Portugal vs Suíça | Ronaldo “derrete” queijo suíço

Fernando Veludo / EPA

Portugal está na final da edição inaugural da Liga das Nações. Numa meia-final muito difícil ante uma Suíça que dominou territorialmente e criou muito perigo, a formação das “quinas” venceu por 3-1, graças à inspiração do regressado Cristiano Ronaldo.

O atacante da Juventus fez um “hat-trick” e deixou sem argumentos uma turma helvética que jogou bem, mas à qual faltou um craque da dimensão de CR7.

O Jogo explicado em Números

  • Início de jogo bem animado no Dragão, com a Suíça a pegar no jogo cedo e a criar diversos lances de perigo. Aos 66% de posse de bola no primeiro quarto-de-hora, os helvéticos acrescentaram ainda quatro remates, mas apenas um enquadrado, em lances de alguma emoção. Cristiano Ronaldo foi o dono do único disparo luso nesta fase, em boa posição, mas sem a melhor direção.
  • Contudo, o regressado Ronaldo tinha planos diferentes para o jogo. Aos 25 minutos, na cobrança de um livre directo, o capitão luso abriu o activo, com um remate forte que deixou Yann Sommer pregado ao relvado. Ao terceiro disparo, primeiro enquadrado, Portugal chegava à vantagem.
  • A Suíça continuava a ser a equipa mais perigosa em campo. Chegada a meia-hora, os helvéticos continuavam a ter mais bola (58%) e remates, nada menos que sete (contra três de Portugal), dois deles enquadrados. Haris Seferovic era mesmo o mais rematador, com três disparos e com uma ocasião flagrante desperdiçada. Kevin Mbabu, com três passes para finalização, era dos mais esclarecidos em campo.
  • Esse perigo quase deu golo perto do intervalo, com Mbabu a servir Seferovic e o avançado do Benfica a rematar de primeira, com a bola a embater na barra da baliza de Rui Patrício.
  • Resultado melhor que a exibição na primeira parte. Portugal foi para o descanso em vantagem, golo de Cristiano Ronaldo de livre directo, mas a Suíça dominou e foi mais perigosa, com mais posse de bola e remates. Contudo, a eficácia estava do lado luso. O melhor em campo ao intervalo era CR7. O capitão de Portugal registava um GoalPoint Rating de 7.2, com um golo em dois remates, uma ocasião flagrante criada, 88% de eficácia de passe e dois dribles completos em duas tentativas.
  • A Suíça empatou logo no arranque do segundo tempo. Aos 52 minutos, o árbitro assinalou penálti para Portugal, mas após recurso ao VAR, decidiu-se por apontar para a área contrária, num lance imediatamente anterior, por falta de Nélson Semedo sobre Steven Zuber. Na conversão, Ricardo Rodríguez não desperdiçou o castigo máximo, ao 11º remate da equipa suíça, terceiro enquadrado.
  • O pendor do jogo estava perigosamente parecido com o da primeira parte, só que desta feita os suíços marcaram e continuavam por cima da partida. Chegada a hora de jogo tinham ainda 56% de posse e não deixavam Portugal criar verdadeiro perigo.
  • Portugal com muitas dificuldades para criar perigo junto da baliza contrária. À passagem da hora de jogo, a formação das “quinas” registava apenas uma acção com bola na grande área contrária desde o intervalo, e por Rúben Dias. O esférico não chegava aos avançados e a preocupação tomava conta do Dragão.
  • Mas quem tem Ronaldo está sempre à beira de marcar e o avançado bisou aos 88 minutos. Bernardo Silva recolheu uma bola longa do lado direito, cruzou rasteiro para Ronaldo e este, de primeira, rematou imparável para o 2-1. No lance seguinte alcançou o “hat-trick”, num rápido contra-ataque em que tirou um adversário da frente antes de rematar forte.
  • Nos primeiros dois remates enquadrados na segunda parte (quinto e sexto disparos), Portugal decidia o jogo e deitava por terra todo o excelente trabalho helvético em toda a partida. E Portugal está na final de domingo.

O Homem do Jogo

Esta foi fácil. Cristiano Ronaldo não participou na fase de grupos da Liga das Nações, mas na estreia na competição, nas meias-finais, não foi de “modas” e fez um “hat-trick” à Suíça, no Estádio do Dragão, resolvendo assim um jogo que estava muito difícil para a formação lusa.

CR7 terminou a partida com um espectacular GoalPoint Rating de 9.3, fruto, acima de tudo, dos três golos que marcou nos cinco remates que fez, três deles enquadrados. O capitão da Selecção criou ainda uma ocasião flagrante de golo, completou 29 de 32 passes e teve sucesso nas três tentativas de drible. Um regresso em grande.

Jogadores em foco

  • Bernardo Silva 7.0 – Excelente exibição do jogador do Manchester City. Muito móvel e dono de uma técnica individual acima da média, Bernardo não rematou, mas fez uma assistência em quatro passes para finalização, completou metade das oito tentativas de drible e ainda somou cinco desarmes. Esteve em todo o lado.
  • Bruno Fernandes 6.0 – O jogador do Sporting mostrou-se com mais qualidade sempre que surgiu em zonas centrais, vindo do corredor direito. Ao todo, Bruno criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização e recuperou por 11 vezes a posse de bola.
  • Ricardo Rodríguez 6.7 – O defesa, habitual lateral, mas que desta feita surgiu do lado esquerdo de um sistema de três centrais, foi o melhor dos suíços. Para além do golo que marcou, de penálti, completou 62 dos 67 passes que fez (seis de dez longos) e registou quatro desarmes.
  • João Félix 3.6 – Os olhos estavam também sobre o jovem benfiquista, em estreia pela selecção. Mas esta primeira internacionalização foi algo cinzenta, registando o rating mais baixo da noite. Félix desperdiçou uma ocasião flagrante de golo e pouco mais deu ao jogo.
  • Kevin Mbabu 5.8 – Habitualmente um lateral-direito, fez todo o corredor suíço, com alguns números bem interessantes. O jogador do Young Boys terminou com três passes para finalização e quatro cruzamentos eficazes em dez.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …