Um português está entre as vítimas mortais de um acidente numa obra de construção civil na cidade suíça de Lausana. Outro português está em estado grave após um desmoronamento que fez lembrar as “imagens do World Trade Center” a cair.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) já confirmou a vítima mortal portuguesa e os ferimentos graves em outro cidadão luso na queda de andaimes de uma obra em Prilly, na cidade de Lausana, no cantão de Vaud.
O acidente aconteceu num edifício de 19 andares, com 60 metros de altura. Alguns jornais suíços indicam que poderá ter sido motivado pela queda de um monta-cargas que terá arrastado os andaimes.
A maioria dos trabalhadores que estavam no local são portugueses e albaneses.
Para já, estão confirmadas três mortes, incluindo a do cidadão português, e oito feridos, dos quais quatro são graves.
“Pensei nas imagens do World Trade Center”
O acidente deixou a Suíça em choque, país que não está habituado a este tipo de tragédias. E quem assistiu ao desmoronamento continua abalado com o que viu.
É isso mesmo que conta uma jovem mulher ao jornal online suíço 24heures, salientando que se deslocava para a sua viatura quando se deu o acidente.
A jovem diz que passou mesmo em frente à fachada do prédio onde estava o andaime que desmoronou e que chegou a saudar dois trabalhadores que estavam no local da obra.
“Um deles dirigiu-me um grande sorriso”, sublinha ainda, notando que continuou o seu caminho e que, depois, ouviu “um clique, como se fosse cascalho a cair”. A seguir “houve um barulho grande” e “estava tudo a desabar atrás de mim”, conta ainda.
A mulher correu sem olhar para trás e recorda-se da nuvem de pó que se levantou na rua. “Nesse momento, pensei nas imagens do World Trade Center“, confessa.
Quanto aos dois trabalhadores, a jovem acredita que “estejam debaixo dos escombros”.
Outro jovem homem que assistiu ao desmoronamento diz ao mesmo jornal suíço que viu “o andaime soltar-se, mesmo no topo da estrutura”. “Durou cerca de dez segundos, depois os andares superiores caíram uns sobre os outros como um castelo de cartas“, conta ainda.
“Havia um homem no penúltimo andar. Vi-o cair no vazio. Entrou em queda livre“, relata também.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram os escombros do acidente. Foram filmadas por um português que só consegue soltar palavrões perante a tragédia enquanto ouvimos os gritos de pessoas como barulho de fundo.
Prilly Malley accident #lausanne pic.twitter.com/4HzgmT0X2H
— hasan ucar (@HasanUcar72) July 12, 2024
Je suis encore sous le choc 💔😭
Un grave accident s’est produit sur le chantier de Malley Lumières à Prilly (VD). L’échafaudage s’est détaché de la façade. Des personnes se trouvent sous les décombres.
🙏🏻 pour les ouvriers 💔💔💔 pic.twitter.com/azqA8uz9IK
— MAC (@HoshiAngels) July 12, 2024
Nesta altura, continuam a decorrer os trabalhos de remoção dos escombros e não se exclui a possibilidade de encontrar mais vítimas mortais.
Fonte do MNE revela à Lusa que a Embaixada em Berna, permanece atenta e a acompanhar de perto o evoluir da situação em estreita coordenação com as autoridades suíças e com o Consulado Geral em Genebra.
O Ministério Público de Vaud já abriu um inquérito criminal para determinar as circunstâncias e as causas do acidente.
ZAP // Lusa