Futebol: Portugal superou o trauma chamado Alemanha (para já)

2

Philipp Guelland / EPA

Hummels vs Ronaldo, Portugal vs Alemanha

Depois de tantas derrotas, uma vitória essencial num Europeu. Pouco antes da Liga das Nações. Mas agora segue-se outro problema, na quinta-feira.

Portugal conseguiu a qualificação para as meias-finais do Europeu sub-17 de futebol. O apuramento foi confirmado no domingo passado, no jogo com a Alemanha (vitória por 2-1), o último do Grupo A.

Nesse duelo, os jovens portugueses só precisavam de um empate mas até começaram por perder; Isbruch marcou aos 71 minutos mas, quatro minutos depois, Tomás Soares empatou e depois Banjaqui completou a reviravolta, perto do apito final.

Está assim superado, pelo menos por agora, um “trauma” para Portugal no futebol. Um trauma chamado Alemanha.

Há dois anos, reunimos uma colecção de resultados de jogos entre Portugal e Alemanha, sempre no futebol, e quase sempre com vitória alemã.

Portugal só venceu duas vezes a Alemanha em jogos oficiais, até hoje. Isto entre as selecções principais.

Entre os mais novos, no Europeu sub-21 de 2021, Portugal chegou à final e acreditava que, à terceira tentativa, ficaria com o troféu; mas a Alemanha era a outra finalista. E a Alemanha ganhou.

No Europeu sub-17 de 2023, Portugal foi goleado por esclarecedores 4-0 frente à Alemanha.

E, mais do que os resultados, fica a sensação de que Portugal “paralisa” quando tem a Alemanha pela frente. As exibições não são convincentes.

Desta vez, Portugal venceu (e eliminou) a Alemanha. Algo raro. A selecção lusa ficou com 7 pontos, os mesmos da França, mas no segundo lugar do grupo.

O adversário nas meias-finais vai ser a Itália, na quinta-feira (19h30). Foi a Itália que “tirou” o título a Portugal há um ano, precisamente no Europeu sub-17, quando venceu os portugueses na final por 3-0. E foi a Itália que, há dois anos, derrotou Portugal na final do Europeu sub-19 por 1-0.

Voltando à Alemanha e às selecções principais: na próxima semana, há meia-final da Liga das Nações. Um jogo entre Portugal e Alemanha.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. Portugal se deixar de lado os complexos de inferioridade e deixar de tremer pode derrotar a Alemanha, é uma questão de mentalidade vencedora, fazer o que é necessário, estudar bem o adversário explorar as suas fraquezas, empenho e concentração que tanto faltaram a Portugal nos últimos confrontos com os alemães, para tal acontecer é preciso uma equipa rápida, dinâmica, solidária, CR7 não deve iniciar , não tem já condições para isso nesta fase da carreira, os últimos dois jogos em 2014 e 2021 foram embaraçosos, é tempo de acabar de vez com o bicho papão e jogar para GANHAR!

  2. Na próxima quarta-feira, na Liga das Nações, Portugal vai medir forças com a Alemanha. A Portugal ainda tem os complexos de inferioridade e ainda tem falta de mentalidade vencedora para derrotar a Alemanha. Portugal é uma questão de concentração , frieza e mentalidade vencedora . Portugal nos últimos confrontos com os alemães revelou fraqueza e desistência. Portugal deve apresentar um Futebol Direto e Vertical com pontapés/remates fortes fora da grande área. Portugal tem que procurar chutar inúmeras vezes sem medo à baliza dos alemães. Portugal precisa de marcar “Golo a Carlos Manuel “ que foi um remate fora de área. Portugal deve evitar um Futebol “mastigado”, lateralizado, sem consequência e sem qualquer perigo para a baliza dos alemães. Portugal precisa de um Futebol com intensidade e com frieza orientado para a Baliza da Alemanha. No Futebol, como é que se marcam Golos na Baliza Adversária? RESPOSTA: É chutar, rematar e dar pontapés à Baliza do adversário o maior número de vezes. A Bola tem que chegar à Baliza do Adversário. Não é apenas e só a fazer cruzamentos com a Bola para a área que se marcam Golos. É fundamental chutar ou rematar com Força à Baliza do adversário fora da grade área.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.