UEFA: Portugal ultrapassou a França (mas franceses valem o triplo dos portugueses)

Benfica vs FC Porto, Estádio da Luz, 6 de maio de 2020

Análise aos valores de mercado dos clubes. Exemplo: Vitória de Guimarães é o quinto mais valioso cá mas, na Ligue 1, seria o 18.º.

Portugal está, para já, no quinto lugar do coeficiente oficial da UEFA, no que diz respeito aos resultados dos clubes nas competições europeias de futebol. Foi o empate do Benfica contra o PSV Eindhoven, esta terça-feira, a confirmar a ultrapassagem à França.

As contas desta semana ainda são provisórias porque Mónaco, Rennes, Paços de Ferreira e Santa Clara ainda vão jogar – e a vantagem lusa nem chega a um ponto.

Quem terminar esta época no quinto lugar, terá direito a três equipas na fase de grupos da Liga dos Campeões em 2023/24.

Valores dos clubes

Os resultados dos clubes portugueses superam os dos clubes franceses. Mas os valores de mercado dos clubes franceses são claramente superiores aos dos clubes portugueses.

O ZAP espreitou o portal Transfermarkt e verificou que o Benfica é o clube português que tem o maior valor de mercado total: 314 milhões de euros. Segue-se o FC Porto, com 280.5 milhões de euros. Só depois aparece o campeão Sporting, com um valor de mercado de 226.9 milhões de euros. Sporting de Braga (121.35 milhões) e Vitória de Guimarães (53 milhões) fecham o top-5.

Em França o líder é o Paris Saint-Germain, com… 993.95 milhões de euros – o PSG é o segundo clube mais valioso do mundo, superado apenas pelo Manchester City. O Mónaco é o segundo classificado na Ligue 1, apresentando um valor de mercado de 375.85 milhões de euros, enquanto o Lyon é terceiro (352.15 milhões). Na lista dos cinco emblemas mais valiosos aparecem ainda o campeão Lille, com 271.1 milhões de euros, e o Marselha (252.9 milhões).

Ou seja, o Benfica, líder em Portugal, só seria o quarto clube mais valioso em França, tal como o FC Porto. O Sporting, terceiro cá, ficaria na sétima posição na Ligue 1.

Descendo mais um pouco, e porque é evidente a diferença de valor entre os “grandes” e o Sporting de Braga para os outros clubes portugueses, verifica-se que o Vitória de Guimarães, por exemplo, desceria do quinto para o… 18.º lugar. Quase no último posto em França. Abaixo do Vitória só ficariam Lorient (51.25 milhões de euros), Troyes (41.35) e Clermont (26.90) – Troyes e Clermont estavam na segunda divisão, na época passada.

Ainda mais abaixo: o Arouca, de acordo com a mesma fonte, é o clube menos valioso em Portugal e vale 8.13 milhões de euros. O Clermont, último classificado nesta lista em França, vale mais do triplo.

A diferença no valor total das equipas (embora sejam 18 em Portugal e 20 em França) também é evidente: 1.23 mil milhões de euros na Liga portuguesa e 3.70 mil milhões de euros na Liga francesa. Novamente o triplo do valor.

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …