Reestruturação avança em Outubro

O Banco Montepio vai avançar com uma reestruturação em Outubro. Para já, ainda não se sabe quantos funcionários deverão deixar a instituição, mas é certo que a actual estrutura é "insustentável a prazo". Nas reuniões do …

Enquanto estava em coma, bens de Navalny foram congelados pela justiça russa

Oficiais de justiça russos congelaram as contas e uma parte do apartamento do opositor ao governo Alexei Navalny quando este permanecia em coma após um presumível envenenamento no final de agosto, indicou esta quinta-feira a …

Mais cinco mortes e 899 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta sexta-feira, mais cinco mortes e 899 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quinta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

Governo de Bolsonaro bate recorde de aprovação durante a pandemia

A aprovação do Governo brasileiro, presidido por Jair Bolsonaro, subiu para 40%, a maior percentagem desde o início do seu mandato, iniciado em janeiro de 2019, segundo uma sondagem do Instituto Ibope divulgada na quinta-feira. A …

Número de casos baixa nos EUA. Na Bélgica, deixa de ser obrigatório usar máscara na rua

A pandemia tem assolado toda a população mundial, mas há países que têm sofrido mais com o aumento de número de infetados e com mortes. Apesar de serem um dos países mais afetados, os EUA …

Seis enfermeiros infetados e cirurgias canceladas no hospital de Beja

O hospital de Beja detetou esta quinta-feira seis enfermeiros do bloco operatório infetados com Covid-19 e cancelou algumas cirurgias programadas por questões de segurança, disse à agência Lusa a presidente da Unidade Local de Saúde …

Reformas na função pública subiram para 43% (e um quinto são professores)

Mais de 6.500 trabalhadores das administrações públicas aposentaram-se na primeira metade deste ano, o que representa um crescimento de 43% face ao mesmo período de 2019. A maioria das saídas deriva de áreas como a …

“Arma de diagnóstico”. Teste que distingue covid-19 de outras infeções respiratórias chega a Portugal

A Unilabs vai disponibilizar um teste que permite “diferenciar o novo coronavírus de outros tipos de infeções respiratórias sazonais”, auxiliando os clínicos a realizarem diagnósticos mais precisos. “A ideia era tentarmos ter uma ferramenta de diagnóstico …

Jovem de 23 anos morre baleada em ação da PSP. Polícias vão alegar legítima defesa

Uma jovem de 23 anos morreu, na madrugada de quinta-feira, na sequência de ferimentos causados por uma arma de fogo, após uma intervenção policial em São João da Madeira. A mulher, de 23 anos, morreu na …