Portugal vs Hungria | “Bombas” de CR7 inspiram campeão

goalpoint-portugal-hungria-ql-mundial-2018-1068x522Os campeões da Europa venceram a Hungria por 3-0, graças a uma bela exibição de Cristiano Ronaldo, e continuam na luta com a Suíça.

A Selecção de Portugal fez o que lhe competia e venceu a Hungria por 3-0, numa noite de boas exibições, individuais e colectiva, com destaque para Cristiano Ronaldo, autor de dois golos.

O resultado mantém os campeões da Europa na luta pelo apuramento no Grupo B da Qualificação Europeia do Mundial de 2018 – a três pontos da líder Suíça, que também ganhou.

O Jogo explicado em Números

  • Primeiros minutos surpreendentes pela muita posse de bola da Hungria, que chegou aos 78% nos primeiros minutos, mas aos dez já Portugal havia equilibrado, com 50% para cada e dois remates, sendo o único enquadrado de Cédric Soares, de cabeça.
  • Portugal com muita intensidade nas transições, Ricardo Quaresma em destaque com as suas deambulações e, aos 20 minutos, Cristiano Ronaldo teve uma excelente oportunidade, mas o seu remate de cabeça saiu ao lado. Nesta fase Cédric era o luso mais activo, com um GoalPoint Rating de 5.5. Ronaldo era o menos vistoso, com 4.4, fruto dessa perdida mas… por pouco tempo.
  • À meia-hora o jogo já reflectia o domínio português, com 52% de posse, cinco remates contra dois dos húngaros, 1-0 em disparos enquadrados. Até que, aos 32 minutos, André Silva consumou a superioridade da turma das “quinas”, ao finalizar tranquilamente ao segundo poste, após cruzamento de Raphäel Guerreiro da esquerda. Foi o quinto de André Silva nesta qualificação.
  • Aos 36 minutos, CR7 afinou finalmente a pontaria. Passe extraordinário, longo, de Cédric para André Silva, este deu um toque de calcanhar, de primeira, para trás e Ronaldo, após ajeitar a bola, rematou para o 2-0. Foi o sétimo remate de Portugal, o terceiro enquadrado, e o quinto disparo do craque do Real Madrid no jogo (primeiro enquadrado).
  • Após um início tímido, Portugal conseguiu, aos poucos, implementar a sua estratégia de recuperação rápida da bola, para apanhar a lenta defesa húngara em contra-pé. O 2-0 ao intervalo reflecte o domínio dos campeões europeus, que chegaram a esta fase com 61% de posse, nove remates, quatro deles enquadrados, contra os dois disparos dos visitantes (todos com má direcção).
  • Ronaldo, com um golo, seis remates, dois enquadrados, dois dribles eficazes em duas tentativas era o melhor em campo no descanso, com um GoalPoint Ratings de 6.8, o mesmo de André Silva (um golo, uma assistência), mas com uma vantagem de algumas centésimas.
  • Mais uma vez a Hungria a entrar com vontade de mandar, tendo chegado aos 63% de posse nos primeiros dez minutos do segundo tempo. Porém, Portugal registava o único remate desta fase, para além de um total de 13 cruzamentos contra nove, mas também 11 faltas para apenas quatro dos magiares.
  • Ronaldo fez, através de um livre directo muito colocado, o 3-0 para Portugal, aos 65 minutos, o seu segundo golo na partida e 70º por Portugal. Era mesmo dia do capitão luso.
  • Por volta dos 70 minutos o jogo estava praticamente decidido, não só pelos 3-0, mas pelo controlo absoluto dos acontecimentos por parte de Portugal, apesar de ter menos bola (46%). Mas a verdade é que, na etapa complementar, os húngaros apenas somavam um remate até esta altura, contra três de Portugal.
  • Destaque para os 95% de passes certos e 69 toques na bola de William Carvalho, mas também para uma assistência e dois passes para ocasião de Raphäel Guerreiro, que havia tido sucesso em duas de três tentativas de drible.

O Homem do Jogo

Cristiano Ronaldo voltou às grandes exibições por Portugal. A motivação com que entrou para este jogo vê-se pelos oito remates que realizou (três enquadrados), demonstrativos da vontade de marcar e de ajudar Portugal a vencer. Perdeu uma ocasião flagrante, é certo, mas os dois golos que marcou foram suficientes para destacar-se como melhor da noite, com um GoalPoint Rating de 8.4.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/845744104969568258

Jogadores em foco

  • Pepe 6.9 – A Hungria não causou grandes problemas, mais quando atacou, Pepe esteve sempre muito certo. Somou 11 recuperações de bola e registou ainda dez acções defensivas, com cinco desarmes, duas intercepções e três alívios.
  • Raphäel Guerreiro 6.8 – Parece que não sabe jogar mal. Forte a defender, com dez recuperações de bola, três intercepções e um desarme, foi também um desequilibrador na frente, tendo registado uma assistência, dois passes para ocasião, e tocou 97 vezes na bola, o máximo deste jogo.
  • André Silva 6.8 – Esteve em grande plano. Marcou o primeiro golo e deu um sublime toque de calcanhar para o segundo da partida, de Ronaldo. Não esteve muito mais em jogo, mas quando esteve, fez praticamente tudo bem.
  • Cédric Soares 6.7 – O passe longo para André Silva, que antecedeu o segundo logo, foi o ponto alto do jogo de Cédric. O lateral-direito esteve em bom plano, com um remate, 78 toques na bola, oito duelos ganhos em 13 duelos ganhos e ainda cinco desarmes.

Resumo

goalpoint-portugal-hungria-ql-mundial-2018-ratings

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …