Análise aos valores de mercado dos clubes. Exemplo: Vitória de Guimarães é o quinto mais valioso cá mas, na Ligue 1, seria o 18.º.
Portugal está, para já, no quinto lugar do coeficiente oficial da UEFA, no que diz respeito aos resultados dos clubes nas competições europeias de futebol. Foi o empate do Benfica contra o PSV Eindhoven, esta terça-feira, a confirmar a ultrapassagem à França.
As contas desta semana ainda são provisórias porque Mónaco, Rennes, Paços de Ferreira e Santa Clara ainda vão jogar – e a vantagem lusa nem chega a um ponto.
Quem terminar esta época no quinto lugar, terá direito a três equipas na fase de grupos da Liga dos Campeões em 2023/24.
Valores dos clubes
Os resultados dos clubes portugueses superam os dos clubes franceses. Mas os valores de mercado dos clubes franceses são claramente superiores aos dos clubes portugueses.
O ZAP espreitou o portal Transfermarkt e verificou que o Benfica é o clube português que tem o maior valor de mercado total: 314 milhões de euros. Segue-se o FC Porto, com 280.5 milhões de euros. Só depois aparece o campeão Sporting, com um valor de mercado de 226.9 milhões de euros. Sporting de Braga (121.35 milhões) e Vitória de Guimarães (53 milhões) fecham o top-5.
Em França o líder é o Paris Saint-Germain, com… 993.95 milhões de euros – o PSG é o segundo clube mais valioso do mundo, superado apenas pelo Manchester City. O Mónaco é o segundo classificado na Ligue 1, apresentando um valor de mercado de 375.85 milhões de euros, enquanto o Lyon é terceiro (352.15 milhões). Na lista dos cinco emblemas mais valiosos aparecem ainda o campeão Lille, com 271.1 milhões de euros, e o Marselha (252.9 milhões).
Ou seja, o Benfica, líder em Portugal, só seria o quarto clube mais valioso em França, tal como o FC Porto. O Sporting, terceiro cá, ficaria na sétima posição na Ligue 1.
Descendo mais um pouco, e porque é evidente a diferença de valor entre os “grandes” e o Sporting de Braga para os outros clubes portugueses, verifica-se que o Vitória de Guimarães, por exemplo, desceria do quinto para o… 18.º lugar. Quase no último posto em França. Abaixo do Vitória só ficariam Lorient (51.25 milhões de euros), Troyes (41.35) e Clermont (26.90) – Troyes e Clermont estavam na segunda divisão, na época passada.
Ainda mais abaixo: o Arouca, de acordo com a mesma fonte, é o clube menos valioso em Portugal e vale 8.13 milhões de euros. O Clermont, último classificado nesta lista em França, vale mais do triplo.
A diferença no valor total das equipas (embora sejam 18 em Portugal e 20 em França) também é evidente: 1.23 mil milhões de euros na Liga portuguesa e 3.70 mil milhões de euros na Liga francesa. Novamente o triplo do valor.