Inédito: Portugal começou um jogo sem jogadores da liga portuguesa

Etienne Laurent / EPA

Pepe e Rui Patrício

O campeonato português não teve qualquer representante no 11 inicial contra a França. Nunca tinha acontecido num jogo oficial da seleção nacional portuguesa.

Rui Patrício, do Wolverhampton; João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva, todos do Manchester City; José Fonte (Lille); Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund); Danilo (PSG); William (Bétis); Bruno Fernandes (Manchester United); João Félix (Atlético de Madrid); Cristiano Ronaldo (Juventus).

Foram estes os 11 futebolistas escolhidos por Fernando Santos para iniciar a receção à França, no jogo decisivo da Liga das Nações, que terminou com vitória francesa por 1-0. São 11 jogadores portugueses…e nenhum joga por um clube português. Nunca tinha acontecido.

Uma seleção portuguesa totalmente “estrangeira” – nunca se tinha verificado num jogo oficial da equipa das quinas. Analisámos os calendários de todos os Mundiais e Europeus (qualificação e fases finais), a Taça das Confederações 2017, as duas edições da Liga das Nações… Nunca tinha acontecido.

Pelo menos o guarda-redes jogava em Portugal (exceção para Ricardo, quando saiu do Sporting para o Betis, e para o atual Rui Patrício, desde que também deixou Alvalade); ou, na recente Liga das Nações, pelo menos Rúben Dias representava sempre o campeonato português. Agora Rui Patrício e Rúben Dias estão em Inglaterra.

Não é propriamente uma novidade olhar para a sele̵ção portuguesa e verificar que a grande maioria representa clubes estrangeiros. Nos jogos deste ano, 2020, ainda ia havendo a dupla de centrais “certinha”, com Pepe e Rúben Dias, e ainda Danilo, a colocarem FC Porto e Benfica na equipa. Rúben Dias e Danilo saíram de Portugal, Pepe estava lesionado… Zero resistentes.

Os resistentes nas fases finais

E este cenário não é recente. Se olharmos só para as fases finais das grandes competições, recuamos até 2006 e vemos que, no Mundial desse ano, Ricardo, na altura guarda-redes do Sporting, era o único titular habitual do campeonato português na seleção comandada por Scolari.

De 2006 para trás é fácil encontrar futebolistas do campeonato português em qualquer jogo de uma grande competição. Até porque, no mínimo, metade dos convocados para cada Europeu ou Mundial jogava em Portugal (ou mesmo a totalidade jogava num clube luso, se recuarmos ainda mais até ao Mundial 1966 e 1986 e até ao Europeu 1984).

De 2006 para a frente as coisas mudaram. No Europeu 2008 os resistentes no onze inicial habitual eram Bosingwa, Petit, João Moutinho e Nuno Gomes. Quatro jogadores da liga portuguesa – o número mais alto durante mais de uma década.

No Mundial 2010 jogavam Eduardo, Fábio Coentrão e Raúl Meireles. No Europeu 2012 eram Rui Patrício, João Pereira e João Moutinho.

No Mundial 2014 aconteceu algo curioso: no primeiro jogo, frente à Alemanha, só jogou Rui Patrício do campeonato português; no segundo encontro, com os Estados Unidos da América, Rui Patrício foi para o banco mas entrou André Almeida; no terceiro e último compromisso, nem Rui Patrício, nem André Almeida foram titulares – mas William Carvalho, Rúben Amorim e Éder foram.

Até que no famoso Europeu 2016, o Sporting comandou a baliza e o meio-campo, com a presença no onze inicial de Rui Patrício, William, Adrien e João Mário. Renato Sanches também foi titular, na final, por exemplo.

No último grande torneio, o Mundial 2018, Rui Patrício e William Carvalho foram titulares – sim, ambos já estavam de saída do Sporting depois do episódio em Alcochete, mas ainda tinham contrato com o clube de Alvalade nas datas dos jogos na Rússia.

Até que o dia 14 de novembro de 2020 fica para a história da seleção portuguesa, nesta particularidade: os 11 titulares estão em clubes estrangeiros.

E essa totalidade de jogadores de ligas estrangeiras quase durou o jogo todo contra a França, no Estádio da Luz. Só a cinco minutos do final, quando entraram Sérgio Oliveira (FC Porto) e Paulinho (Sporting de Braga) é que passou a haver emblemas portugueses representados na seleção nacional portuguesa. Porque os outros suplentes utilizados foram: Diogo Jota (Liverpool), João Moutinho (Wolverhampton) e Trincão (Barcelona).

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …