Portugal a um ponto de atingir 85% da vacinação completa. Norte, Centro e Alentejo já o atingiram

Maior avanço na taxa de vacinados aconteceu no grupo etário dos jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. Norte é a região com maior número de população com o esquema vacinal completo.

Portugal estava, esta terça-feira, a um ponto percentual de atingir a meta de 85% da população vacinada, segundo os dados divulgados pela Direção Geral de Saúde. Isto significa que mais de 8,6 milhões de pessoas, em território nacional, já estão totalmente inoculadas contra a SARS-CoV-2. De acordo com o relatório de vacinação, 84% da população portuguesa já cumpriu a totalidade do esquema vacinal, ao passo que 86% têm pelo menos uma dose da vacina.

A notícia já tinha sido avançada, em primeira mão, pelo vice-almirante Gouveia e Meio, quando anunciou que a task force criada para implementar e coordenar o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal seria extinta, uma vez que a “missão está terminada“. O responsável adiantou ainda que, da população elegível para ser vacinada, só faltam inocular mais 345 mil pessoas.

No que respeita a faixas etárias, a maior subida na percentagem de vacinados aconteceu, como seria de esperar, no grupo de jovens com idades entre os 12 e os 17 anos, agora com 79% da população completamente vacinada, cerca de 491 mil indivíduos, e 87% (544 mil) da população com pelo menos uma dose. Entre os mais velhos, 100% dos idosos com mais de 65 anos estão totalmente inoculados. Já na casa dos 50 aos 64 anos, 98% dos indivíduos completou a vacinação e 99% recebeu pelo menos uma dose.

Já na cobertura por regiões, o Norte lidera no conjunto de população completamente vacinada (86%), seguindo-se o Centro (85%), o Alentejo (85%), Lisboa e Vale do Tejo (82%), Madeira (81%) e os Açores (81%). O Algarve é a região mais atrasada e a única abaixo dos 80%: 77%.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.