Portugal-Suíça: tentar algo raro num Mundial. E podemos ter uma estreia neste século

EPA/Rolex dela Pena

Celebração do golo de Portugal no Portugal x Gana

É preciso forçar a memória para nos lembrarmos de ver Portugal nos quartos-de-final de um Mundial de futebol. Cristiano Ronaldo vai para o banco?

Portugal vai tentar chegar aos quartos-de-final do Mundial 2022, mais logo (19 horas), quando defrontar a Suíça.

É um adversário frequente para a selecção portuguesa. Portugal e Suíça já se encontraram 25 vezes.

Ainda recentemente Portugal e Suíça jogaram três vezes na Liga das Nações (duas edições). Portugal ganhou nas duas primeiras partidas, Suíça venceu a mais recente, já em Junho deste ano.

Parece que jogámos contra eles 20 vezes no último ano”, disse o médio suíço

Ao todo, os suíços têm uma vantagem ligeira: 11 vitórias, nove triunfos portugueses e cinco empates. Curiosamente com 34 golos marcados para cada selecção.

O seleccionador da Suíça, Murat Yakin, avisou: “Sabemos que será um jogo contra uma equipa que está bem alinhada. As estatísticas não são importantes, nem o passado, mas nós já conseguimos provar que podemos vencê-los. Queremos progredir no torneio”.

O seleccionador de Portugal, Fernando Santos, lembrou que estes futebolistas da Suíça jogam juntos há muito tempo, acrescentando: “É uma equipa de confrontos duros, de grande competitividade, sabe o que quer do jogo. Estando a perder por 1-2 com a Sérvia nunca perdeu o norte, encarou sempre com o mesmo foco. Espero uma Suíça assim, nada defensiva”.

Registo em Mundiais e Cristiano

A Suíça nunca chegou aos quartos-de-final de um Mundial de futebol, desde que há oitavos-de-final.

Mas Portugal não está muito melhor: só chegou uma vez, em 2006. Em 1966 também esteve nos quartos-de-final mas, na altura, não havia oitavos-de-final, apurou-se na fase de grupos.

Ou seja, ao todo, a selecção portuguesa só esteve duas vezes nos quartos-de-final de um Mundial. Em ambos chegou às meias-finais, tendo perdido nessa fase.

E nunca chegou aos quartos-de-final sob o comando de um treinador português: os brasileiros Otto Glória e Scolari eram os seleccionadores nacionais, respectivamente em 1966 e 2006. Fernando Santos vai tentar (novamente) quebrar esse jejum.

A questão principal sobre o 11 titular é Cristiano Ronaldo. Depois de o seleccionador ter admitido que não gostou da atitude do jogador quando foi substituído contra a Coreia do Sul, ficou a dúvida.

A imprensa lusa, no geral, coloca o capitão entre os titulares. Mas, pela primeira vez, há uma incerteza nítida sobre esse assunto.

No século XXI, em todos os (cinco) jogos que Portugal disputou em fases a eliminar num Mundial, Cristiano Ronaldo foi sempre titular. Caso logo comece o jogo no banco de suplentes, esse registo será inédito.

Com ou sem o madeirense, o polvo Paulo Jr., habitante do Sea Life Porto, sabe quem vai ganhar: Portugal.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.